Crash Team Racing – Detonado
Throphy Race:
World Map – 1º Mundo (N. SANITY BEACH):
Entre na luz azul que ilumina três objetos, para ser transportado para dentro do estágio.
Crash Cove:
Use o “turbo” com frequência e tente conseguir os três arranques em seguida. Não deixe de passar sobre os dois aceleradores que estão no chão, um pouco antes da linha de partida. Faça as curvas bem fechadinhas. Procure ter sempre dez frutas para pegar os melhores itens no sorteio, caso você esteja abaixo desse número, não esqueça de estourar as caixas de madeira listradas. Evite passar na parte com água. Outra boa ideia é ficar no “bolo”, ou seja, não tente se distanciar demais dos outros concorrentes, porque eles começam a apelar de toda a forma.
Mistery Cave:
No “world map”, siga em frente após “Crash Cove”. Não entre no estágio que aparece à esquerda, continue adiante até o próximo que esteja aberto (guie-se pelo mapa).
Não deixe de passar nos dois aceleradores que aparecem logo na saída. Evite fazer curvas “muito abertas”, tente sempre ir derrapando e fazendo a curva bem fechada. Na parte que tem a água, procure passar pela rampa que estiver levantando, e de preferência aperte “R1” sobre ela. Evite tocar nas laterais da pista para não perder velocidade. Quando os caminhos se dividirem em dois, vá pelo da direita, é pouca coisa mais longo, mas tem a caixa de itens.
Roo’s Tubes:
Essa fase fica logo à frente do estágio “Crash Cove”.
Não deixe de passar nos aceleradores. Se você tiver o item Múrdega use-o um pouco antes das rampas para ganhar bastante impulso. Evite o uso do item mencionado acima, em locais que já tenham aceleradores. Faça o possível para não perder o traçado da curva perto da linha de chegada. Nunca guarde um “item ruim”, desfaça-se dele logo, para poder tentar pegar outro melhor.
Sewer Speedway:
Fica à direita do mapa mostrado ao lado (perto do painel que usamos para salvar o jogo).
Logo no início os caminhos se dividem, prefira o da direita, que tem um acelerador. Esse circuito tem muitas partes ovais, dá para ir no turbo “direto”. Procure deixar uns itens nas divisões dos caminhos.
Reeper Roo Challenge:
É hora de enfrentarmos o primeiro chefe do jogo. A porta que leva a ele foi aberta à sua frente. É só entrar. Você entrará no estágio, em que haverá uma competição entre somente você e o chefe; como ele normalmente larga na frente, ou mesmo que não o faça, te ultrapassa logo em seguida, você terá que ir atrás dele, engolindo as “TNT” que ele solta. Não ande na “cola” dele (traseira) de jeito nenhum, vá sempre pelo canto oposto, mesmo que não seja o melhor para se fazer a curva. Ele não tem nenhuma arma que atira para frente, então, após ultrapassá-lo, é só dirigir velozmente e com cuidado para vencer. Ao vencê-lo, receba a primeira chave do jogo. Essa chave tem duas funções: a primeira é abrir uma passagem para outro “mundo”. A segunda é habilitar dois novos modos de corrida, o “Relic Race” e o “CTR Challenge”, em cada fase que você passou, e ainda uma extra, na qual somente existe a corrida pelo medalhão CTR.
World Map – 2º Mundo (THE LOST RUINS):
De posse da chave, tem uma porta no cenário que poderá ser aberta (tem uma fechadura desenhada nela), utilizando-a. Com isso atingiremos um novo mundo. Continuando, vá para a tela seguinte no mapa (as setas em cada ponta dele indicam os portões de comunicação com outras áreas (mundos). Confira no mapa as duas fases que estão abertas).
Coco Park:
Essa fase fica ao norte do mapa do segundo mundo.
Faça as curvas bem fechadas. Use o turbo em todas as telas. Procure calcular o momento correto de usar as três fases do turbo, de modo que ao terminar a terceira fase, você passe por cima do acelerador. Não se esqueça de deixar sempre alto o número de frutas coletadas. Evite sair nas laterais da pista, pois se perde velocidade. Tente não perder nenhum acelerador.
Tiger Temple:
Fica ao sul do mapa.
Procure chegar com velocidade máxima nas rampas, para saltar longe. Nos túneis, cuidado com as estátuas que soltam fogo, passe pelo lado oposto ao que elas estão e aí prepare armadilhas para os outros competidores.Tem uns aceleradores bem perto de uma grande rampa, outro um pouco antes desse e perto da entrada de um dos túneis.
Papu’s Pyramid:
Situa-se ao norte do mapa.
Evite passar na área escura, à frente das plantas carnívoras. Como a pista é muito ondulada e o uso do “Múrdega” faz com que o carrinho pegue muita velocidade, a chance de você se perder o traçado e cair fora da pista é muito grande. Nas rampas, use o pulo para ir mais longe.
Dingo Canyon:
Fica na parte central do mapa.
