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Rise of the Tomb Raider – Detonado (parte 3)

Tumba 06: Catacumba das Águas Sagradas (Catacomb of Sacred Waters)

Caia na água e procure um tronco que forma uma árvore no lado leste dessa parte do mapa. Use esse tronco para saltar em direção a uma gruta. Avance pelo interior da caverna subindo uma escadaria rochosa. No topo da escada, siga pela direita até escorregar por uma ladeira e mergulhar em uma piscina abaixo. Nade até a abertura na rocha e se esprema por ela. Depois use a flecha de corda e crie uma tirolesa p/ atingir o outro lado. Desça pela rampa e estaremos em uma câmera circular. Nessa área, procure entre as duas colunas da direita a caixa com a relíquia (cesta de prata). Continue em frente até localizar um acampamento. Faça nele o que precisar e desça. Quando descer, siga para direita e colete o documento atrás do barco azul. Observe a região e tente decifrar o segredo. Não conseguiu? Vem comigo…

A primeira coisa q/ você precisa saber é que esse rio é mais perigoso do que aparenta. Se cair nele a correnteza arrastará Lara para uma queda de água onde a heroína vai se esborrachar nas rochas. Há carretéis e canoas espalhados pela área. O que Lara terá que fazer é usar a flecha de corda p/ ligar estes pequenos barcos aos carretéis para atingir a ilhota no centro da área, onde dela, poderá alcançar a passagem do outro lado do rio. Então, se aproxime do carretel à esquerda e prenda-o no bote próximo. O problema é que a embarcação será puxada rapidamente e não ficará muito tempo presa na corda. Quando ela se soltar, você deve pular para a ilha central ou será arrastado para uma morte certa.

Quando atingir a ilha central, colete o documento na área dos pilares. Agora, precisaremos atravessar. Escondido no lado esquerdo existe um bote. O jogo sugere que o prenda no carretel como anteriormente fizemos. Mas, puxados por esses carretéis, a canoa costuma mover-se muito rápido. E em cima dela, teremos que acertar uma flecha de corda no carretel q/ fica na borda da passagem onde queremos ir. Então, uma dica. Ao invés de prender a canoa no carretel, dispare a flecha de corda na canoa e Lara vai puxá-la. Ela vai começar a se mover, ainda que rápido, mais lento do que se estivesse no carretel. Salte sobre ela e rapidamente tente acertar uma flecha de corda no carretel na parede da passagem onde queremos ir. Quando tiver êxito, use a manivela do bote p/ ser puxado até lá. Seja rápido no processo ou a canoa será arrastada pela correnteza e despencará na queda de água. Quando mover a manivela da jangada e se aproximar do carretel, escale a parede e siga em frente.

Logo adiante colete o mapa do arquivista sobre a mesa de pedra e desça a escadaria em direção ao altar. Antes de examiná-lo, colete a relíquia (cálice). Após conseguir os itens dispostos acima, examine o altar p/ concluir a tumba e conseguir Conhecimento Anatômico. Agora retorne p/ o Vale Geotérmico usando os meios já descritos (carretéis e canoas). Porém, quando chegar à ilha central, você pode tentar nadar até a saída sem usar um dos barcos.


Agora que concluímos mais uma tumba opcional, vá até a marca do objetivo no mapa e preparemo-nos para explorar uma nova região, a Acrópole.

A Acrópole

Antes de iniciarmos, tome note de que não tem como concluir a região em 100% na primeira visita. Porém, assim que os eventos dessa região terminarem, você poderá retornar e alcançar os desejados 100%.

Após atravessar pelo buraco na porta estaremos em uma ponte. Desça e procure o documento (1/10) debaixo dela. Feito isso, suba e siga a trilha linear oposta à porta que usamos p/ chegar aqui. Cruze pelo tronco caído e escale pela parede na direita. Salte na encosta escalável e dirija-se às escadarias do lado. No topo, crie a corda da tirolesa e atravesse. Caia na água e siga em frente até testemunhar uma cena com helicópteros. Desça o declive até um acampamento abandonado. Aqui, você poderá coletar todos os itens expostos no mapa, exceto a moeda antiga. A caixa de sobrevivência (1/3) é difícil de localizar.

Colete o documento (2/10) no canto noroeste do mapa, o documento (3/10) dentro da tenda central e o documento (4/10) sobre umas caixas no centro da área. Em seguida, abra a Caixa Forte (1/3) a leste da área (precisa da gazua) e a caixa forte (2/3) dentro da tenda central. Visite a tenda sudoeste dessa área e colete a relíquia (relicário). Por fim, a caixa de sobrevivência (2/3) fica ao lado de uma tenda no canto sudoeste do mapa. Não existe um momento melhor para iniciar o desafio Interferência (Cut short). Este consiste em destruir seis rádios comunicadores (Walkie Talkie) espalhados pela Acrópole. Então, certifique-se de destruir o primeiro Rádio comunicador (1/6) dessa área e iniciar o desafio.

Quando fizer a limpa e seguir os passos indicados no parágrafo acima, hora de seguir em frente. No ponto do objetivo uma cena terá início e veremos uns soldados patrulhando a área. Seis deles. Se quiser use a furtividade lançando objetos p/ atrair a atenção dos rivais separando-os ou desça bala para todos os lados. É com você. Após eliminar os inimigos, destrua o rádio comunicador (2/6) na tenda da esquerda, o rádio comunicador (3/6) na barraca da direita e também o rádio comunicador (4/6) na tenda do canto sudoeste dessa área. Feito isso, siga em frente atravessando o corredor apontando pelo feixe de luz do objetivo.

Siga em frente até descer uma rampa e encontrar um soldado da trindade de costas observando a parede. Cuidado! Embora seja tentador aplicar uma execução furtiva, existe outro soldado patrulhando o perímetro. Espere este ficar de costas para o que observa a parede antes de tentar uma eliminação furtiva. De qualquer forma, uma vez q/ lidar com os soldados, siga em frente até alcançarmos uma sala com mais um grupo de rivais. Sinta-se livre de adotar a estratégia que seja mais conveniente a você para despachá-los. Quando eles forem eliminados, siga em frente até o chão se romper e Lara cair em um túnel subterrâneo.

