Detonados PS4 Xbox One xbox360

Rise of the Tomb Raider – Detonado (Final)

Arquivos Inundados (revisitando)

Apenas vá em frente atravessando os túneis subaquáticos até emergimos em uma área que tem uma bifurcação. Abra o mapa para se basear. Indo para direita nos levará a uma piscina com um beco sem saída. Porém, se observar a parede a esquerda vai enxergar uma parte onde poderemos criar um caminho usando a flecha de ponta larga. Então, crie uma trilha de flechas até o topo da parede de madeira e escale. No topo, deslize pela rampa e depois use o machado arpéu para saltar para o outro lado. Continue pela trilha linear escalando a parede e saltando até cortar por uma estreita ponte. Do outro lado, atravesse o buraco na parede e inspecione o Mural logo adiante. Feito isso, continue seguindo a trilha até descer para uma sala aberta. Aqui, destrua os barris explosivos para criar um buraco no portão. Atravesse-o e estaremos na sala do puzzle.

Use o acampamento desse local e viaje rapidamente até o outro (Acampamento Câmara do Arquivo). Assim q/ puder mover Lara, se esprema pelo buraco na parede ao lado do acampamento e escave a moeda antiga (2/3). Depois, siga pela outra trilha até o grande salão. Haverá inimigos aqui. Quando eliminá-los, vá até a moeda antiga (3/3) e escave-a. Com isso atingimos os 100% concluídos dessa região. Retorne ao último acampamento e viaje para o Vale Geotérmico a fim de prosseguir com a campanha.

O Planetário

Uma vez que você retorne para o Vale Geotérmico via acampamento indicado pela marca do objetivo, siga sentido norte subindo uma escadaria. No meio da subida existe um buraco que leva p/ uma câmara subterrânea. Dentro desta câmara, destrua a parede de tijolos para revelar uma passagem. Siga por ela e atingiremos a região do Planetário.

Continue a trilha linear cruzando pela trave de madeira caída. Quando atravessá-la, o jogo sugere que você utilize as flechas de ponta larga para criar um caminho de flechas na madeira macia. Antes de fazer isso, todavia, desça o batente e colete a caixa de sobrevivência (1/3) no canto oposto da plataforma. Suba e use a flecha de ponta larga para atravessar até a outra parte. Do outro lado, colete cogumelos se precisar e note mais uma série de madeiras macias. Antes de simplesmente criar o caminho e atravessar o abismo, perceba que existe uma plataforma bem no alto. Crie uma trilha de flechas q/ permita a Lara alcançar esta plataforma e coletar a mochila do explorador.

Uma vez coletando o exposto, salte em direção à fogueira p/ desbloquear o acampamento fenda Solene. Use-o para comprar habilidades, realizar melhorias e o quer que seja. Quando pronto, siga em frente caindo na água. Enquanto estiver nadando, ao invés de ir em direção da grande fenda na caverna, explore a região da direita onde poderemos subir em uma pequena elevação de areia e escavar a caixa de sobrevivência (2/3). Mergulhe na água e nade em direção a fenda. Do outro lado, siga a trilha linear enquanto conversa com Jacob. A trilha termina em uma abertura na rocha. Se esprema por ela p/ atingir o outro lado. Desça em direção ao objetivo até encontrar o planetário. Teremos que resolver um puzzle composto de planetas e contrapesos os quais deveremos girar e atravessar a fim de chegar ao topo da área. Embora seja relativamente simples, esse puzzle é bem chato em minha opinião.

A primeira coisa a se fazer é usar a flecha de corda no globo na base do planetário. Quando puxar o globo, a trave vai girar formando uma ponte que você poderá usar p/ alcançar o outro lado. Do lado esquerdo há dois globos com cordas presos a seus respectivos mecanismos. No mecanismo de um deles possui uma madeira com bordas p/ se agarrar, e, no do outro, argolas p/ usar o machado arpéu. Lara precisará usar a flecha de corda em ambos os globos para que seja possível girar seus mecanismos a fim de deixar, tanto a madeira com borda como as argolas de metais, apontados p/ direita.