Logo no início, cuidado com os objetos atirados pelos fósseis, e que cruzam a pista. Um dos melhores locais para se montar armadilhas é no estreito corredor antes da parte alagada e depois da parte alagada, no túnel. Não se esqueça de passar sobre o acelerador dentro do túnel. Na bifurcação dos caminhos, cuidados com os objetos atirados pelo fóssil. Evite frear nas partes onde tem os fósseis. O ideal é calcular a rota que o objeto atirado por ele fará. Evite passar na área alagada.
Papu Papu Challenge:
Outro chefe. Ele joga aqueles vidros de poção verde que faz o carro rodar. Faça o possível para ultrapassá-lo o mais rápido possível. Faça também “de tudo”, para pegar o “Míssil x3”. Cada vez que ele te ultrapassar, fuzile-o. O Múrdega não é um bom negócio neste estágio, pois tem alguns locais que você poderá cair fora da pista. Derrotando-o a cena do podium se repete, com a entrega de mais uma chave.
World Map – 3º Mundo (GLACIER PARK):
Com as chaves que você ganhou dos chefes, você poderá abrir a porta que conduz ao terceiro mundo. Ela fica na lateral direita do mapa do 2º mundo (tem um “iglu” desenhado sobre a porta, e nesta há um desenho de duas fechaduras).
Blizzard Bluff:
Logo que atravessar o túnel que leva ao 3º mundo veja que esta fase está disponível.
Não deve fazer nenhum movimento brusco no direcional quando estiver sobre o gelo liso, ou o carro escorregará. Cuidado com as pedras que rolam de um lado para o outro. Não perca nenhum acelerador. Se possível, deixe uns itens para seus adversários bem em cima dos aceleradores. Cuidado para não sair da pista na parte do gelo liso.
Use a manha do turbo sempre que puder.
Dragon Mines:
Fica na direção sudeste do mapa do 3º mundo.
Cuidado com os vagões que cruzam a tela e podem achatar o personagem. Evite a parte com alagada, siga correndo pela beirada. Depois da subida, cuidado para não dar de cara nos pilares, ou então ser amassado pelo vagão de trem!
Há bons locais para se deixar itens espalhados, principalmente a ponte de madeira. Em cerca de 70% a 80% da pista é possível usar a manha do turbo.
Polar Pass:
Esse estágio está localizado a sudoeste do mapa do 3º mundo.
Há umas focas cruzando a pista. Já calcule de longe a posição em que elas estarão, quando você chegar no local.
Tem ainda uma barreira num lugar muito estratégico da pista. Tem como pulá-la, tem que usar a manha do turbo.
Na sequência de rampas, cuidado com a última delas. Melhor dar uma freada leve, para recuperar o traçado.
Tente ficar no “bolo” de competidores e só arrancar na volta final. Procure deixar itens na ponte de madeira antes da caverna, ou então bem em cima dos aceleradores.
Tiny Arena:
Localiza-se na parte leste do mapa.
Não perca nenhum acelerador. Salte as rampas para evitar o terreno com lama. Use e abuse da manha do turbo nas curvas abertas, e nos locais em que você sentir segurança. Muito cuidado com as armadilhas que os inimigos preparam. Tem várias caixas difíceis de pegar, devido às ondulações na pista. Mas, faça o possível para quebrá-las.
Komodo Joe’s Challenge:
Esse chefe é de lascar! Ele arremessa “NITRO” que explodem ao tocar no solo. Deixe-o ir um pouco mais à frente depois, no restante da pista, você o alcança. Eu prefiro acompanhá-lo a meia distância nas duas primeiras voltas, fazendo o possível para iniciar a volta final com o item “Míssil x3”. O Múrdega também é útil, mas prefira não usá-lo na ponte de madeira, você vai desperdiçá-lo. Use-o bem antes desse local, ou logo em seguida. A manha do turbo deverá ser usada sempre que possível. Derrotando-o vai receber a terceira chave.
World Map – 4º Mundo (CITADEL CITY):
Tendo em mãos as três chaves, poderemos abrir mais uma porta, que fica ao lado do telão onde podemos salvar o jogo. Tem o desenho de uma torre em cima do portão. Abrindo-a chegue ao 4º mundo.
N. Gin Labs:
Localiza-se na parte norte do mapa do 4º mundo. Para chegar lá, passe pela abertura à esquerda do telão que está no alto.
Não perca nenhum acelerador. Tem muitos locais onde o carro pode cair. Logo de cara, a primeira curva oferece muito perigo, não entre com muita velocidade. Os inimigos preparam muitas armadilhas indecentes. Há uma área, em que tem uns latões cruzando a tela. Se você estiver no “tempo certo”, aproveite para passar no primeiro acelerador, ir pelo canto até o barril passar, passar no outro acelerador e voltar para o canto novamente. Faça o possível para pegar os itens “Míssil x3”, “Relógio”, ou o “Raio”. São os melhores itens para se usar nesse estágio.
Cortex Castle:
Fica à esquerda do mapa.
As curvas são fechadas demais. Você vai ter que chegar com uma velocidade moderada, controlar no freio ou então fazer um bom traçado ao alcançá-las. Na bifurcação dos caminhos, prefira o da esquerda. 3. Quando você vir uma aranha, só arrisque pegar a caixa, caso ela estiver no alto. Tem muitos locais de “queda livre”. Não abuse da velocidade nessa pista. Faça uma corrida de espera e só parta para a vitória da metade da segunda volta em diante. Vá coletando as caixas e tentando encontrar os itens “Múrdega”, “Raio” ou “Relógio”.