Após a queda, uma dupla de soldados vai surgir e examinar uma abertura na parede. Eles estão muito próximos um do outro para eliminação furtiva. Então, use uma das garrafas e faça-os se separarem. Após lidar com as ameaças, investigue a parede que eles observavam para Lara se espremer pela abertura. Do outro lado, siga em frente até encontrar soldados com reféns. Não importa as ações aqui, um dos reféns sempre será abatido, ainda que visivelmente pareça que não…

Após a cena, examine a parede oposta à filha de Jacob (a indicada pelo objetivo) e destrua ela. Siga pelo corredor e assim q/ descer, cheque o mural logo à esquerda. Continue avançando pelo corredor até uma cena mostrar Lara observando pela janela uma barricada que não podemos destruir. Quando puder mover a protagonista, desça pela esquerda e se aproxime do fundo da sala p/ conseguir a Flecha com Granada. Depois, colete a relíquia (amuleto de cervo) sobre a caixa e retorne até a janela onde a protagonista espiou anteriormente.

Desse ponto, use a recém-adquirida flecha c/ granada e destrua a barricada. Uma cena terá início. Assim q/ retomar o controle de Lara, suba as escadarias e examine o monólito no meio da subida e colete o documento (5/10). Se conseguiu ler o monólito, as moedas antigas serão exibidas no seu mapa. Então, volte em direção à moeda antiga (1/3) e colete-a. Retorne ao acampamento no meio da escadaria p/ fazer melhorias nos equipamentos ou compre habilidades se desejar. Continue subindo a escada e no topo, avance pela trilha de madeira. Assim que atravessar a primeira série de tábuas estreitas, colete o documento (6/10) encostado na parede. Continue em frente saltando para a ponte. Após escalar ela, vá até a extremidade esquerda e colete a relíquia (bula). Siga para a ponta oposta da ponte e use a flecha explosiva p/ destruir a barricada. Com a passagem liberada, siga adiante e espremendo por baixo da porta.

Essa região estará cheia de soldados da trindade. Use os meios necessários para derrubá-los. Existe uma caixa forte (3/3) no lado oeste dessa área. Vá até a área adjacente onde mais um grupo de inimigos precisa ser neutralizado. Assim que eliminá-los, destrua o rádio comunicador (5/6) na tenda oeste. Continue a rota linear confrontando os soldados até avistar uma escada. A esquerda dela (oeste no mapa) há uma estrutura com arcos de pedra. Escale a beirada desse arco e explore o canto esquerdo da estrutura (próximo a uns escombros) e desenterre a caixa de sobrevivência (3/3). Algumas vezes não podemos coletá-la até que todos os soldados tenham sido abatidos. De qualquer forma, suba a escada e avance até iniciar uma cena.

Quando retomar o controle de Lara, colete o documento (7/10) na tenda a esquerda (oeste no mapa) e destrua o rádio comunicador (6/6) na mesma tenda finalizando com isso o desafio Interferência. Quase oposto a esta tenda encontramos o Mapa do arquivista que vai revelar os segredos do mapa. Feito isso, se não conseguiu coletar a caixa de sobrevivência anterior devido ao fato de existirem ameaças próximas, retorne até ela e escave-a.

Siga em frente e logo encontraremos um acampamento onde você poderá usá-lo para criação de itens e compra de habilidades. Quando pronto, continue avançando e seremos interceptados por alguns soldados, inclusive, um equipado com escudo. Após eliminá-los, colete o documento (8/10) ao lado da grade no centro desse corredor. Vá até o final da trilha e passe por baixo da porta. Alguns soldados trabalham aqui. Liquide-os furtivamente ou não. Assim que eles baterem as botas, outro grupo vai surgir, cuidado p/ não ser surpreendido. Quando a segunda onda de inimigos for derrotada, dois oponentes com escudo vão surgir. Desde que você adquiriu a flecha explosiva, esses caras deixaram de ser um problema. Assim que você os derrotar, uma cena tem início.

Quando assumirmos o controle de Lara, teremos avançando automaticamente na Acrópole para um ponto onde não há retorno. Isso nos faz perder o documento indicado pelo número #10 no mapa q/ eu dispus. Perderemos também a moeda antiga #3. Isso acontecerá sempre. Então, vamos terminar a fase pegando o restante dos coletáveis antes de retornarmos aqui.

A cena se conclui com a heroína adquirindo o Carretel. Crie a tirolesa e atravesse p/ o outro lado. A partir de agora, você poderá usar o Machado Arpéu p/ se balançar nessas argolas de metal (ou em qualquer beirada ou ponto escalável). Porém, antes de fazer isso, caia no buraco e colete a mochila do explorador. Suba e então, use o machado arpéu p/ saltar ao outro lado. Atravesse pelo tronco caído em forma de ponte e o jogo informará que Lara poderá usar o machado arpéu p/ se agarrar nas beiradas inatingíveis. Assim que fizer isso e escalar, visite a área imediata a direita, onde você poderá inspecionar o documento (9/10). Agora, basta continuar em frente até eventualmente você emergir no Vale Geotérmico.

No acampamento desbloqueado, abra a caixa forte e antes de fazer qualquer coisa, nada mais justo que retornarmos à Acrópole e coletar os itens pendentes a fim de conseguir os 100%. Use o acampamento e viaje rapidamente para a área do primeiro acampamento da Acrópole, onde nossa moeda antiga (2/3) aguarda. Depois, viaje até o segundo. Na área onde haviam os soldados existirá um poço no qual poderemos descer. Desça e siga em frente até encontrar um canal. Salte para a outra margem e colete o documento (10/10). Siga o curso contrário às águas se aventurando pelo túnel até encontrar um buraco na parede. Atravesse por ele e colete a moeda antiga (3/3) perto da grade de aço.

Revisitando os Ermos Siberianos

Concluímos à Acrópole, agora, é uma boa hora de retornar à região dos Ermos Siberianos e explorar as duas cavernas no canto sudoeste do mapa. Agora já possuímos o necessário p/ explorá-las e conseguir os coletáveis pendentes de lá, como a relíquia (anel de arqueiro) e a relíquia (tug mongol). Coletando estas, você obterá o status de 100% completado nesta região.

Uma vez que obtivermos os 100% completado nos Ermos, poderemos arriscar uma exploração na Base Soviética, ainda que não tenhamos o necessário para concluir tudo. Porém, é possível deixar o local com uns 92%. Visite qualquer um dos Acampamentos dos Ermos e viaje até a Base Soviética.

Explorando a Base Soviética

Quando visitamos essa região a primeira vez, estávamos muito pobres de equipamentos. Com a flecha explosiva, faca, o machado arpéu e demais habilidades, é possível pegar 90% dos coletáveis nesse momento. Os últimos só serão possíveis quando formos obrigados a voltar aqui através da campanha principal. Eu não vou apontar a localização dos itens, visto que a razão de ter postado o mapa é para evitar este transtorno. Porém, para não ficar de mãos abanando, vou ajudar a concluir o desafio pendente Capture a Bandeira.