Agora que posicionou ambos os mecanismos, use a madeira com bordas bem à frente e use o machado arpéu nas argolas para se balançar. Do outro lado, use a madeira com bordas no mecanismo do globo para escalar. Depois, salte para a plataforma de madeira ao lado e vá até o topo da mesma. No topo, encontraremos a trava que impede todo o maquinário de girar. Deixe-a de lado por hora e use as pontes do planetário para atravessar até o lado oposto. Aqui, atravesse a fenda na parede a esquerda e inspecione o mural (1/1). Retorne até a primeira trava e empurre-a. Depois, use o machado arpéu nas argolas para atingir o centro, depois, vá até a segunda tranca.

Empurre a segunda trava para que o Planetário possa finalmente girar. Agora vem a parte mais chata, que é chegar ao topo dele. Não sabendo o caminho vai ocasionar muitos saltos a cega e Laras caindo de alturas vertiginosas. O primeiro passo é retornar até o centro do planetário. Depois, procure pela trave giratória que possui argolas de aço e uma madeiras com bordas que podemos escalar. Espere esta madeira com bordas se aproximar então salte e se agarre nela.

Escale até o topo da trave giratória e note que, vizinho a esta, existe outro mecanismo giratória com vigas de madeiras em cada um dos braços. Lembram trapézios se estiver perdido na descrição. Em fato, você precisará esperar um destes trapézios se aproximar para saltar e ficar pendurado nele. Feito isso, espere pacientemente o mecanismo girar até que ele fique alinhado com um mecanismo giratório abaixo (um que possui dois globos). O jogo vai até diminuir a velocidade da ação para que você pressione o botão (B) ou similar para largar a viga de madeira e cair bem na trave do mecanismo abaixo.

Feito isso, espere este se alinhar à trave giratória q/ possui madeiras escaláveis em cada um dos braços e salte p/ se agarrar em uma delas. Desse ponto, espere o momento oportuno p/ saltar e se agarrar na coluna central do Planetário e escalar até o topo. Aqui, use as pontes para atravessar rumo ao altar do códice. Inspecione-o p/ conseguir Treinamento Clássico. Siga em frente até se deparar com madeiras macias que vão requerer que criemos um caminho usando a flecha de ponta larga. Porém, antes de fazer isso, desça o batente e colete a caixa de sobrevivência (3/3). Com este item atingimos a meta dos 100% concluído nesta região. Use as flechas de ponta larga p/ criar a trilha nas madeiras macias e atravessar para o outro lado onde atingiremos os limites do Planetário e o início do…

O Caminho dos Imortais

Siga em frente pelo caminho de neve até a primeira bifurcação do mapa. Explore a trilha lateral para encontrar o Mapa do arquivista. Voltando a trilha principal, colete o documento (01/04) logo após a bifurcação. Continue indo em frente descendo a trilha até o final, onde precisaremos saltar um desfiladeiro e utilizar a parede escalável p/ alcançar o topo. No topo, siga pela esquerda na beirada até encontrar uma parede de gelo escalável. Salte até lá e escale. Feito isso, tente pular para se prender a parede mais a frente apenas para cair e ficar preso na fenda. Se esprema p/ fora até atingir terra firme.

Quando fizer isso, caminhe até o final da trilha e use as bordas na coluna de pedra p/ escalar em direção da parede escalável, de onde poderemos subir até a ponte de gelo. Deste ponto, salte para a boca da estátua e se pendure até o acampamento Salão dos Guardiões. Aproveite e compre habilidades, equipe-se com novas armas etc. Se não comprou a habilidade contra-ataque na esquiva e os aperfeiçoamentos dessa habilidade, sugiro q/ o faça agora visto q/ ela é bem útil contra os imortais. Quando pronto, siga em frente até cruzar pelo estreito caminho em forma de ponte e Lara ter que se equilibrar pela borda da colina observando os imortais.

Quando atravessar, explore a alcova logo a direita p/ coletar o documento (02/04). Continue em frente e logo encontraremos o acampamento Penhasco Gelado. Colete matéria prima pela área antes de deslizar pela corda. No final da deslizada, Lara vai cair e você precisará pressionar o botão para que ela se mantenha agarrada. Use a borda para alcançar a dupla de barras e use-as p/ chegar à parede escalável e escalar até o topo. Quando tiver êxito, um imortal estará esperando. Quando ele agarrar a heroína, pressione (Y) várias vezes para bater no rival até que uma cena ocorra e Lara escorregue em direção a uma área cheia de imortais.

