Gimûb, o feitor
Com o alvo identificado, seria interessante descobrir suas fraquezas. Porém, apesar da aparência, Gimúb não é um oponente que possa oferecer alguma resistência. Abra o mapa e faça seu caminho até o feixe de luz que iniciará a missão. Durante o percurso, acho interessante você confrontar alguns uruks para adquirir pontos de experiência. Mantenha os olhos também em Ithildin, Artefatos e nos Desafio de caça e no Desafio de Sobrevivência, para ter uma combinação de experiência e mirian.
O primeiro desafio de caça são 3 aranhas. Elas são randômicas e estão espalhadas em toda Mordor. Já o desafio de sobrevivência consiste na coleta de duas Niphredil. Tente terminar essas tarefas até o término da primeira missão.
Quando examinar o feixe de luz da missão, você estará diante de uma área onde Gimûb perambula. O primeiro passo, é usar a visão espectral depois pressionar R para localizar o alvo no meio dos demais uruks. Perceba que capitães são sempre apresentados na cor vermelha. Quando localizá-lo, use a estrutura próxima e de forma furtiva, elimine o primeiro de quatro arqueiros que protegem o capitão. Desse ponto você poderá enxergar os demais arqueiros e, opcionalmente, usar o arco e flecha para derrubar alguns. Lembre-se, porém, de não atrair atenção desnecessária. Tente eliminar de forma silenciosa o máximo de inimigos que der, assim, reduzirá a quantidades de reforços que Gimûb poderá contar durante a contenda direta com você.
Quando sentir-se confiante, desça e confronte o primeiro capitão. Esse cara tem duas fraquezas: Flechas e finalizações normais. E acredite, ele não é um desafio de verdade. Defenda e ataque, e se quiser, lance flechas na cabeça do capitão. Ministre o combate à sua maneira até eventualmente enfraquecer o feitor (o círculo sob ele ficará verde). Quando isso acontecer, ao invés de simplesmente matá-lo, aproveite a chance para agarrá-lo e interrogá-lo, assim você consegue a identificação e fraquezas de outro capitão. Caso ao agarrá-lo ele se solte, significa que você precisa drenar um pouco mais de energia do sujeito para ser possível agarrá-lo. Quando terminar de interrogar Gimûb, elimine-o e colete a runa que ele deixa. Para maiores informações acerca destes itens, cheque a seção Runas em Básicas do Jogo.
Com a vitória sob Gimûb, você recebe a runa Vozes Cruéis a qual sugiro que equipe-a no slot de runa disponível na adaga. Além disso, você destrava outra missão, Uma parte interessada. Agora, aproveite para concluir os desafios de caça e sobrevivência, além de coletar artefatos e Ithildin. Quando concluir o Desafio de caça 1, aproveite para concluir o Desafio de caça 2 visto que se olhar para o alto nas áreas vizinhas à de Gimûb você avistará criaturas voando pelo céu.
Ao concluir o Desafio de caça 2, podemos agora escolher entre as duas missões disponíveis, Uma parte interessada e Espiríto de Mordor. Por simples preferência, vamos para Uma parte interessada.
Recomendo que esteja com o desafio de caça 2 e sobrevivência 2 já concluídos antes de iniciarmos essa missão.
Uma parte interessada
Vá até o ponto no mapa que indica a localização desta missão e inicie-a. Teremos um encontro com uma criatura misteriosa. O objetivo é seguir o rastro dela. Use a visão espectral e as pegadas da criatura ficarão visíveis. Porém, antes de começarmos a busca, há 4 escravos sendo açoitados. Então, de forma furtiva ou não, elimine os uruks e liberte os escravos.
Quando concluir esse objetivo, siga as pegadas da criatura até eventualmente você adentrar em uma caverna. Note os morcegos. São nas bocas de grutas assim que encontraremos esse tipo de animal. Na caverna, procure o final do rastro e isso levará a um artefato. Colete-o para iniciar uma cena onde um Caragor vai saltar e tentar uma mordida fatal. Use o arco e acerte na cabeça dele para abatê-lo. Quando puder mover Talion, um grupo de sete uruks avançará contra você na entrada da caverna. Você pode usar o arco e derrubar alguns, mas, não derrube todos pois um caragor vai surgir durante o calor da contenda.