Desafio: Capture a Bandeira (Capture the flag)

bandeira (1/7) fica no acampamento a oeste da imagem do cervo no canto noroeste do seu mapa. Ela fica perto da grade de aço. Vá até lá e use a faca p/ cortá-la. Depois, visite a instalação a leste e escale até o telhado onde encontraremos a bandeira (2/7). Procure um dos acampamentos e viaje até o que fica ao lado do Barracão se Suprimentos.

Ao lado do barracão corte a nossa bandeira (3/7). Desça algumas séries de escada e rume em direção a bandeira (4/7). Desça até a cabana com um grande cilindro metálico no jardim. Use a escada do cilindro p/ alcançar a bandeira (5/7). Viaje rumo ao centro do mapa (perto da imagem do cervo) e procure uma torre de observação. A bandeira (6/7) fica ao lado desta. E por fim nossa última. Vá sentido sul/sudoeste até a instalação soviética dessa região. Procure ao lado do caminhão nossa bandeira (7/7).

ALCAM, e os demais desafios? Bem, tanto o Dados Corrompidos quanto opinião diferente, foram concluídos durante a aventura de Lara no primeiro momento que tivemos a oportunidade. O primeiro desafio se concentra na instalação do lado noroeste do mapa, enquanto o segundo fica na instalação sul. Caso você tenha se perdido por alguma razão, acompanhe cada um deles abaixo.

Desafio: Opinião Diferente (Difference of Opinion)

Chegando na instalação sul, suba a escada do vagão, salte p/ o telhado da casa e depois salte para a estrutura vizinha. Daqui, procure uma barricada de corda na cabana da esquerda e destrua ela p/ revelar uma passagem. Vá até lá e queime o cartaz (1/7). Escale a escada amarela a direita depois salte para a estrutura adjacente. Suba a escada e siga em frente até encontrar uma área aberta. Aqui, verifique na alcova ao lado da entrada da tumba (Mina Vermelha) o cartaz (2/7). Siga para a área seguinte e procure a barricada de corda. Destrua ela e deslize pela rampa. No fundo, queime o cartaz (3/7). Retorne à área anterior e procure o cartaz (4/7) na varanda, acima da entrada.

Use a flecha de corda para se balançar até o outro lado. Siga a trilha linear de madeira e escale a parede. Depois, suba a escada e salte para as bordas da instalação a frente. Use as traves de madeira para atravessar e depois deslize pela corda. Continue indo em frente até encontrar uma escada amarela. Escale por ela e no topo, olhe para o alto a direita e queime o cartaz (5/7). Ainda nessa área, é possível que queimar o cartaz tenha destruído a barricada de madeira. Do outro lado da barricada procure o cartaz (6/7). Se balance pela corda a esquerda e siga a trilha linear até se abaixar por um túnel. Assim que rolar pelo buraco na parede, procure o cartaz (7/7) preso na parede oposta.

Desafio: Dados Corrompidos (Data Corruption)

Viajando até o acampamento no canto noroeste do mapa, atravesse pela grade e destrua o primeiro notebook (1/10) na cabana da esquerda. O notebook (2/10) está em outra cabana, mais a direita. Saia dessa cabana e siga em direção noroeste passando pelo guindaste vermelho. Logo encontraremos outra choupana. Aqui, detone o notebook (3/10). Retorne ao acampamento e siga em sentido oposto à grade pela qual nos esprememos e se aventure pelo túnel. Suba a escada e, no topo, detone o notebook (4/10) logo ao lado. Continue em frente até eventualmente descer em um túnel com água. Quando emergir do outro lado, detone o notebook (5/10) perto do portão azul. Logo à frente, passando o portão, destrua o notebook (6/10) sobre uma caixa. Há também o notebook (7/10) sobre outra caixa mais adiante, e o notebook (8/10) sobre a mesa oposta ao caminhão. Visite o interior da cabana ao lado deste último e lá dentro detone o notebook (9/10) e o notebook (10/10).


Agora que concluímos a visita na Base Soviética e coletamos quase todos os itens, hora de retornar à campanha principal. Para isso, retorne até o último acampamento que desbloqueamos no término da Acrópole (sudeste no mapa) do Vale Geotérmico.

Vale Geotérmino (Retornando)

Do acampamento na região sudeste do mapa que desbloqueamos na saída da Acrópole, use o machado arpéu p/ se balançar e deslize pela corda. Assim que deslizar, escale a parede à sua direita e inspecione o documento sobre uma caixa. Desça e use a flecha de bomba p/ detonar a barricada bloqueando a entrada da choupana e colete a caixa forte. Ao lado dessa mesma cabana existe um documento sobre uma caixa. Mais a esquerda desse coletável existe uma caixa de sobrevivência rente à encosta rochosa da montanha. Use a árvore em frente da choupana e vá até o telhado. Depois, salte no galho da árvore para se balançar até uma casa na árvore. Aqui você consegue o mapa do arquivista. Se não conseguiu localizar a caixa de sobrevivência mencionada, ela será exibida no seu mapa.

Deslize pela corda e siga em frente até encontrar um dos aliados. Ele não tem muito a acrescentar, então continue em frente cortando pelo rio rumo à marca do objetivo. Quando chegar nela, você avistará um soldado de costas para a água. Aproveite a chance e aplique uma finalização furtiva, depois, use os meios disponíveis necessários para eliminar o restante das ameaças. Assim q/ a área estiver limpa, busque por coletáveis. Depois, entre na choupana indicada pelo objetivo e atravesse pela janela do fundo. Uma cena terá início, e depois, você precisará enfrentar um grupo de soldados da trindade. Quando não houver mais inimigos, use o mapa que eu dispus e cace os coletáveis pela área.

Embora estejamos nas proximidades do desafio Arremesso de Cabaças, não poderemos iniciá-lo agora.

Após coletar tudo o que estiver ao seu alcance, siga em frente até Lara se esconder em uns arbustos e uma cena ter início. Estaremos em uma área cheia de soldados. Você poderá usar a furtividade ou não. Fica a total critério seu quais métodos adotar. Uma vez que lidar com os sujeitos, entre na cabana indicada pelo objetivo, suba a escada e na varanda, salte para a parede. Você precisará usar machado arpéu p/ se agarrar. Salte para a parede escalável à direita e vá até o topo. Desça a escada à esquerda e colete um documento sobre a caixa de madeira. Ative o acampamento (pátio da catedral) e siga para área vizinha. Aqui existe um puma, jaguar, algo assim. Se usar o instinto de sobrevivência será possível localizar o animal no topo de uma estrutura rochosa se alimentando da presa. Se quiser, já dispare nele desde já, ou, use o contra-ataque na esquiva p/ neutralizar a ameaça.