Esses caras são mais resistentes a tiros do que os soldados da trindade. É preciso destruir a armadura medieval q/ eles usam para causar reais danos. Imortais tanto podem vir na forma de guerreiros usando espadas ou machados. Não é raro virem equipados inclusive com escudos. Podem surgir na forma de arqueiros q/ vão disparar flechas de fogo o tempo todo. Priorize os arqueiros aos guerreiros. Há urnas explosivas espalhadas pela arena q/ serão úteis durante a contenda. Utilize a estratégia q/ mais for útil a você.

Eventualmente você chegará perto de um portão onde alguns inimigos vão cercar a protagonista. Dois guerreiros e alguns arqueiros se não me falhe a memória. Espere os guerreiros descerem e detone-os com uma flecha de veneno ou explosiva, depois, finalize os arqueiros. Após eliminar os oponentes, uma cena mostrará o portão de madeira sendo consumido pelas chamas revelando uma passagem. Ignore essa rota por hora e explore a área pilhando os restos mortais dos inimigos, assim como coletando itens perdidos na batalha.

O mais importante, no entanto, é a oportunidade de iniciarmos o desafio: Inimigo do meu inimigo (Enemy of my enemy). Para isso, procure uma instalação onde tem um sino no topo. Existe uma tocha (braseiro) que precisaremos acender detonando as urnas q/ estão próximas. O braseiro (01/06) fica no alto da torre com sino. Talvez você até tenha acendido esta no calor da batalha. Oposto a esta torre do sino, procure uma estrutura contendo uma barricada de corda. Destrua essa barricada p/ revelar o braseiro (02/06). Agora, visite o canto sudeste dessa área do mapa onde poderemos localizar o braseiro (03/06).

Por fim, retorne até o início da região onde enfrentamos a primeira onda de imortais, e suba em um ponto bem alto. Tendo uma vista panorâmica da área, busque por uma estrutura em ruínas cheia de telhas. Ela fica perto da encosta da montanha a sudeste no mapa. Bem escondido no alto desta torre destruída encontramos o braseiro (04/06). Agora, retorne até o portão que vimos sendo devorado pelas chamas e atravesse por ele. Logo em frente você encontra o documento (03/04). Um pouco mais a frente deste documento, encontramos a relíquia (01/01) [Estatueta Misteriosa]. A esquerda da área, ao lado do portão que usamos p/ chegar aqui, encontraremos o documento (04/04).

Onde coletamos a relíquia, procure uma barricada na parede oposta que precisa ser destruída com a flecha explosiva. Detone-a p/ incendiar o braseiro (05/06). Depois, ainda nessa área, e oposto a escada que leva ao objetivo, detone a urna no alto da estrutura para incendiar o braseiro (06/06). Com isso concluímos o desafio e os 100%. Agora, apenas siga a trilha linear em sentido norte saltando para a parede de gelo e atravessando pela fenda. Deslize pela rampa e use o machado arpéu nas argolas para iniciar uma cena que nos levará à…

A cidade Perdida

Quando retomar o controle de Lara, apenas siga em frente até encontrar o acampamento Os limites de Kitej. Antes de deslizar pela corda, colete o documento (01/08) no pedestal oposto da fogueira. Feito isso, deslize pela corda e iremos aterrissar no telhado de uma das inúmeras casas da área. A região é patrulhada por imortais. Aproveite a chance e tente eliminar o máximo deles possíveis sem ser detectado usando flechas envenenadas. Porém, antes de se preocupar em eliminar os imortais, em cima do telhado da casa, olhe ao redor e procure uma instalação com um sino nas proximidades. Esta, fica perto de uma torre com estátuas. Antes de ir até o lá, todavia, na parte inferior desta instalação onde descemos da corda você poderá coletar a caixa de sobrevivência (01/06). Use o mapa que eu dispus p/ ajudar a encontrá-la. Agora vá até a torre do sino (01/05) p/ usar a faca a fim de cortar a corda dele e iniciar o desafio Porque os sinos dobram (For whom the Bell tolls).

Feito isso, procure uma manivela nesta torre, e, quando localizá-la, procure o poste onde amarrar a corda no topo da estrutura vizinha. Use a corda para alcançar a estrutura sem precisar descer, e, você encontrará o sino (02/05) no segundo andar desta torre. Agora, vá até o telhado dela e olhe ao redor. Você enxergará mais dois sinos, um na estrutura oposta ao portão entreaberto (noroeste), e o segundo na torre mais alta da área. Vamos visitar primeiro o que fica a noroeste, onde encontraremos o sino (03/05).