Hot Air Skyway:
Localização: parte de cima do cenário.
Em quase todos os locais dá para se usar o turbo. Evite chegar com muita velocidade na descida de cor azul, mais precisamente na primeira parte dela. Aproveite para usar o turbo na parte fechada das curvas. Tem um acelerador, numa curva bem fechada à direita. Se o carro não estiver totalmente virado para a direita, com certeza o impulso do acelerador fará com que caia da pista. Use “freadas leves” para recuperar o traçado na pista.
Oxide Station:
Está localizado no caminho à esquerda do rosto do chefe “Pinstripe” (nordeste do mapa).
A melhor tática é fazer corretamente o traçado da pista, para não perder os aceleradores. Cuidado ao passar sobre os aceleradores nas rampas. Você poderá perder o traçado da pista, ou pegar caminho errado. Evite freadas, somente em casos vitais. Não é o tipo de pista que necessita disso.
Pinstripe’s Challenge:
Chefe: Ele solta bombas terríveis. A melhor coisa a fazer é partir para cima dele, com tudo, e manter-se à frente. Procure pegar itens como o “Múrdega” ou principalmente o “Míssil X3”. Quando ele te ultrapassar, fogo nele! Caso ele te acerte com uma bomba, quando você estiver atrás dele, vá se aproximando com cuidado e tentando pegar bons itens no sorteio.
Nitro Oxide Challenge:
Salve o jogo, pois vamos enfrentar o último chefe do jogo. Ele possui todos os itens de ataque. Se você quiser ter menos problemas, fique seguindo-o de perto até a segunda volta e só “parta para cima”, para decidir, quando conseguir pegar o “Múrdega” ou o “Míssil x3”. Itens como poções e “Nitros” não o atingem, devido ao escudo que ele possui na frente do carro. Se você ficar muito longe dele, vão sobrar itens para todo lado. Será difícil de alcançá-lo, porque ele infesta a pista com itens indesejados. Quando você o ultrapassa, ele passa a correr muito. Mas a cada vez que ele fica na liderança, ele diminui bem o ritmo de corrida, facilitando sua recuperação.
Mas não pense que o jogo acabou por aqui. É hora de partirmos para as “Relic Race”
Relic Race:
A “Relic Race” funciona da seguinte forma: Você precisará concluir a corrida. No circuito, existirão algumas caixas contendo números de 1 a 3. Dependendo do número que estiver escrito na caixa, será a quantidade de segundos que o tempo irá parar. Então, a tática aqui é destruir a maior parte das caixas com números, além de usar turbo e passar nos aceleradores. São três as “Relics” disponíveis, “Bronze”, “Gold”, e a “Platinum”. Em nosso detonado aqui, nos limitaremos a pegar as “Bronze Relics”, que são as mais fáceis e dificilmente você não conseguirá. Esse desafio foi bem montado, de forma que você tem que ir bem nas três voltas, para conseguir o prêmio. Na maioria dos pontos da pista estão colocadas três caixas, para serem pegas uma a cada volta. Por isso cumpra sua meta em cada volta.
1º Mundo (N. SANITY BEACH):
Crash Cove:
Bronze Relic: 1:17:00 m.
A maioria das caixas está em locais de fácil acesso. O principal fator aqui é pegar primeiro as caixas com numeração maior. Não deixe de passar sobre os aceleradores. Evite usar o freio. O uso de turbo é aconselhável. Há algumas caixas de tempo importantes na área onde tem o navio encalhado.
Roo’s Tubes:
Bronze Relic: 1:15:00 m
O detalhe a ser observado é somente pegar as caixas de maior valor, em primeiro lugar, e não deixar muitas na pista sem ser destruídas. Não dispense os aceleradores.
Mistery Caves:
Bronze Relic: 1:55:00 m.
Você pode esquecer várias caixas, mas tente garantir as de valor maior. Use os aceleradores espalhados pela pista. Evite a parte com água, prefira saltar pelas rampas. Use o turbo sempre que puder, a pista é propícia para isso.
Sewer Speedway:
Bronze Relic: 1:33:00 m.
Procure pegar as de maior valor. Varie os caminhos e laterais das pistas, para pegar mais caixas. Cuidado com trombadas em paredes e com os barris que rolam dentro do túnel. Procure usar turbo “direto”.
2º Mundo (THE LOST RUINS):
Dingo Canyon:
Bronze Relic: 1:25:00 m.
Pegue caixas de maior valor, em primeiro lugar, e não deixe de passar sobre os aceleradores. Cuidado com a bolinha que é atirada pelo fóssil, em alguns locais da pista. Evite a área alagada. Quando o caminho se dividir, vá por ambos os lados, um por volta, para poder pegar as caixas dos dois lados. Atrás da grande pedra que divide o caminho, logo após o túnel, tem uma caixa com nº 3. Outra caixa ruim de pegar é na lateral do abismo, antes de cair para a reta que conduz à linha de chegada/partida. O turbo você pode usar apenas nos locais onde sentir segurança.