Antes de ir até a estrutura onde o felino estava, suba as escadas no fundo da área onde encontraremos a caixa da relíquia (ponta de flecha). Suba o resto da escada e salte na trave. Depois, use o machado arpéu p/ se balançar e saltar em direção a borda da parede. Escale pela parede e existirá um soldado patrulhando o topo da torre. Finalize-o furtivamente assim que possível. Desse ponto, salte em direção à escada e utilize o machado arpéu p/ se pendurar na beirada. Suba a escada e inspecione o documento na base da porta de madeira. Salte na trave e trace a rota até a janela no topo da porta de madeira. Use o machado arpéu nas argolas e salte p/ a plataforma adiante. Continue subindo a escadaria e no final, salte para a plataforma a frente usando o machado arpéu p/ se agarrar na borda. Salte para a torre vizinha e se quiser, use o arco e flecha p/ finalizar furtivamente o soldado patrulhando a estrutura ao lado.

Vá até o topo da estrutura onde estava o soldado e use a flecha p/ derrubar outro inimigo que patrulha a torre mais acima. Agora, vá até onde o rival costumava ficar e salte nas argolas usando o machado arpéu. Prenda-se na parede e escale até o topo. Quando fizer isso, desça a escadaria e use a trave p/ se balançar e a alcançar o interior da catedral. Aqui dentro é muito simples. Apenas procure a parede para se impulsionar (ao lado do sino caído) e se pendure na beirada. Trace sua rota até atingir uma madeira estreita que forma uma ponte. Desse local você avistará uma escada pendurada. Salte até lá e use o machado arpéu p/ se agarrar. Atravesse a passagem ao lado p/ iniciar um evento que vai acabar com Lara pendurada. Use a pistola e rapidamente destrua os pesos (geradores) pendurados pelas cordas antes que a protagonista e Ana caiam.

Arquivos Inundados

Após os eventos anteriores, assumimos o controle de Lara na sala circular do mapa dos Arquivos Inundados. Ao invés de ir em frente, explore a região atrás da heroína e você avistará o documento (1/5) ao lado da parede. Siga em frente se espremendo pela brecha e ative o acampamento Câmara do Arquivo. Logo a frente da fogueira examine o mural (1/3) aumentando sua fluência em grego antigo. Faça o que tiver interesse no acampamento, depois, atravesse o corredor cheio de corpos carbonizados rumo à marca do objetivo. O caminho estará bloqueado. Você precisará detonar os vasos vermelhos q/ contém o fogo grego. Isso causará uma explosão abrindo passagem. Lembre-se disso, pois em áreas com inimigos, você pode tirar proveito desses vasos p/ detonar os soldados q/ estiverem próximos. Com a passagem liberada, siga em frente.

Assim que atravessar a passagem criada, vire à direita e colete o documento (2/5) sobre o pedestal. Feito isso, vá até a sala vizinha, mas não desça. Ao invés disso, observe uma dupla de lustres no teto. Use o machado arpéu p/ sair se balançando e saltando por eles até uma plataforma. Nesta, examine o pedestal perto da grade de aço p/ conseguir o documento (3/5) (Exílio). Desça e faça menção de se aproximar do artefato p/ iniciar uma cena. Soldados invadirão o local e você precisará eliminá-los. Use os vasos vermelhos para ter uma grande vantagem nessa batalha.

Assim que as ameaças forem neutralizadas, proceda para a próxima área e uma onda de inimigos vão descer por cordas. Use sua melhor tática para derrubá-los. Quando tiver êxito, uma segunda onda vai surgir. Se possuir flechas granadas, use-as, pois os inimigos estarão reunidos quando descerem pelas cordas. Quando neutralizar todas as ameaças, siga pelo corredor que se estende para leste e uma cena vai acontecer onde Lara será atacada por um cara usando lança-chamas. Quando assumir o controle da heroína estaremos na água. Nade por baixo da água evitando as chamas na superfície de fogo até uma cena ocorrer e adquirirmos o Respirador.

Desse ponto, vá em frente cruzando o túnel submerso até que seja possível sair desse túnel. Quando conseguir, escale a parede e estaremos diante de um puzzle. A primeira coisa a se fazer é mirar nos barris boiando em frente à base da estátua e detoná-lo. O colosso vai balançar, mas não vai cair. Nosso objetivo é derrubar a estátua, para isso, teremos que arrumar uma forma dos barris explosivos chegarem à base dela. Mas, faremos isso daqui a pouco. Por hora, retorne até o buraco no qual chegamos a essa área e use as escadas que ficam a norte dele. Siga o corredor linear e passe por baixo da grade e escale a mureta. Logo à frente existirão três soldados. Espere eles se separarem antes de tentar uma aproximação e aplicar eliminações furtivas. Assim que se livrar deles, procure a barricada de corda no canto noroeste da sala e detone-a. Depois, procure a parede escalável nessa mesma região. Escale e no topo, pegue a direita evitando as armadilhas no chão. Isso vai te levar até a caixa da relíquia (1/2) (pendão).

Agora, vá pela esquerda e explore a primeira passagem à direita que encontrar. Aqui, use a estrutura de madeira p/ se agarrar na caixa pendurada. Da caixa, salte para passagem ao lado e colete a mochila do explorador na varanda. Desça e colete a caixa de sobrevivência (1/3) que será exibida no canto noroeste do mapa. Se destruiu a barricada de corda indicada anteriormente, você poderá usar essa passagem p/ retornar à sala onde haviam os três soldados e escalar a parede outra vez. No topo, siga pela esquerda até o final da trilha. Salte para a plataforma ao lado e examine o pedestal para coletar o documento (4/5) aumentando a fluência mongol de Lara. Mais a esquerda desse ponto você encontrará o monólito. Inspecione-o para revelar a localização das moedas antigas.

Desça e vá em direção da caixa de sobrevivência (2/3) que fica perto do acampamento dessa área do puzzle. Feito isso, procure o caminho logo a sul desse acampamento. Siga por ele e afunde na água. Graças ao respirador, você poderá ficar submerso por tempo ilimitado. Acima haverá três inimigos na medida em que Lara avança pelo túnel subaquático. Espere eles começarem a patrulhar o local e tente eliminá-los furtivamente. Quando tiver êxito, vá para superfície e procure uma escada de madeira. Suba por ela e no topo, pegue a direita e derrube a barricada de cordas.

