News Notícias

Qual é o motivo pelo qual o PS5 consegue executar alguns jogos de forma mais eficiente, apesar do Xbox Series X ser mais poderoso?

Desde o seu anúncio, sempre foi debatido o fato de o Xbox Series X possuir maior poder de hardware em comparação com o PS5. No entanto, essa diferença muitas vezes não se reflete na prática, com o PS5 frequentemente apresentando desempenho igual ou até superior em alguns casos. Por que isso ocorre?

O canal conhecido Digital Foundry recentemente publicou um artigo explorando essa questão, entrevistando desenvolvedores para obter suas opiniões. Apesar das especificações numéricas indicarem que o Xbox é mais poderoso, parece que a Sony oferece melhores ferramentas para os desenvolvedores otimizarem seus jogos para seu hardware.

Segundo a Digital Foundry, os desenvolvedores destacaram o compilador de GPU do PlayStation como um ponto crucial. Este compilador é significativamente mais eficiente do que a alternativa da Microsoft, permitindo que os desenvolvedores extraiam mais desempenho da GPU do PS5, o que pode resultar em melhores resultados dependendo do projeto.

Outro ponto mencionado é que, apesar de o PS5 ter menos unidades computacionais em comparação com o Series X (36 contra 52), sua GPU é substancialmente mais rápida, o que possibilita completar tarefas de forma mais eficiente. Mark Cerny, designer do console, já havia destacado essa característica durante a apresentação do PS5.

No entanto, engines que são otimizadas para aproveitar o maior poder computacional tendem a alcançar melhores resultados no Xbox Series X.

“Portanto, com base em nossas conversas, a combinação de um compilador de GPU mais eficiente, APIs de nível inferior e velocidades de clock mais altas permitem que o PlayStation 5 corresponda ou até exceda os resultados do Xbox Series X em alguns cenários.”

“Dito isto, é claro que há valor na abordagem adotada pela Microsoft: ao padronizar o DirectX 12 e a DXR ray tracing API, há algo em comum com o desenvolvimento de PC que obviamente ajuda os criadores de jogos. E claro, a Xbox ainda tem mais rendimento computacional – por isso os motores de jogo que aproveitarem isso terão vantagens.Além disso, há situações em que o ecossistema e o conjunto de recursos do Xbox rendem benefícios.”

“Por exemplo, embora Elden Ring possa rodar mais rápido no PlayStation 5, a implementação limitada da Sony de suporte a VVR significa que preferimos jogar no Xbox Series X – é apenas uma experiência mais suave e consistente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Pode Gostar

Detonados News

Shredder’s Revenge é o novo jogo das Tartarugas Ninjas

  • 22 de junho de 2022
Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge – O novo jogo das tartarugas ninjas Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge promete