Deixe o Caragor atacar os uruks enquanto você aproveita a chance para tentar eliminar esta criatura. Duas a três flechas na cabeça são suficientes. Na entrada da gruta há flechas élficas se precisar. Abatendo este caragor, você adianta 80% do Desafio de caça 3. Após o caragor tombar, termine de liquidar os uruks restantes. Agora, continue seguindo os rastros até a entrada de uma pequena caverna, a qual, tornar-se-á impossível adentrar. Isso não importa, a missão é concluída.
Espírito de Mordor
Faça seu caminho até o local da missão e inicie-a. Durante o evento, seremos apresentados ao capitão mais fraco de todo o jogo, seu nome o representa muito bem: RATBAG, O COVARDE. Após obter as informações com este sujeito, ele apontará um alvo específico: GOROTH, o domina caragors. Ah tá! Então, após libertar Ratbag, siga-o até uruks aparecerem do nada e você ser apresentado a um novo inimigo, um Uruk com escudo. Se leu a seção acerca dos inimigos do jogo saberá como lidar com esse sujeito. Mas, eu mega recomendo, caso possua alguma flecha élfica, acertar uma bem na cabeçorra desse cara e tornar sua vida muito mais tranquila. De qualquer forma, não permita que os uruks drenem a energia de Ratbag ou falhará na missão.
Ao terminar com os uruks, siga Ratbag mais um pouco até eventualmente você se aproximar de uma pequena guarnição, onde seu amigo orc diz ter certeza que você encontrará Goroth. O objetivo então é você chegar até o ponto amarelo do objetivo sem ser detectado para evitar que o alarme seja ativado. Siga pela direita da fortaleza, elimine furtivamente o uruk andarilho da área e passe pela abertura como na foto.
Agora, escale de forma cautelosa até você avistar um arqueiro. Vá até lá e de forma furtiva elimine-o. Quando fizer isso, uma cena vai ter início onde alguns uruks vão chegar na torre informando que na verdade, Goroth está em um acampamento poucos metros deste local. De forma cautelosa, abandone a torre e siga em frente em direção ao acampamento de caça do alvo. Ao se aproximar, tente usar a visão espectral e localizar Goroth no meio dos demais inimigos.
Com o alvo detectado, faça seu caminho até lá, eliminando de forma silenciosa qualquer inimigo que você encontrar no caminho. De um ponto estratégico, você poderá observar que, Goroth, está bem próximo a uma jaula de caragor. Use a flecha e acerte a porta da jaula dessa criatura para liberá-la, assim, explorar a fraqueza de Goroth à caragors. Desesperado, o capitão tentará abandonar o acampamento, aproveite que ele está vulnerável e liquide-o. Note que, se for tentar interrogar esse cara, não é porque ele está verde que você poderá fazer isso. É necessário drenar 80% da energia de um capitão para fazê-lo, exceto, em casos onde uma das fraquezas do sujeito permite a você fazer isso sem necessidade de drenar energia.
Ao eliminar Goroth, Ratbag assume o posto e você abre três novas missões Subindo de Posto, Memórias Despedaçadas e Os Proscritos. Antes de iniciar alguma delas, procure coletáveis na área e complete o desafio de caça e sobrevivência. Se desejar, pode também caçar alguns capitães conseguindo runas e experiência. Para critério deste guia, vamos iniciar a Memórias Despedaçadas.
Se já eliminou três caragors do desafio de caça 3, seu objetivo atual é eliminar 4 pequenos ratos. Assim como aranhas, eles costumam perambular pela região, todavia, se você se aproximar da área onde procurou Goroth inicialmente (a fortaleza) encontrará ratos ao redor. Concluindo este, não haverá por hora outro disponível até o momento oportuno.
Memórias Despedaçadas
Inicie a missão e estaremos diante de Gollum uma vez mais. Seu objetivo é seguir a pequena criatura até alguns soldados uruks surgirem guiando um grupo de escravos. Aproveite a chance e liquide-os. Continue seguindo Gollum e você quiser ganhar 50 (M) na moleza, precisará eliminar com tiros na cabeça dois arqueiros que patrulham a área. Seguindo a criaturinha eventualmente ela nos levará até um ponto onde deveremos usar a visão espectral para seguir as pegadas.