Atravesse por ela e percorra o corredor que se estende a sul da escultura de cavalo. Logo estaremos em uma sala com mesas e cadeiras. Sobre uma das mesas você consegue o Mapa do Arquivista. Use qualquer das janelas para se pendurar nas argolas com o machado arpéu e salte para a estrutura vizinha. Aqui, use a flecha de corda e derrube a barricada. Antes de atravessar por essa passagem, explore o corredor à esquerda evitando a armadilha no chão e colete a relíquia (Estandarte de Batalha). Salte para a estrutura de madeira e use-a para atingir o outro lado. Aqui, ande alguns metros e examine o documento (5/5) sobre a caixa oposta à escada. Agora, retorne até a estrutura de madeira e desça. Explore a área abaixo dessa estrutura de madeira p/ escavar a Caixa de Sobrevivência (3/3).

Após coletar tudo o exposto nos parágrafos anteriores, é hora de concluirmos o puzzle desse lugar. Abra o mapa e vá em direção da região noroeste do mapa (possivelmente indicada por uma das marcas do objetivo). Nessa área, dispare uma flecha de corda na tampa da estrutura de madeira para fazer deslizar um barril explosivo. No lado oposto a essa armação de madeira existe uma espécie de gangorra, balança. Enfim, ligue o barril a uma das extremidades da estrutura em forma de balança por meio de uma corda. Feito isso, se aproxime do barril e pressione (X) para Lara chutá-lo em direção a água. Quando o barril cair na água, dispare outra vez na tampa da estrutura de madeira p/ trazer outro barril. Como anteriormente, use uma corda e ligue o novo barril à outra extremidade da gangorra. Feito isso, chute o barril p/ água. Agora, dispare uma flecha em uma das extremidades da gangorra p/ que Lara possa puxá-la e posicioná-la verticalmente.

Se fez corretamente, um dos barris estará sobre a estrutura de pedra. É esse que queremos empurrar na piscina da grande estátua. Então, corte a corta dele com (Y) e chute-o em direção da estátua. As correntezas vão levá-lo até a base da escultura. Detone-o p/ fazer o colosso se inclinar ainda mais. Agora, visite a região sudoeste do mapa onde encontraremos mais uma estrutura de madeira cuspidora de barris. Lance a flecha de corda na tampa e faça um barril deslizar para baixo. Apenas espere as correntezas o levarem até a barricada de madeira para detoná-lo. Vá até a margem oposta e você avistará uma trave com corda. O que precisaremos fazer agora é trazer outro barril para baixo. Quando a correnteza o trouxer, prenda uma corda ligando ele ao poste.

Fazendo isso evita que o barril atinja as chamas e seja detonado. Seguro das chamas, corte a corda e deixe o barril ser levado pela correnteza até a base da estátua. Detone-o para tombar o colosso e iniciar uma cena. Nesse momento, os imortais vão surgir e uma chuva de flechas flamejantes vão cair sobre Lara. Você precisará seguir o trajeto linear utilizando-se da mecânica do jogo até alcançar o topo da região. Desde o início, você vai querer correr rapidamente até a rampa criada pela estátua, utilizar-se da borda a esquerda e subir a escada. No topo, escale a parede à direita usando as bordas fornecidas e use o machado arpéu no topo para balançar até a estrutura vizinha. Siga pela trilha de madeira e no final, use o machado arpéu p/ atravessar a parede em chamas.

Da varanda, salte para a viga de madeira paralela e use-a para atingir a parede onde poderemos escalar. No topo, use o machado arpéu e se balance até uma caixa pendurada. Aqui, cuidado! Sempre uma flecha maliciosa vai desequilibrar Lara. Pressione o botão que aparecer na tela p/ retomar o equilíbrio. Em cima da caixa, use a barra próxima para balançar até a parede de madeira. No topo, continue correndo para a esquerda e use o machado arpéu para se balançar até a próxima plataforma. Vá até a extremidade dela e salte para a plataforma adiante onde iremos deslizar pela encosta gelada e mergulhar em uma piscina.

Quando assumir o controle de Lara, apenas siga em frente pelos túneis inundados e não se esqueça de coletar a moeda antiga (1/3) assim que atravessar o primeiro túnel submerso. A moeda fica atrás de uma parede com tijolos e estalagmites. Se esprema pela brecha na parede e siga em frente. Atravesse o longo túnel submerso até eventualmente emergir. Caminhe alguns metros e logo você avistará a Caixa Forte (1/1). Depois, inspecione o Mural oposto a caixa para aumentar a fluência em grego.

Bem, se coletou tudo o q/ eu mencionei durante a aventura anterior, alcançamos um total de 82% da área concluída. Restam-nos duas moedas antigas e um mural. Infelizmente, não temos como explorar mais a fundo esta região dos Arquivos Inundados por falta de equipamentos. Assim que pudermos retornar aqui e concluir a região eu informarei.

Dessa área do mural e da caixa forte, basta seguir o restante da rota linear tendo uma conversa com Jonas. Quando ele parar de falar, escale a parede e estaremos de volta no Vale Geotérmico.

Vale Geotérmico (Segundo Retorno)

Colete a caixa de sobrevivência perto da encosta rochosa oposta à saída da caverna e siga em frente. Logo avistaremos um aliado. Como de costume, ele não tem muito a oferecer. Então, use o machado arpéu para alcançar o topo da plataforma na árvore logo ao lado. Aqui, você poderá inspecionar mais um documento. Embora o jogo sugira que usemos o machado arpéu no galho da árvore para nos balançarmos em direção da ponte de madeira caída, estamos quase de frente para a entrada de uma tumba. Então, não há impedimentos para não iniciá-la agora mesmo.

Tumba 07: Banhos de Kitej (Baths of Kitezh)

Deslize pela corda ao lado do aliado. Feito isso, colete o documento no alto das rochas, lado leste (sudeste da imagem do urso). Será preciso usar o machado arpéu p/ se prender na borda e escalar até o coletável. Feito isso, siga sentido norte rumo à entrada de uma caverna. Destrua a parede de tijolos e mergulhe na piscina. Graças ao respirador, poderemos afundar e atravessar o túnel submerso. Do outro lado, siga a trilha linear até se deparar com fortes jatos de água sendo cuspidos da parede.