Coco Park:
Bronze Relic: 1:35:00 m.
Tente perder o mínimo possível de caixas. Os aceleradores e o turbo também são de muita importância. Próximo à linha de chegada/partida tem três caixas, nº 1, nº 2 e com o nº 3. Um pouco antes dessa de 3 tem uma com o número 2. Procure deixar para a última volta somente a caixa com o nº 1.
Tiger Temple:
Bronze Relic: 1:20:00 m.
Tem muitas caixas espalhadas pelo cenário (52); várias sobre as rampas e por trás destas. Tente não errar as rampas e usar o turbo “direto”. Os aceleradores e as rampas são os pontos-chave para se obter velocidade.
Papu’s Pyramid:
Bronze Relic: 1:34:00 m.
Tente adotar uma velocidade média para evitar cair fora da pista ou perder muitas caixas. Dentre as caixas complicadas, tem várias no seguinte local: após a subida, quando acabar o muro à esquerda, siga pouca coisa para frente e se jogue no abismo à esquerda. Você quebrará várias caixas e voltará ao início da subida. Tente daí subir o mais rápido possível. E aquele depois da grande descida em curva. Tem um acelerador à direita. Não siga por ele em uma das voltas, vá pelo lado esquerdo e ao chegar na ponta do abismo, pule para o beiral do lado esquerdo. Terminado esse pedaço, caia por sobre a ponte e continue a sequência normal do estágio.
3º Mundo (GLACIER PARK):
Blizzard Bluff:
Bronze Relic: 1:30:00 m.
Use o turbo na maioria da pista. Observe os aceleradores espalhados pela pista e os cuidados normais do estágio.
Polar Pass:
Bronze Relic: 3:00:00 m.
Use e abuse de freadas leves, principalmente na sequência de rampas. Após essa parte, na ponte, salte como se fosse sair da pista, pegue a caixa suspensa no ar, e puxe o direcional, ainda estando no ar, para voltar à pista. No outro lado da ponte, tem outra caixa. Use o mesmo esquema na volta seguinte para destruí-la. Pegue uma a cada volta. Use o turbo em áreas seguras. Os aceleradores não devem ser ignorados.
Dragon Mines:
Bronze Relic: 1:28:00 m.
Logo no primeiro vagão que cruza a tela, tem uma passagem secreta. Siga pela linha de trem à direita. Além de cortar caminho, tem várias caixas de valor alto. Numa outra volta, do alto da ponte, salte para a direita e pegue as caixas que estão suspensas; suba rapidamente a ponte enquanto o tempo está parado.
Tiny Arena:
Bronze Relic: 3:45:00 m.
A tática de se saltar rampas e associá-las ao turbo também dá bons resultados. Evite as áreas com lama. Os aceleradores também são muito importantes.
4º Mundo (CITADEL CITY):
Oxide Station:
Bronze Relic: 3:17:00 m.
Não deixe de passar sobre todos os aceleradores que puder. É um estágio com poucos riscos de queda, apenas concentre-se em pegar as caixas. Use o turbo somente em telas que não tenham aceleradores.
N. Gyn Labs:
Bronze Relic: 2:15:00 m.
Devemos nos preocupar com as caixas na borda da pista e tentar não perder a pilha de caixas perto da linha de chegada/partida.
Hot Air Skiway:
Bronze Relic: 3:05:00 m.
O segredo está em não correr demais em áreas perigosas ou curvas muito fechadas. Use freadas leves nos momentos certos, obterá o controle do carro e a retomada do traçado da pista, sem perder muita velocidade.
Cortex Castle:
Bronze Relic: 2:35:00 m.
Use a manha de frear e tente apenas manter-se na corrida sem cair ou ser atingido. Isso será o bastante para essa primeira etapa. O turbo deverá “comer quente” nos locais retos e seguros e na sequência de subidas da torre.
Estágio Extra:
Slide Coliseum:
Bronze Relic: 1:55:00 m.
As freadas são constantes e muitas vezes você passará sobre a grama ou a utilizará como atalho. Tem algumas caixas que ficam sobre uns pneus enormes. Para pegá-las, você terá que estar com o turbo acionado e saltar sobre esses pneus. O uso do turbo é obrigatório.
Por ora encerramos as “Relic Race”.
CTR Challenge:
É uma corrida onde você tem que colecionar as três letras, “C”, “T”, “R” e vencer a corrida. Só vale se pegar todas as três letras e ainda ganhar a competição. Nota: Além dos estágios que passamos, em cada mundo um novo se abrirá, mas totalmente diferente de tudo o que jogamos até agora. Trata-se de colecionar 20 cristais espalhado por uma área oval, com alguns obstáculos e caixas de itens, que, dependendo da fase, se transformam em apenas um item específico ao serem quebradas.
1º Mundo (N. SANITY BEACH):
Crash Cove (CTR Token Vermelho)
C – Está na parte superior do navio encalhado. Suba por esse navio e ao chegar bem lá no alto, pule para pegar a letra.