Depois, rume em direção da torre mais alta da área e explore a base dela. Existe uma barricada que podemos queimar usando a flecha de fogo. Dentro, colete a relíquia (Colar de âmbar). Use a flecha de ponta larga nas madeiras macias da torre e crie uma rota até o topo. Aqui, corte a corda do sino (04/05) e colete o documento (02/08) logo ao lado. Nosso último sino fica localizado no canto sudoeste do mapa, todavia, não estará acessível agora.

Porém, se você for até a região sudoeste do mapa encontrará uma área com piscina sobre o telhado de umas casas. De frente para esta piscina, procure o estandarte (01/08) preso na parede. Use uma flecha de fogo p/ queimá-lo e iniciar o desafio Guerra dos Estandartes (Deathless banners).

Uma vez queimando este, o nosso próximo fica a leste. Porém, visite a cabana logo a sul no mapa da área e inspecione o documento (02/08). Desça e nosso estandarte (02/08) estará adiante, colado na parede oposta ao monólito. Queime-o. Falando desse monólito, é bem provável que não possamos traduzi-lo ainda. Mas, explore a região mais a sul dele onde encontraremos o estandarte (03/08).

Abra o mapa e procure a imagem do javali. Siga até este ponto e depois, trace a rota a noroeste desta imagem onde você avistará uma torre que tem uma trave com corda. Na parede dela, abaixo da trave com cordas, nosso estandarte (04/08). Retorne até a imagem do javali no seu mapa e explore a torre logo a leste dela. Nosso estandarte (05/08) está na lateral direita desta torre. Explore a base dessa estrutura e encontraremos uma barricada de metal. Use uma flecha explosiva p/ abrir a passagem. Dentro, colete o documento (03/08) atrás das caixas de madeira.

Ainda nessa área, visite a estrutura logo a nordeste e procure na parede desta o estandarte (06/08). Explore a última estrutura a leste do mapa e procure na parede norte dela o estandarte (07/08). Se explorou bem essa estrutura você deve ter encontrado um alçapão que Lara não consegue abrir. Em fato, lembra-se da manivela q/ encontramos no alto da torre durante o desafio dos sinos? Bem, vá até ela (sudoeste) e prenda uma corda ligando a manivela ao alçapão. Gire-a p/ abrir a passagem. Desça lá e colete o Mapa do Arquivista. Ainda nesse local, procure no lado leste desta instalação (a esquerda de uma carroça) a caixa de sobrevivência (02/06) enterrada na areia.

Após coletar os itens mencionados, visite a região sudeste do mapa e examine o mural no topo das escadarias. Oposto ao mural repare na estátua sem cabeça ao lado da escada (foto abaixo). Elas fazem parte do desafio Vandalismo (Vandal). Atire nela para destruir a estátua (01/08). Agora, se coletou documentos suficientes, será possível nessa ocasião traduzir o monólito. Portanto, retorne até lá e inspecione-o para que as três moedas antigas sejam exibidas. Vá até a torre no canto oeste do mapa, destrua a barricada com uso da flecha explosiva e colete a relíquia (Deus Pagão). Depois, visite a estrutura mais a norte do mapa e abra a caixa contendo a relíquia (Esporas). Desse ponto, siga em direção ao objetivo (mas sem alcançá-lo visto que isso encherá a área de inimigos) e no meio das escadas que p/ lá colete o documento (04/08) em frente a uma estátua.

Feito isso, procure no alto, à direita, o estandarte (08/08) concluído este desafio. Agora, visite a região logo a sudoeste ao objetivo e procure uma árvore seca onde podemos coletar cogumelos. Em frente a ela colete a caixa de sobrevivência (03/06). Porém, nosso real interesse nesse momento é escalar até o primeiro andar da estrutura em frente a este velho tronco e coletar a relíquia (Acessório de pederneira). Após isso, cace as moedas antigas que estejam sendo exibidas no seu mapa. Há uma única tumba nessa região. Ela fica a nordeste do mapa. Não há nenhum empecilho que impeça que a iniciemos agora. Portanto, vamos a ela.