Use a raiz como ponte e caminhe esperando o momento exato para passar e evitar ser atingido pela água que jorra da parede. Atravessando o perigo, encontraremos um acampamento (do turbilhão). Logo ao lado do acampamento colete a relíquia (estojo de pergaminho). Ative a armadilha de espinhos disparando no dispositivo no chão e atravesse o túnel. Do outro lado, colete a relíquia (Jarro de Marfim) a direita. Suba a escada e no topo, explore a alcova da direita para conseguir um Documento. Agora, siga o restante da trilha pela esquerda e se esprema pelas raízes retorcidas p/ encontrar a câmara central da tumba. Mergulhe e nada p/ direita onde existe uma área que podemos escalar. Aqui, semi-enterrado na areia, colete o Mapa do Arquivista.

Salte na água e nade até o bote azul. Prenda ele na trave com corda oposta e gire a manivela para movê-lo até o centro da área. Agora, será preciso que prendamos ele à trave oposta àquela onde coletamos o mapa. Gire a manivela e mova o bote até lá. Existe uma janela q/ poderemos atravessar. Do outro lado, caso não tenha conseguido desvendar o segredo, o truque é mover a alavanca no fundo da sala p/ descer o nível da água. Depois, rapidamente, ir até a manivela oposta e prendê-la à alavanca por meio de uma corda. Quando tiver êxito, mova a manivela p/ ela puxar a alavanca impedindo que o nível da água suba. Volte ao bote em seguida. Agora, ligue por corda a manivela do bote com a trave oposta. Gire a manivela do bote a fim de levar a embarcação até o local onde coletamos o mapa.

Existe um buraco na parede o qual você poderá nadar através e alcançar uma nova área com alavanca. Vá até ela, mas, antes de ativá-la, prenda uma corda ligando ela com a manivela do bote. Feito isso, puxe a alavanca p/ descer o nível das águas. Use a estrutura de madeira p/ alcançar uma janela no alto e retornar rapidamente ao bote. Gire a manivela até o nível da água descer completamente. Sem água no caminho, dirija-se até a grade da área e barris explosivos estarão à mostra. Detone-os para abrir a passagem e escale até o altar. Examine o códice e consiga a habilidade Pegada de Ferro. Hora de partir. Há apenas uma saída disponível. É uma escada. Suba por ela e no topo, inspecione o documento (Novo Propósito) perto da estátua. Use a flecha e derrube a barricada de corda. Faça sua rota até a saída e estaremos de volta ao Vale Geotérmico.


Da entrada da caverna, rume em direção à marca do objetivo. Eventualmente você encontrará um acampamento (Linha da Colina). Colete o mapa do arquivista. É um bom momento, agora, para concluirmos o desafio Mergulho alto. Um dos pontos de mergulho, indicado pela foto abaixo, está bem pertinho deste acampamento.

Desafio: Mergulho alto (Dive)

As localizações dos pontos de mergulho são fáceis. Todos eles são marcados com tinta vermelha evitando que Lara salte de um local inadequado. Para executar o mergulho, você deverá pressionar e segurar o botão de mira logo depois de saltar. O ponto (1/4) está indicado na imagem acima. Ele fica ao lado do acampamento linha da colina, noroeste do mapa do Vale. O ponto de salto (2/4) fica na torre de vigilância que visitamos durante a missão Estratégia de Defesa. Esta fica no canto sudoeste do mapa do Vale Geotérmico, próximo da cabana da aliada que nos ofereceu a missão de caçar javalis. O ponto (3/4) fica na grande torre onde conseguimos a flecha de fogo, ilha isolada na região sul da primeira parte do Vale Geotérmico. E por fim, o ponto de mergulho (4/4) fica em frente a entrada da tumba no centro/norte da primeira parte do mapa do vale. Em caso de dúvidas, examine o mapa da região q/ eu dispus e localize os pontos.

Eu não sugeri esse desafio agora ao acaso. Oh, não. Me dispus a mencioná-lo agora porque o último local de salto indicado acima fica perto de uma tumba. Na primeira vez que passamos por aqui não tínhamos o machado arpéu. Agora nós temos e poderemos desvendar os segredos da tumba Fosso do Julgamento.

Tumba 08: Fosso do Julgamento (Pit of judgment)

Uma vez que tenhamos concluído o desafio dos mergulhos, vá até a entrada da tumba e use o machado arpéu p/ se balançar até o outro lado. Se esprema pela abertura e ativaremos o acampamento Ravina Escondida. Use-o para fazer o que desejar e quando pronto, use o machado arpéu outra vez para atravessar mais um desfiladeiro. Do outro lado, explore a área perto de uma queda de água p/ localizar a Mochila do Explorador. Continue em frente e Lara vai deslizar por uma rampa. Salte no momento adequado p/ se pendurar na parede adiante. Use o machado arpéu p/ mais eficácia. No topo da parede, atravesse o tronco caído e colete a caixa de sobrevivência no lado esquerdo da área. Quando coletá-la, atravesse o túnel. Na outra extremidade, tente saltar p/ o outro lado apenas para escorregar e deslizar até o fundo da tumba.

Mergulhe na água e nade em direção a ilha onde as pontes de madeira se convergem. Aqui, no canto noroeste desta ilhota (ao lado da estrutura de varas de madeira) escave a Caixa de Sobrevivência. Suba a ponte que não possui obstáculos e no topo colete a relíquia (Anel de corda) ao lado da mesa. No fundo, atrás de um carrinho de mineração caído inspecione o documento. Explore o caminho que se prolonga à direita dessa área e examine o Mapa do arquivista em frente da estátua. Retorne até o carrinho de mineração perto da manivela, e gire-a a fim de mover o carrinho 180°. Feito isso, empurre o carrinho trilho abaixo e ele vai destruir parte da barricada que separa você do códice. Com a primeira parte do puzzle concluído, retorne à manivela e procure o poste com corda. Ligue ele ao poste abaixo da ponte vizinha a fim de termos uma forma de chegar até lá.

Deslize pela corda que você criou e estaremos na segunda seção da Tumba. Explore a área ao lado da manivela aqui p/ encontrar a relíquia (Dados). Escale a parede próxima e vá até o topo da escadaria p/ alcançar uma segunda manivela. Explore a área à esquerda dela (perto de uma viga de madeira) e escave a Caixa de Sobrevivência. Essa manivela serve p/ descer o elevador, a mais abaixo, tem como único propósito girá-lo. Então, rode a manivela a fim de descer o elevador. Vá para a manivela seguinte e repare que há três pequenas travas de madeira no piso do elevador. Basicamente, precisamos mover o elevador a fim de deixar essas três pequenas travas conectadas ao trilho do carrinho de mineração.