T – Está num local muito difícil, mais precisamente na tela seguinte àquela onde pegamos a letra “R”. Ao chegar na parte com água, direcione seu carro para o muro à esquerda e continue correndo. Quando o carro ameaçar sair fora d’água, pressione “R1”. Se você estiver na velocidade correta e no local certo, o carro pulará bem alto até a parte superior da pista. Nessa parte tem uma ponte à direita. A letra “T” estará bem na ponta da direita. Pegue-a, vire o carro para a direção certa e salte para a pista que está a noroeste do local onde pegamos a letra. Tente não se perder, nem cair no mar. É uma das letras mais complicadas de se pegar no jogo inteiro. Aconselho a ir tentando desde a primeira volta e se tiver êxito, vá atrás das outras letras. Com certeza, após essa manobra, você estará na última posição. Batalhe bastante, para recuperar as posições perdidas.
R – Está atrás do primeiro pilar. Faça a largada normalmente e pegue o caminho da direita. Quando estiver quase que para contornar o pilar, dê uma “leve freada”, puxando para o direcional para a esquerda. Você pegará a letra e deverá acelerar, e usar a manha do turbo para retomar a velocidade.
Roo’s Tubes: (CTR Token Verde)
C – Está localizada logo após a primeira rampa depois da largada. Chegue na rampa com bastante velocidade e salte para pegar essa letra.
T – Ela fica num lugar bem incômodo, na parte de terra próximo à linha de chegada/partida. Como você vai perder um pouco de velocidade para pegá-la, é bom se você tiver guardado um “Múrdega” para recuperar velocidade e posições. Para pegar essa letra sofrendo menos, logo que você chegar na curva que leva à chegada, veja que tem um fóssil à esquerda. Passe entre os dois ossos, pegue a letra, e volte à pista. Nessa manobra, você perderá bem menos tempo/velocidade.
R – Essa letra está também localizada sobre uma rampa, bem mais à frente do local onde você encontrou a letra “C”. Está em lugar bem acessível e não precisará de muito embalo para saltar e pegá-la.
Mistery Caves: (CTR Token Vermelho)
C – Pode ser encontrada sobre a segunda rampa com acelerador. Muito cuidado para não cair no buraco.
T – Está a duas curvas antes da reta de chegada/partida. Muito fácil de pegar.
R – Fica logo após a primeira curva, perto da parte alagada.
Sewer Speedway: (CTR Token Azul)
C – Está após uma das rampas. Posicione-se bem no centro.
T – Na divisão dos caminhos, siga pela direita e ao passar pela rampa aceleradora, pule para o lado direito.
R – Fica na parte comprida do esgoto, antes de chegar no túnel. Fique do lado esquerdo da pista, na parte de cima.
Skull Rock: (CTR Token Rosa)
Um estágio extra, totalmente diferente dos que já enfrentamos. Até que não é difícil, não! É só você esquematizar para não perder tempo. O objetivo é coletar todos os vinte cristais que estão espalhados pela fase. Detalhe: não tem as letras “C,T,R”, como nos anteriores. Primeiro, tente partir na base da “super largada”, para ganhar um tempinho. A seguir, vá coletando os cristais que estão na parte externa do local. Circunde pegando todos os que encontrar. A seguir, veja que num dos cantos tem uma parte rebaixada. Vá até ela, pegue o cristal que tem lá e a caixa, vire-se, tome impulso e pegue o cristal logo à frente, saltando para alcançá-lo. Tem outros três cristais “chatos” de se pegar, um embaixo de uma das rampas, outro debaixo da ponte de madeira e outro na lateral da ponte de madeira. Você tem que subir pela rampa e saltar na lateral dessa ponte para alcançá-la. Não esqueça de pegar o restante, espalhado pelo cenário e por cima da ponte, antes do tempo acabar. Não esquenta que é fácil. Também é uma boa pedida usa o freio para corrigir a trajetória do carro.
2º Mundo (THE LOST RUINS):
Dingo Canyon: (CTR Token Amarelo)
C – Logo no início da fase, na primeira curva à direita.
T – Fica atrás da rocha que divide os caminhos. Vá pelo lado direito que é melhor, dê uma leve freada, pegue a letra e retome a velocidade.
R – Na parte direita da pista, antes de saltar para a reta de partida/chegada. Você tem que passar pelo acelerador, pular fora da pista e puxar o direcional de volta a ela.
Coco Park (CTR Token Verde):
C – Está logo na saída, do lado esquerdo. Cuidado para não bater no muro. Vá correndo pela área listrada (zebra). Ao chegar na letra, dê uma leve freada para recuperar o traçado da pista e siga em frente.
T – Essa letra está localizada na saída do túnel, no lado direito. Você não vai perder tempo algum pegando essa letra, mas já deixe seu carro do lado correto, após entrar no túnel.
R – Fica na reta onde tem o acelerador do lado direito. Ela está sobre a grama, do lado esquerdo da tela. Para pegá-la, não passe no acelerador, suba na grama até o ponto mais alto, pule e volte logo à pista. O carro vai perder velocidade e a retomada será lenta. Mas isso não trará problemas. Procure pegar essa letra na primeira volta, para você ter as outras duas como recuperação. Dica: Se você usar o turbo e chegar com bastante velocidade na grama, o carro irá saltar bem alto, quando você pressionar “R1” e ao cair ele ficará com o turbo acionado, mantendo a velocidade. Observação: O “Múrdega” faz milagres nessa pista, principalmente na tentativa de recuperar posições. Procure pegar um no sorteio a qualquer custo.