Tumba 09: Câmara do Exorcismo (Chamber of Exorcism)

A caverna é protegida por um urso. Use os meios necessários para derrubá-lo. Após eliminá-lo, derrube a parede de tijolos e siga o caminho linear até atravessar um túnel. Assim que emergir na outra extremidade dele (uma área mais aberta), procure a relíquia (Vaso de Vidro) à direita. Continue em frente cruzando por outro túnel até mergulhar na água. Nessa área da piscina, procure embaixo do local de onde Lara saltou a mochila do explorador e a relíquia (Pingente de Soldado). Nade em sentido oposto e antes de nadar pelo túnel subaquático, suba no banco de areia à direita e cave a caixa de sobrevivência (04/06) atrás da coluna de pedra. Em seguida, salte na água e nade através do túnel.

Do outro lado, siga em frente até o Acampamento Caverna Geotérmica. Use-o a seu bel-prazer, depois, escave a caixa de sobrevivência (05/06) oposta à fogueira. Mergulhe na água e procure no lado direito um túnel secreto submerso. Atravesse-o e quando emergir, colete a caixa de sobrevivência (06/06) perto das rochas. Depois, colete o Mapa do Arquivista. Salte na água e nade de volta. Continue indo em frente até se esbarrar com um portão amarelo e gases. Em segurança, dispare uma flecha de fogo p/ causar uma explosão abrindo a passagem. Do outro lado, siga pela esquerda até o final da linha onde um documento (05/08) aguarda. Desça a escada e colete o documento (06/08). Caso esteja tendo dificuldades em solucionar o segredo desta tumba, o que você precisa fazer é usar a flecha com corda e puxar as duas alavancas no topo.

Quando elas forem acionadas, a comporta vai se abrir liberando uma nuvem de gás tóxico. Entretanto, isso fará também o nível da água do centro da sala descer. Assim que puxar as duas, vá até o buraco no centro da área, agora sem água, e libere a gaiola de metal. Depois, gire a manivela p/ retirá-la do buraco. Feito isso, dispare uma flecha no balde com cordas e puxe-o a fim de mover a estrutura da gaiola.

Agora, ative as duas alavancas p/ liberar o gás e descer o nível das águas. Vá até o buraco que serve como abrigo e use uma flecha de fogo através da grade de onde saiu a gaiola. Se fizer corretamente, a explosão vai arremessar a gaiola de ferro contra o portão do códice criando uma passagem. Vá até lá, inspecione o altar e consiga o Fogo Grego. Retorne p/ a Cidade Perdida em seguida.


De volta à Cidade Perdida, para concluir nossa exploração inicial, visite a cripta localizada na região oeste. Para ter acesso a ela, mergulhe na piscina dessa região e busque o túnel subaquático. Uma vez localizando o interior da gruta, vá até o final onde será possível inspecionar o Mural (02/03). Destrua a parede de tijolos e siga em frente onde logo encontraremos o documento (08/08). Continue se aprofundando na cripta até mergulhar na água. Nade até o sarcófago à esquerda para conseguir a Aljava de Caçadora.

Agora que já coletamos coisas suficientes, precisaremos avançar um pouco na história. Para isso, siga em direção a marca do objetivo na região noroeste do mapa. Durante a subida pelas escadas, destrua a estátua (02/08) no topo das escadas da esquerda, a estátua (03/08) nas escadarias da direita e a estátua (04/08) no alto, topo da instalação. Tente fazer isso sem se aproximar do portão indicado pelo objetivo ou a área ficará cheia de inimigos. Feito isso, enfim se aproxime do portão para iniciar uma cena. Toda área estará cheia de imortais. A marca do objetivo mudará p/ a região sudoeste. Então, preparado para os encontros hostis aventure-se até lá. No local, vai existir agora uma parede formada por paredes macias que Lara poderá escalar usando a flecha de ponta larga. Crie o caminho de flechas e escale até o topo.

Feito isso, elimine um trio de imortais que protege essa espécie de catapulta. Com a área limpa, suba a plataforma circular (base da catapulta) e antes de interagir com ela, procure uma parede com uma barricada que deveremos usar a flecha explosiva p/ abrir caminho. Atrás da barricada está nosso sino (05/05) concluindo com isso o desafio porque os sinos dobram. Nessa área do sino, saia pela janelinha e colete a relíquia (Chifre de bebida dos rus). Retorne até a catapulta.