Tendo êxito, você poderá empurrar o carrinho até o elevador, agora, precisaremos girá-lo p/ posição inicial. Caso não saiba qual era, basta deixar as três travas posicionadas em sentido oposta à manivela. Feito isso, suba o elevador e se fez corretamente, não haverá travas que impeçam você de empurrá-lo trilho abaixo. Conseguindo fazer isso, a barricada será destruída e você poderá descer em direção ao códice. Do outro lado da barricada destruída, colete o documento a direita e examine o altar para conseguir a habilidade Geóloga.


Mais uma tumba concluída. Agora, trace sua rota para fora em direção ao Vale Geotérmico. Antes mesmo de deixar a tumba anterior, use o acampamento dentro dela para viajar rapidamente ao acampamento norte da segunda região do mapa do Vale.

Aqui, caso não tenha feito anteriormente, cace os coletáveis possíveis se baseando na imagem. Na região centro/oeste dessa parte do mapa encontraremos uma caverna q/ precisaremos usar a flecha de fogo para abrir caminho. Dentro, existe mais um documento. Todavia, a real razão de atrair você até aqui é para que possamos iniciar e, se possível, concluir, o desafio Arremesso de Cabaças.

Desafio: Arremesso de Cabaças (Tossing gourd)

Que bosta de desafio é esse? Bem, por incrível que pareça, o que você vai precisar fazer é pegar umas cabaçasporongos, mais conhecidas como abóboras e equivocadamente chamadas de abóbodas, e arremessá-las em uma espécie de cesto.

Se você lançou centenas de bombas, latas ou garrafas nos inimigos no decorrer da aventura, talvez você esteja expert em arremessar abóboras. O problema é – existe um número limitado de legumes que poderemos arrancar e lançar-. Uma vez q/ eles acabem e você não tiver concluído o desafio, deverá procurar um acampamento, viajar para outra região e retornar. Alguns dos barris estão atrás de cercas e árvores que atrapalham a visão. Embora eu não tenha como te guiar aqui, há algumas dicas que eu posso passar.

Prefira mirar no meio, ou, entre a tampa e a abertura p/ maiores chances de acerto. Lançar na tampa a fim do porongo deslizar, ainda que às vezes funcione, a física do game nem sempre é precisa e será comum a cabaça atingir a tampa e saltar para qualquer lugar menos p/ dentro do barril. Para o desafio que fica no alto, tente jogar a abóbora no telhado da estrutura em frente ao cesto. Suba nela antes que a cabaça deslize pelas telhas e agarre-a. Desse ponto você terá um bom ângulo como eu mostrei na foto acima. A horta das abóboras, assim como os cestos, estão quase todos concentrados em uma mesma área, exceto um deles que fica mais afastado (a sul dos demais). Lembre-se, é preciso acertar um arremesso em cada um dos cinco cestos. Se tentar encestar duas vezes no mesmo perderá a abóbora.


Agora que concluímos o último desafio dessa área, eu recomendo que tente coletar o máximo dos coletáveis possíveis antes de ir em direção ao objetivo. Com o mapa que eu dispus do Vale, as ferramentas atuais, e levando em consideração as tumbas já exploradas, você conseguirá um total de 98% da área concluída. Foque nos monólitos, nas mochilas e nos mapas do explorador p/ ter os itens exibidos no mapa de Lara. Quando atingir a meta de 98%, querendo ou não acabaremos sendo interrompidos visto que alguns itens ficam depois da marca do objetivo. Alcançando a dita marca, uma cena terá início mostrando o reencontro de Lara com Jonas. Depois disso, um longo evento terá início e ele termina com a heroína de volta à Base Soviética.

Retorno a Base Soviética (Salvando Jonas)

Quando assumir o controle de Lara, colete o documento sob a caixa ao lado da fogueira. Depois, siga em sentindo leste e procure o Mapa do arquivista sobre uma caixa. Indo para oeste da área vamos avistar uma parede feita de madeiras. Em frente a ela procure uma caixa de sobrevivência enterrada. Com esses três coletáveis na conta, examine a caixa forte indicada pela marca do objetivo p/ adquirir a Flecha de Escalada de Ponta Larga.

De agora em diante você poderá criar pontos escaláveis em paredes específicas como a que fica oposta à fogueira. Dispare na madeira e crie o caminho até o topo. Quando conseguir, examine o Mural bem à frente. Se você fez uma caçada eficaz nos itens aqui, teremos um total de 96% concluído. Isso é bom. Deslize pela série de cordas e terminaremos em uma área familiar. Você precisa visitar a área ao lado do Barracão de Suprimentos, seja usando a flecha de ponta larga ou escalando a parede.

Chegando lá, use a flecha de ponta larga para criar o caminho até o topo da parede. Porém, durante a escalada, salte na plataforma à direita onde poderemos escavar mais uma Caixa de sobrevivência. Quando subir, colete o documento sobre a mesa à direita e abra a caixa forte mais a frente. Siga a trilha linear até avistar um corpo. Pegue a Mochila do explorador nele e escave a última Caixa de sobrevivência a esquerda do corpo. A depender dos esforços que você empregou para caçar os coletáveis, concluir desafios e missões secundárias, atingiremos os 100% concluído ao coletarmos a caixa de sobrevivência citada acima. Caso isso não tenha ocorrido, visite a região quando possível e conclua as pendências.

Por fim, siga em frente pela neve fofa em direção a marca do objetivo. Uma cena terá início. Quando retomar o controle da protagonista, se esprema pela abertura na rocha e alcançaremos uma nova região do jogo.

Base de Pesquisa

Essa primeira parte da região é você alternar entre saltos e escaladas. Não há nenhum item para coletarmos. Eventualmente, Lara vai se espremer por uma brecha na rocha e estaremos em uma área com neve. Siga em frente cruzando o tronco caído que forma uma ponte e use a flecha de corda p/ se balançar até a parede escalável. Quando alcançar o topo da parede, uma cena terá início. Suba na árvore e salte para a parede escalável. Depois, alcance as bordas e se pendure pela direita onde alcançaremos a parede onde subir. No topo, siga em frente. Quando atravessar o tronco caído, ao invés de ir em direção da marca do objetivo que cintila poucos metros adiante, pegue a esquerda no estreito caminho de neve e escave a caixa de sobrevivência (1/3). Avance em direção ao objetivo e uma cena terá início.