A trilha é bastante linear e você não terá maiores problemas em segui-la. O rastro leverá para uma grande área aberta. No final das pegadas há um artefato. Colete-o para iniciar uma cena. Quando puder mover Talion, você estará sendo predado por dúzias de Ghûls. Apesar de fracos, essas criaturas carnívoras caçam em bandos gigantes. Felizmente, você adquiriu uma nova habilidade, o Clarão Espectral (foto). Fique atacando os inimigos até a espada ficar azul, pressione então X+A para ativar esta habilidade e eliminar vários ghûls de uma vez. Note que os ataques dos inimigos tiram pouca energia e não cancelam seu combo. Opcionalmente você pode usar a habilidade de detonação e explodir os barris de grogue.
Se você fez o que mencionei sobre o desafio de caça, é aqui justamente onde você poderá matar os 8 ghûls do desafio de caça 5. Após a última criatura tombar, a missão termina, desbloqueando uma nova, A Verdade. Antes de seguir para a próxima missão, tente concluir o desafio de caça 6 e os de sobrevivência, além disso, elimine capitães, colete os coletáveis e conclua missões para receber mirian e pontos de poder (P). Quanto estiver compungido em continuar, escolha sua próxima destinação.
Os Proscritos
Após a cinemática, siga Hirgon pelas planícies de Udûn até ele te levar a uma área aberta patrulhada por um pequeno grupo de orcs. Elimine as ameaças e o seu objetivo será coletar três ervas venenosas chamadas hithlas. Para melhor localização dessa erva, visto que elas não aparecem no mini-mapa, use a visão espectral.
Continue seguindo Hirgon passando por um acampamento, o qual, sugiro que simplesmente evite confronto, visto, que, se apenas seguir seu aliado, você passará sem ser notado. Adiante, o seu parceiro vai subir uma escada. Siga-o e você precisará coletar mais duas ervas venenosas. O problema é que há um caragor nesse local. Use as flechas élficas e derrube a criatura. Agora, use a visão espectral para localizar as duas ervas. Continue seguindo o proscrito até eventualmente você ficar diante de uma área com alguns uruks. Derrube os inimigos e colete as três ervas restantes.
Voltando a seguir Hirgon estaremos diante de um grande acampamento repleto de uruks. Sua missão será sabotar os cinco barris de grogue sem ser detectado. Se quiser bônus da missão, é preciso eliminar cinco uruks furtivamente.
O problema dessa missão é o bônus, visto quê, basta que o ponto de alerta de um dos inimigos (o triângulo amarelo) fique vermelho e você não elimine este uruk de forma furtiva para falhar. Mesmo que rapidamente o eliminemos com o arco, o jogo não quer saber, é missão falha na tela. Portanto, seja furtivo o máximo possível e sabote os barris de grogue. Com a conclusão da missão, você recebe 600xp, se eliminou furtivamente 4 Uruks, 50(M). Nenhuma nova missão será desbloqueada, portanto, você deve então escolher entre as duas disponíveis: Subindo de Posto ou A Verdade.
Antes de seguir para uma das missões principais, recomendo que procure coletáveis, faça algumas missões secundárias em busca de pontos de poder, mirian e experiência, derrote capitães e conclua os desafios da Caça e da Sobrevivência para abrir novas habilidades. Tome nota que ao adquirir nova habilidade, novas missões secundárias vão surgir, visto, que é necessário uso dela para a conclusão da mesma.
Subindo de Posto
Escolhendo essa missão nós iremos presenciar Ratbag sendo preparado para perder a cabeça nas mãos de Brogg. Um relógio vai começar a correr contando quatro minutos. Calma! Você tem esse tempo apenas para eliminar furtivamente os arqueiros que protegem o perímetro, isso, se estiver interessado(a) no objetivo bônus. Quando tiver tido êxito ou não, vá até os demais Brogg e os demais uruks e comece a contenda.
Brogg é tão fácil quanto Gimûb. Todos os seus ataques são defensáveis e contra-golpeáveis. Porém, seu objetivo mesmo é drenar 80% de sua energia a fim de interrogá-lo. Fazendo isso, ele vai revelar uma nova classe de guerreiros, os chefes de guerra. Especificamente seu irmão gêmeo, Mogg. A missão agora é eliminar os quatro chefes desse exército de Sauron, a começar pelo novo alvo, Mogg. Os eventos aqui automaticamente vão destravar uma nova missão, O Chefe.