Agora precisaremos usar esta arma medieval para disparar uma pedra incandescente no portão danificado da cena anterior. Porém, antes de fazer isso, há mais um desafio que só pode ser realizado com o uso da catapulta. É o desafio Bota Fogo Nisso (Burn Baby Burn). Tudo o que você precisa fazer é girar a manivela para posicionar a catapulta e disparar nas fogueiras sinalizadoras. A fogueira (01/05) fica no limite direito do campo de visão da arma medieval. A fogueira (02/05) fica logo a direita do portão, e a fogueira (03/05)e a fogueira (04/05) ficam respectivamente a esquerda do campo de visão. Uma delas, todavia, estará fora do alcance da catapulta. Use a catapulta para abrir um buraco no portão e siga até lá. Do outro lado, existe um acampamento que não poderemos usar ainda devido a inimigos que perambulam pela área. Porém, logo a esquerda é possível detonar a estátua (05/08). Ao lado da escultura dourada de cavalo oposta ao acampamento, avistaremos nossa estátua (06/08).

De frente para a estátua de cavalo existe uma barricada de corda que não podemos destruir, todavia, você poderá inspecionar o mural (03/03) logo ao lado dela. Infelizmente, a ameaça impede que possamos interpretá-lo. Lembre-se desse ponto. Siga rumo à marca do objetivo onde uma cena terá início e Lara recebe a Flecha Anti-Armadura. Embora pareça algo incrível, ela é apenas torna possível eliminar imortais na flechada, embora requeira alguns disparos. A área será tomada por arqueiros e guerreiros. Deixe a flecha de veneno pronta para eliminar rapidamente os agressores. Prefira os arqueiros visto que eles tendem a detonar as urnas vermelhas com frequência.

Quando a área estiver livre de inimigos, visite a porta a noroeste da área e gire a manivela para abrir o portão. Suba a escada e use a flecha explosiva para destruir a barricada à direita permitindo que Lara desça até a área anterior e inspecione o mural e ative o acampamento. Porém, antes de descer, salte para a plataforma a sua frente e vá até o final do longo corredor; onde os arqueiros costumavam ficar. Aqui colete a relíquia (Ícone de Madeira). Faça o que tem que fazer e siga até a marca do objetivo.

Chegando nela, use a flecha de corda para se balançar até o outro lado. Destrua a barricada de corda à direita para criar um atalho até o resto da região e deslize pela corda. Escale pela parede de gelo e no topo, escale pela esquerda a fim de encontrar o Mapa do Arquivista. Feito isso, dispare no ponto com corda da estrutura de madeira para posicionar o peso em frente da parede de gelo. Use a pequena ponte de madeira p/ saltar na direção do peso e chocá-lo contra a parede de gelo. Isso vai revelar madeiras macias que Lara poderá escalar usando a flecha de ponta larga. Então, crie uma trilha de flechas e escale até o topo.

Vá até a catapulta e posicione-a em direção a torre com corda bem ao lado. Use a madeira da arma medieval como ponte e salte para lá. Amarre uma corda na trave desse ponto com a madeira de cordas da catapulta. Retorne até a arma medieval e use a manivela dela para movê-la destruindo a trava de madeira. Agora que a catapulta pode ser movida livremente, procure a fogueira (05/05) e acenda ela para terminar mais esse desafio. Agora, use a catapulta para disparar uma pedra no portão. Porém, o primeiro disparo não será suficiente para detonar o portão. Uma cena terá início e precisaremos ir para outra catapulta. Crie uma tirolesa e deslize pela corda. Na outra extremidade, use flechas de veneno p/ eliminar os arqueiros. Depois, alinhe a estrutura de madeira para formar uma ponte que te permita atingir a parede de gelo. Desse ponto, trace a rota até o topo e detone os dois imortais.

Sem mais ameaças, precisaremos destravar a catapulta. Primeiro, gire a estrutura de madeira que tem o peso a fim dela formar uma ponte. Use-a para atingir uma plataforma com um balde de madeira. Porém, antes de fazer qualquer coisa aqui, circule a plataforma p/ conseguir a Mochila do explorador. Depois, conecte o balde de madeira a uma dos braços da estrutura com o peso. O que você vai fazer agora é procurar um bom ângulo para mover a estrutura de madeira para que possamos derrubar o balde. Uma vez que ele esteja pendurado, dispare uma flecha na trava dele para que possamos vedá-lo. Isso vai permitir que ele encha com água. Então, apenas gire a estrutura de madeira a fim de deixar o balde debaixo da cascata e ele vai se encher de água se tornando mais pesado que o peso já existente. Agora, alinhe o peso de metal para que ele fique de frente para a parede congelada que precisamos destruir.