Tiger Temple: (CTR Token Azul)
C – Em cima da segunda rampa. Faça a curva bem aberta para não perder o traçado
T – Logo no início, à esquerda, em cima da grama.
R – Obrigatoriamente você deve estar com algum item que você possa atirar ou que abra a passagem secreta ao encostar nela. Os itens mais aconselhados a estar equipado são a bomba e o Múrdega. A entrada da passagem fica logo na baixada do lado esquerdo. Essa baixada se parece muito com o início do estágio, mas não é lá. Acima dessa passagem tem a escultura de um rosto. Para abrir a porta, atire a bomba nela ou encoste-se nela com o múrdega em volta de você. Uma vez aberta essa passagem, prepare-se para ao final dela pular, e pegar a letra. Se errar, terá de fazer todo esse procedimento novamente.
Papu’s Pyramid: (CTR Token Vermelho)
Hiper difícil. Pegar o item Múrdega nos sorteios é crucial.
C – A letra está em local muito complicado. Após a subida da pirâmide, haverá uma descida em curva. Note que tem uma parte aberta à esquerda. Para chegar lá só é possível com o “Múrdega”, o item “turbo”, ou o 3º turbo da manha do turbo. Alcançada a velocidade, você terá que saltar, pegar a letra, saltar de novo e virar todo o direcional para a esquerda. É muito fácil de se perder a direção.
T – Um pouco depois do local onde você pegou a letra “C”, tem um acelerador do lado direito. Não passe pelo acelerador, siga pelo outro lado da pista, pule o buraco entre a pista e a marquise à esquerda. No final dessa marquise, pule para alcançar a letra.
R – Um pouco depois da letra “T”, depois da subida, do lado direito da pista. Use o freio.
Rampage Ruins: (CTR Token Rosa)
Outro estágio extra. É quase impossível explicar uma técnica para ser usada nesse tipo de estágio. Eu prefiro começar coletando os cristais da parte de cima, primeiro. Não todos, mas quase. Depois faça um “rapa” nos cristais que ficam na parte de baixo da tela. Não precisa correr demais, mas é bom você ter muita habilidade no freio. Estando na parte de baixo, você notará que algumas dos cristais só poderão ser pegos, se você pegar impulso nas rampas que levam à parte de cima. Não pegue caixa de itens, a não ser que esteja bem à sua frente. As “TNT” não oferecem tanto perigo assim, o pior de tudo é que você terá que manobrar muito se quiser pegar os cristais. Estude bastante e você conseguirá aproveitar as rampas. Tem uma delas que leva a três cristais e depois um buraco. Neste tem mais um cristal. Dito isso observe que seria besteira você ir até esse cristal de baixo, porque você teria que fazer um caminho obrigatório que o levaria até lá de qualquer maneira. Tente usa esse esquema para te facilitar. Como disse, é um estágio trabalhoso. Não pense que você vai chegar nele e passá-lo de primeira.
3º Mundo (GLACIER PARK):
Blizzard Bluff: (CTR Token Vermelho)
C – Na parte com gelo liso, um pouco antes da linha de chegada/partida. Ela está do lado direito. Como o gelo é liso, não exagere na velocidade.
T – Está à direita, logo na segunda curva (aquela em que você cai no barranco e continua correndo pela parte mais baixa). Você tem fazer a curva bem fechada e adentrar um pouco à área com neve.
R- Fica após a primeira parte com gelo liso, logo depois da virada, do lado esquerdo, pouca coisa antes do acelerador.
Polar Pass: (CTR Token Verde)
C – Fica no segundo cruzamento de caminhos, logo no início, mais precisamente no meio do pilar que divide o segundo caminho.
T – Fica no lado direito, após o último acelerador, lá no alto, que te dá impulso para chegar na reta que conduz à linha de partida/chegada. Da mesma forma que na letra “R”, puxe o direcional para a direita.
R- Localiza-se na sequência de rampas, você terá que saltar a segunda delas e puxar o direcional para a direita.
Dragon Mines: (CTR Token Azul)
C – Está bem fácil de se pegar. Localiza-se na área com água empossada, na parte rasa.
T – É a letra mais difícil de se pegar. Quando você estiver no alto da ponte, vire-se para a direita e salte. Você deve pegar a letra e irá cair lá no começo da ponte.
R – Sem problemas, só que você não deve correr muito. Ela fica entre os pilares, na reta logo após a subida da ponte. Os dois maiores riscos são você trombar nos pilares, ou ser achatado pelo vagão de trem.
Tiny Arena: (CTR Token Amarelo)
C – Bem distante (mais para frente) do local onde você achou a letra “T”. Ela fica após uma grande reta, na qual há uma parte de asfalto e outra de terra. Após isso terá uma curva. A letra estará no canto direito da tela.
T – Logo após as curvas do início, haverá uma área com dois morros que funcionam como rampas. A letra estará no intervalo entre essas rampas. Se você estiver com muito embalo, siga pela rampa da esquerda, caso contrário, vá pela da direita que é mais alta.