Lara vai detectar um rastro de caminhão. Vá seguindo esse rastro e logo estaremos em uma área aberta com dois inimigos. Elimine-os e observe o caminhão de combustível parado. Esses veículos fazem parte do desafio Terra Queimada (Scorched Earth). Então, dispare nos tonéis ao redor do caminhão (1/4) p/ detoná-lo. Siga em direção ao guindaste e no topo do tronco caído, salte pelos galhos das árvores até a outra extremidade. Aqui avistaremos um grupo de inimigos patrulhando o perímetro. Use os meios necessários para neutralizá-los. Depois, procure o veículo que caiu da ponte e explore atrás dele para encontrar o mapa do arquivista. Do lado deste veículo, ache a parede de madeira macia que poderemos escalar usando a flecha de ponta larga. Crie o caminho de flechas até o topo e escale. No topo, encontraremos inimigos patrulhando mais fundo na área. Quando eliminar as ameaças, procure por dois veículos. Quando achá-los, siga no sentido que eles iam e logo encontraremos a ponte caída. Salte para a outra extremidade e vá até o final da trilha. Quando encontrar uma árvore sem folhas, escave a areia diante dela p/ conseguir a caixa de sobrevivência (2/3).

Retorne até os veículos e detone os tonéis do segundo para destruir o nosso caminhão de combustível (2/4). Siga em sentido contrário ao dos veículos e vamos nos esbarrar em um paredão. Nele poderemos inspecionar o mural (1/1) ao lado do portão. Mais a esquerda há uma rachadura na parede pela qual Lara poderá se arrastar por baixo e atravessar. Do outro lado estaremos no acampamento estação meteorológica. Ative-o e faça as melhorias que desejar. Quando pronto, colete a relíquia (selo) (1/3). Mergulhe na água gelada e procure a abertura central no gelo. Espere o momento oportuno p/ aplicar uma finalização furtiva em um dos soldados da trindade. Depois, saia e elimine o segundo. Com os dois fora do caminho, visite a área atrás da barraca circular e busque pela Caixa forte (1/2). Agora, procure o veículo parado e siga para sul dele onde Lara deverá procurar a caixa forte (2/2) entre as árvores. Retorne ao veículo e observe o grupo de inimigos mais adiante. Se quiser, use uma flecha de veneno para eliminar os três primeiros, porém, há mais soldados pela área. Quando despachar todos, detone os tonéis do caminhão de combustível (3/4). Do lado leste do outro caminhão você vai se deparar com um penhasco. Escave entre as árvores desse local para coletar a Caixa de sobrevivência (3/3).

Siga em direção as escadas da estação do tempo e suba até o topo. Aqui, procure na caixa à esquerda o documento (1/4). Depois, contorne a instalação e procure nos fundos a relíquia (2/3) [Pingente relicário]. Retorne ao topo da escadaria anterior e siga pela esquerda subindo outra escada. No topo desta, escale a escada amarela até o topo. Feito isso, visite o lado direito da varanda p/ encontrar a relíquia (3/3) [Cartucho burilado]. Entre na instalação e na sala maior, colete o documento (2/4) sobre a mesa perto das janelas e na sala adjacente, a da escada do objetivo, colete o documento (3/4) sobre a mesa. Com tudo coletado, suba a escada para iniciar uma cena.

Quando assumir o controle de Lara, siga em frente até avistar uma corda. Deslize por ela até se agarrar em um teleférico. Pressione o botão indicado para se manter firme, depois, use as bordas da torre para atingir terra firme. Rapidamente tente se aproximar do soldado enquanto ele está de costas e aplique uma eliminação furtiva. Salte para a plataforma de madeira depois use o machado arpéu p/ atingir uma instalação. Não se preocupe com itens nessa etapa. Continue usando a mecânica do jogo traçando a rota linear até Lara causar uma demolição e tombar para uma caixa de água. Saia e continue em frente pelos telhados até encontrar uma corda. Deslize por ela até a caixa de água e neutralize furtivamente o soldado da trindade. Procure ao redor da torre a Mochila do Explorador. Não deslize pela corda ainda. Ao invés disso, olhe para baixo e localize o caminhão de combustível (4/4). Procure um bom ângulo para detonar os tonéis concluído o desafio.

Deslize pela corda e assim que assumir o controle de Lara, desça a escada e colete o último item daqui, é o documento (4/4) atingindo o 100% completado. Suba a escada e siga em frente até uma cena rolar. Depois, acione o acampamento Base Soviética. Faça que tiver que fazer e prossiga. Poucos metros depois do acampamento Lara vai se espremer para atravessar uma porta. Ande mais um pouco e um helicóptero vai disparar. Abrigue-se e mantenha a shotgun pronta visto que dois inimigos vão tentar um ataque corpo a corpo. Após eliminá-los, continue em frente eliminando soldados até uma cena acontecer e sermos atacados por um helicóptero. Avance sobre o fogo cruzado até observar dois soldados descendo de rapel próximo a um tonel. Ha! Dispare no tonel e siga em frente. Logo uma cena terá início e acabaremos na água gelada.

Nade pela abertura na parede e estaremos sob o gelo com um grupo de soldados da trindade bem equipados logo acima. Eles possuem luzes vermelhas nas miras que poderão detectar Lara de longe. Nade até o buraco central e é possível eliminar furtivamente um dos inimigos. Depois você precisa nadar de buraco em buraco sempre esperando o melhor momento para emergir e disparar flechas de veneno ou explosivas. Quando reduzir para um ou dois o número de ameaças, você poderá perfeitamente terminar a fatura usando a shotgun. Quando a vida do último rival for ceifada, uma cena vai se iniciará e vamos acabar retornando para o Vale Geotérmico.

Quando assumir o controle de Lara, se fez o que eu mencionei da última vez que estivemos aqui, provavelmente sua heroína estará com 98% concluído desta região. Colete a Caixa de Sobrevivência na estreita margem à esquerda da cachoeira, e isso nos levará aos 99% concluído. Existe apenas uma missão faltando p/ que atinjamos os 100%, é a missão secundária Segredos Antigos. Esta consiste em debulhar todas as nove tumbas do jogo. E obviamente ainda não avançamos o suficiente para isso ainda. Mas, lembra-se dos arquivos inundados? Eh! Vamos fazer uma visitinha até lá para coletar as duas pendências. Você está no acampamento noroeste do Vale, apenas siga a estreita trilha q/ se estende sentido leste, salte na árvore e adentre no túnel para alcançar os arquivos inundados.

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