Em seguida, procure um local onde permita a Lara um bom ângulo da trava do balde. Abra ela para a água começar a escorrer, e rapidamente, dispare nela outra vez para fechá-la e impedir que a água se esvaia totalmente. Se fizer corretamente o peso da estrutura de madeira estará na altura ideal para que Lara salte nele e destrua a parede congelada.

Com essa proeza realizada, retorne à catapulta e se aproxime da manivela para iniciar uma cena. Arqueiros vão surgir e precisaremos utilizar a arma medieval para eliminar todos eles. Após detonar os rivais, dispare no portão p/ liberar o caminho. Crie uma tirolesa no poste de corda ao lado e deslize até a marca do objetivo. Faça outra tirolesa para deslizar e escale até o topo da torre. Desse ponto, haverá alguns arqueiros e argolas de metal para que possamos usar o machado arpéu e atravessar o desfiladeiro. Assim que atravessar a primeira argola, procure a estátua (07/08) no lado direito do telhado. Use o machado arpéu para alcançar o próximo telhado. Quando aterrissar, visite a área a oeste, ignorando a trave com corda, e procure a estátua (08/08) no telhado ao lado da fogueira. Com isso concluímos o último desafio e alcançamos a marca de 98% da área.

Por fim crie uma tirolesa e deslize pela corda. Atravesse o portão e tente cruzar a ponte para iniciar uma cena. A ponte estará caindo e você precisa ser rápido p/ chegar ao outro lado. Fazendo isso, seremos abordados por uma onda de inimigos. Use flechas de veneno e use as urnas explosivas p/ obter uma vantagem. Quando o último rival tombar sem vida, uma cena terá início. Quando retomar o controle de Lara, procure as madeiras macias da área e use a flecha de ponta larga p/ montar uma trilha até o topo. Quando tiver êxito, colete a relíquia (Entalhe em marfim) perto de umas caixas. Este foi o último coletável da região se seguiu todos os passos mencionados ou se usou o mapa que eu dispus. De qualquer forma, crie mais um caminho usando as flechas para subir e se balance na corda em direção a uma parede de gelo.

Siga a trilha pela bordas da parede onde uma bola de fogo vai tentar desequilibrar Lara. No topo, use o machado arpéu em uma série de argolas p/ atingir a parede escalável de um pilar. Depois, crie mais um caminho usando as flechas de ponta larga. No final, se balance na corda e crie uma trilha de flechas na madeira macia p/ alcançar a borda na parede. Daqui, trace a rota até o topo, onde usaremos o machado arpéu nas argolas até alcançar o acampamento Torre Partida. Use-o para comprar habilidades, equipamentos ou trocar de armas. Após concluir o quer que seja, salte para a torre em frente e vá subindo rapidamente enquanto os degraus vão despencando. Próximo do topo, parte da estrutura vai desmoronar ao ser atingida por uma bola de fogo. Pressione o botão (X) p/ permanecer agarrado. Depois, salte para a esquerda e suba. No topo, uma cena tem início.

Quando retomar o controle da heroína, vá caminhando pela borda assistindo as bolas de fogo derrubando os imortais que escalavam pela encosta da montanha. Uma destas bolas eventualmente vai destruir parte da estrutura revelando uma parede de gelo que você deverá usar para subir. Então, faça sua rota até o topo da torre usando os mecanismos do jogo. No topo, precisaremos saltar e lançar o machado arpéu na cruz de aço para se pendurar. Quando tentar escalar, um imortal vai agarrar no pé da protagonista. A mira vai surgir e você deverá disparar na cabeça do rival algumas vezes o mais rápido possível.