R- Fica numa rampa, quase que no meio da tela, um pouco à frente da letra “C”. Não é difícil de pegá-la, o único cuidado que se deve tomar é pular estando bem embalado e bem na pontinha da rampa.
Rocky Road:
Minha técnica, é começar correndo pela direita, pegar os cristais no caminho, e ao chegar à ponte, vou para a plataforma do centro e “limpo-a” o mais que posso. A seguir, eu desço, faço a volta inteira coletando os cristais lá embaixo, e sempre que posso, subo numa ou noutra plataforma, quando vejo que tem algum cristal ainda lá. Outra coisa fundamental é “negociar bem seu tempo” nos cristais que estão na plataforma do centro da tela e adjacências. Não precisa correr muito, mas também não pode ir muito devagar. Eu sei que as “NITRO” atrapalham para danar, mas terá que usar bem o freio, inúmeras vezes, para corrigir o traçado na pista. Não vá nessa de ter que pegar a bomba para jogar nas “NITRO”. Além de trabalhoso é um saco de se acertar. Às vezes você está de frente com a “NITRO”, e a bomba passa do lado.
4º Mundo (CITADEL CITY):
Oxide Station: (CTR Token Amarelo)
C – Ela está meio longe do início da corrida. Após passar a sequência de aceleradores, aparecerá uma rampa com acelerador, de passagem obrigatória. A letra estará no ar, entre a rampa e o túnel à frente. O ruim é que você virá de uma curva fechada e não dará para manobrar muito até chegar na rampa.
T – Após a primeira grande rampa com aceleradores, atrase o máximo possível o pulo, para poder pegar bastante altura e pegar essa letra na parte acima da entrada do túnel. Pode ser que você precise puxar um pouco o direcional para a esquerda.
R – Na próxima rampa longa, pule bem da ponta para alcançar essa letra. Ela fica no alto, e logo à frente dela você verá uma outra parte da pista, uma espécie de ponte, seguindo-se o caminho abaixo dela.
N. Gyn Labs: (CTR Token Azul)
C – Está num local ruim de alcançar. Logo após a segunda curva, tem uma rampa com aceleradores. A letra está do lado esquerdo dessa rampa. Já vai se dirigindo para esse lado, antes da rampa. Pule bem da ponta e puxe o direcional para a direita, para que você volte à pista e não caia no buraco.
T – Ela fica bem mais para o final do estágio, ao saltar pela rampa, você vai continuar correndo lá embaixo, em uma área repleta de buracos. A letra estará um pouco para a direita, bem na borda de um buraco. É preciso cuidado para alcançá-la.
R – Essa é bem fácil, ele fica numa rampa com acelerador, cuja passagem é obrigatória, para se chegar ao túnel. É só pular, quando estiver na ponta dessa rampa.
Hot Air Skyway: (CTR Token Amarelo)
C – Essa letra está em um local péssimo de se pegar, ela está na descida em curva, a segunda após a largada, do lado direito, após uma sequência de caixas. Você tem que fazer a curva bem fechada para a direita, se quiser pegá-la. Vá devagar, depois você recupera o tempo perdido!
T – Está após uma rampa, cujo cenário à frente é o dirigível do Dr. Neo Cortex. Para pegar essa letra, pule a rampa se dirigindo para a direita e assim que pegá-la, puxe o direcional para a esquerda, ou cairá fora da pista.
R – Após a descida, quando houver as rampas com aceleradores, vá pela da direita e pule ao chegar na ponta da rampa.
Cortex Castle: (CTR Token Verde):
Prepare-se: É o estágio mais difícil e “xarope” de todos.
C – Fica num local bem desagradável. Após você entrar numa nova construção do castelo e ao sair na parte externa, veja que essa letra fica no ângulo dos dois caminhos. Para pegá-la, você precisará saltar de uma das beiras e aterrissar na outra.
T – Está no lado direito, após a rampa mais alta do castelo. Você terá que pegar essa letra, puxando o direcional para a direita, e a seguir puxá-lo para a esquerda, a fim de retornar à pista, lá embaixo.
R – Logo na primeira rampa, na entrada do castelo, tem essa letra suspensa no ar. Fique do lado direito da rampa, para poder pegá-la. Só que é ruim de fazer o traçado correto.
Nitro Court: (CTR Token Rosa)
O esquema aqui muda dos demais estágio desse tipo. Você tem que procurar pegar o máximo possível de bombas (estão nas caixas de itens – só tem esse item lá) e usá-las em locais em que as caixas explosivas estejam bloqueando seu acesso ao cristal. Mas faça isso naturalmente, à medida que você for correndo. Se a coisa apertar, vale trombar na “TNT”, porque depois você se livra dela, ou ainda sacrificar-se nas “NITRO” também. Muitas das vezes, vai compensar fazer isso a ter que encontrar uma caixa para poder obter a bomba. Eu sugiro que você vá abrindo caminho e coletando os cristais da parte externa da pista, pois é onde tem mais deles, e são mais fáceis de se pegar. Daí, em seguida, você vai fazendo uma limpeza nas pistas internas.