Ao escalar, uma cena terá início. Assumindo o controle de Lara, estaremos em um largo corredor. Nesse ponto, basicamente, siga em frente eliminando os soldados da trindade que vão surgir. Flechas venenosos funcionam bem. E felizmente, para você, nas alcovas durante o trajeto encontraremos alguns cogumelos. Após avançar o bastante encontraremos o acampamento Precipício Final. Este é um ponto sem retorno. Avançando mais que isso levará você à conclusão do jogo. Caso no Vale Geotérmico esteja 99%, retorne até lá e finalize a última sidequest da região – Segredos Antigos -, caso tenha concluído todas as nove tumbas do jogo como fizemos no decorrer da aventura.

Se não houver mais nenhuma pendência significando q/ todas as regiões já alcançaram os 100%, não nos resta mais nada a fazer exceto terminar o jogo de uma vez por todas. Então, do acampamento Precipício Final – Cidade Perdida -, salte p/ a parede escalável e suba até o topo. Ao alcançar uma grande plataforma circular, uma cena terá início e seremos apresentados ao penúltimo desafio do jogo.


CHEFE: HELICÓPTERO

Os segundos iniciais da batalha será o jogo explicando que, embora Lara tenha flechas explosivas e uma penca de outras armas, a heroína não poderá abater a aeronave pelos métodos comuns. Quando requisitar ajuda dos aliados, a protagonista vai pedir que eles disparem bolas de fogo p/ acertar o helicóptero, todavia, devido à distância, ângulo, força do vendo etc, eles não conseguem ter precisão no disparo. Em fato, a estratégia é pedir q/ os aliados disparem a bola de fogo e quando ela estiver cortando o alto da arena, você deverá disparar nela p/ que a explosão atinja a aeronave inimiga.

O primeiro disparo é praticamente um tutorial do jogo explicando exatamente o que eu descrevi acima. E, felizmente, você dificilmente vai errar. Uma vez que você atinja o helicóptero, ele vai bater em retirada, enviando contra a heroína uma onda de soldados da trindade. Quando você eliminar a onda de inimigos, o helicóptero vai retornar.

Quando isso acontecer, Lara deverá ficar procurando cobertura enquanto os aliados fazem os preparativos na catapulta p/ lançar posteriormente a bola de fogo. Embora eles tenham um arsenal interminável de bolas incandescentes, eles só poderão disparar de tempos em tempos, por isso, tente não desperdiçar a oportunidade. Você saberá que os amigos estão prontos para disparar a bola de fogo quando o botão (X) surgir no comunicador de Lara. Procure um bom ângulo, peça para disparem a bola de fogo e tente detoná-la perto do helicóptero rival. Desta premissa, basicamente, acerte o helicóptero, elimine a onda de inimigo que sempre virar depois e tente atingir a aeronave de novo. Repita o processo três vezes até derrubar a aeronave.


Quando o helicóptero for abatido, uma cena terá início e vamos acabar caindo para uma câmara subterrânea. O local é guardado por quatro imortais. É muito fácil eliminar este grupo de forma furtiva. Assim q/ eliminar o primeiro grupo, outra onda de rivais vai surgir. Novamente, tente aplicar eliminações furtivas. Se aproxime do helicóptero caído para iniciar uma cena que nos levará para o confronto final contra…

CHEFE FINAL: KONSTANTIN

O cara logo de início vai tirar todas as nossas armas, embora só o vejamos retirando o arco… Então, essencialmente, esta luta será travada utilizando a furtividade. Há colunas e paredes no cenário que você deverá utilizar para se esconder de Konstantin. Haverá também objetos como latas que poderemos arremessar p/ atrair a atenção do adversário. Não importam quais meios utilize aqui, é preciso se aproximar nas costas do oponente e pressionar (Y) para golpeá-lo. Repita isso algumas vezes e a luta vai terminar. Quando finalizar o rival pela última vez, precisaremos participar de um evento de tempo corrido (QTE – Quick Time Event) q/ consiste em pressionar os botões q/ surgirão na tela, antes do tempo terminar a fim de derrotar o rival definitivamente.

Após o confronto, uma cena terá início e Lara precisa decidir entre matar Konstantin ou deixá-lo viver com a vergonha da derrota. Ainda que seja uma decisão q/ você pode tomar livremente sem nenhum prejuízo, Konstantin morrerá de uma forma ou de outra, adianto. Após tomar sua escolha, suba a escadaria p/ alcançar a Câmara das Almas e assistir ao lance final do jogo. CONGRATULATIONS!!!!

Detonado criado por Alcam

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