Gem Cup:
Essa será nossa última missão, para habilitarmos o último estágio que falta. Na verdade a missão é bem extensa, mas na minha opinião é a parte mais gostosa do jogo. Agora teremos de entrar numa espécie de campeonato. São quatro pistas em cada uma das copas, agrupadas de acordo com as cores do medalhão “CTR Token”. A ideia básica é tentar vencer a maioria delas, ou manter uma certa regularidade em todas, a fim de ganhar pontuação suficiente para ser campeão. São cinco copas, que estarão habilitadas se você tiver pegado os quatro medalhões CTR de mesma cor. Vencendo esses campeonatos, receberemos um diamante de uma determinada cor. Ao juntarmos os cinco, a última fase que falta estará habilitada. Essas fases estão localizadas numa porta trancada por duas chaves, ao lado da garagem do chefe final do jogo (N. Oxide). Ao encostar na porta, as chaves que ganhamos dos chefes farão o serviço.
Red Gem Cup:
Na minha opinião, é a mais fácil de todas as copas. Ela reúne apenas um estágio que poderá trazer problemas, mas você se garantindo nos três primeiros, poderá “perder feio” a última prova que ainda assim estará com o troféu na mão.
São estes os estágios que compõem essa copa.
- Crash Cove
- Mistery Cave
- Blizzard Bluff
- Papu’s Pyramid
Os maiores problemas estarão no 3º e 4º estágios da sequência. Se você vencer os dois primeiros, e pegar entre os três primeiros colocados na terceira pista, poderá correr com mais tranquilidade na quarta pista.
Ao vencer o campeonato, receba o diamante vermelho. Você será transportado para o altar existente nesse mundo. Vamos agora para a próxima etapa.
Green Gem Cup:
Um pouco mais difícil do que o campeonato anterior, já que as terceira e quarta pistas são de amargar. São essas as fases:
- Roo’s Tubes
- Coco Park
- Polar Pass
- Cortex Castle
Trate de ir bem nas duas primeiras pistas, ou terá problemas no final. Ao vencer o campeonato, receba o diamante verde. Você será transportado para o altar. Vamos enfrentar outro campeonato.
Blue Gem Cup:
Eu gosto mais de correr nesses tipos de fases, extremamente rápidas, mas se não for sua especialidade, verá que a dificuldade anda aumentando, aos poucos. São esses os estágios.
- Tiger Temple
- Sewer Speedway
- Dragon Mines
- N. Gin Labs
Ao vencer o campeonato, receba o diamante azul. Agora vamos para o quarto campeonato.
Yellow Gem Cup:
Essa competição foi de lascar. Matei-me para conseguir vencer com uma pequena margem de dois pontos. O problema, pelo menos para min, é o segundo e o terceiro estágio. São muito grandes, cheios de curvas, e os adversários mandam ver nos itens.
- Dingo Canyon
- Tiny Arena
- Hot Air Skyway
- Oxide Station
Esforce-se para ir bem na primeira pista, e razoável nas duas seguintes. Ao vencer o campeonato, receba o suado diamante amarelo. Agora vamos para o último dos campeonatos.
Purple Gem Cup:
Essa competição é a mais “cabeluda” do jogo. Vamos ter que competir contra nada mais, nada menos, que os quatro primeiros chefes do jogo, Pinstripe, Reeper Roo, Papu Papu e, Komodo Joe, juntos, e vencer o campeonato, é claro. Os estágios que formam essa copa são:
- Roo’s Tubes
- Papu’s Pyramid
- Dragon Mines
- Hot Air Skyway
Ao vencer o campeonato, receba o mais que suado diamante rosa (ou púrpura). Agora vamos para a última fase, que habilitamos ao pegar todos os diamantes. Ela fica nesse mesmo mundo, perto do telão de salvar o jogo.
Relic Race:
Turbo Track:
Bronze Relic: 1:45:00 m.
É o último estágio que falta para completarmos o detonado. Esse estágio é pra lá de veloz. Tem “trocentos” aceleradores. Como a primeira “Relic” que estamos procurando é bem fácil, não se afobe, apenas colete as caixas sem se preocupar em correr demais. Fique atento, porque tem muitas caixas atrás da pilha de pneus. Há também muitas curvas fechadas. Passe no acelerador, assim mesmo, mas não se esqueça de controlar o traçado na pista, através do freio.
Ao receber a última “Relic” (99%), receba uma mensagem do vilão “N. Oxide”, desafiando-o para um confronto final.
Nitro Oxide Final Challenge:
Não mudou muita coisa, a não ser que ele ficou mais trapaceiro do que nunca. Até queimar a largada ele queima. Ele corre pouco, mas você toma itens “de balde” ficando atrás dele. Se você conseguir a façanha de ultrapassá-lo e fizer uma corrida próxima à perfeição, ele não mais te incomodará. Os mísseis são as armas que melhor funcionam nele, mas o tempo que ele perde ao ser atingido, é mínimo. O pior de tudo é que muitas vezes o míssil é destruído pelos objetos que ele atira.
Vencendo-o, veja o final completo do jogo. Ao voltar a tela para o jogo principal, salve o jogo. Note que você terá cumprido 100%.