Antes de escolher uma das missões, mais uma vez, tire algum tempo fazendo missões secundárias seja para ganhar mirians, experiência ou poder. Busque coletáveis e tente terminar os desafios de caça e sobrevivência disponíveis. O desafio de Caça deve parar quando for para eliminar um Graug. Já o de sobrevivência, ficará aguardando missões principais, esse foi meu status durante este guia. Para ajudar você a concluir o desafio de caça 6, procure por cavernas utilizando o mapa. Faça isso de dia que eventualmente você encontrará morcegos na entrada. Use a flecha para eliminá-los.
A verdade
Iniciando a missão, use a visão espectral para seguir os rastros deixado pela criatura Gollum. A área está repleta de caragors. Você deve então preferir o alto das estruturas para evitar o confronto com essas criaturas. Opcionalmente, você pode montar em uma delas.
O rastro vai levar para uma caverna. Infelizmente, um graug resolveu fazer dela sua casa. Nessa altura do jogo, é muito difícil eliminar um Graug. Para contornar a situação, use a flecha e derrube uma isca de caragor para atrair mais dessas bestas e por conseguinte, levar o Graug a atacá-las. Quando ele se mover, você terá poucos segundos para correr até a caverna.
Dentro do covil do Graug, siga as pegadas do Gollum despachando qualquer ghûl que possa aparecer no caminho. Não esqueça de coletar o artefato que fica dentro desse local, ou, talvez você não tenha outra oportunidade. Eventualmente o rastro termina em um tesouro. Colete-o para adquirir a habilidade GOLPE SOMBRIO.
Nesse momento, a caverna começará a ruir e você tem pouco tempo para sair antes dela desabar. Use o Golpe sombrio nos ghûls mais distantes para rapidamente se locomover, ganhando assim segundos valiosos. Dependendo do tempo que você levar, pode ser que, durante o processo o Graug esteja presente. Ignore-o e foque em usar o Golpe Sombrio para sair da caverna. Quando chegar a determinado ponto, uma cena vai acontecer onde o Graug vai tentar agarrar Talion, porém, a caverna desmorona pondo um fim na ameaça bestial.
Com a conclusão dessa missão, você adquire 600xp. Se escapou no tempo exigido no objetivo bônus, recebe 50(M). Aproveite a pausa para pegar coletáveis, concluir missões secundárias em busca de experiência, mirians e pontos de poder. Caso ainda não tenha terminado os desafios de caça e sobrevivência, é uma boa oportunidade de fazê-los. Se você atingiu o desafio de caça 7 e quiser matar um Graug, saiba que apesar de não ser impossível, todavia, será bem custoso.
O Chefe
Iniciamos a missão na Guarnição Leste. O objetivo principal é eliminar dois berserkers treinados pelo Mogg, o outro gêmeo. Para fazer o chefe surgir, é necessário nos livrarmos dos dois queridinhos dele. O bônus é aplicar uma queda mortal em um deles.
Escale as estruturas até os alvos e pendure-se na beirada e atraia um dos inimigos até você pressionando RT e Y. Quando ele se aproximar, RT+X para derrubar o sujeito de forma furtiva. Depois, suba na plataforma e liquide o outro berserkers e demais uruks. Caso não consiga o bônus, não fique triste, são apenas 50(M) a menos. Quando o último berserker tombar para trás sem vida, Mogg, o outro gêmeo, vai aparecer para te desafiar pessoalmente.
Ele possui ataques mais fortes do que o irmão devido a espada de fogo que carrega. Mas, acaba por aí. Todos os ataques dele são bloqueáveis e logo ele vai se mostrar um adversário medíocre. Se possível, ao enfraquecê-lo, tente obter informações acerca de outro chefe. A recompensa pela vitória são 70 pontos de poder, e mais 50(M) se teve êxito no objetivo bônus.
Agora, acredito que mais quatro missões estejam disponíveis para você. Infelizmente, não há como guiar vocês por elas. Por que, ALCAM? A missão principal agora é eliminar quatro Chefes de Guerra, e assim como acontece com os capitães, os chefes que surgirão são completamente aleatórios. E eu não tenho pista de qual pode ter caído para vocês. Mas, posso recomendar que visite a área do chefe de guerra desejado e tente localizar quais capitães são seus guarda-costas. Depois, saia da região e procure informações acerca das fraquezas de cada um deles. Lembre-se que, quando acovardados, capitães abandonarão desesperadamente o campo de batalha, tornando os confrontos mais maleáveis. Se a vitalidade de Talion estiver reduzida ou a quantidade de inimigos subjugar suas habilidades, fuja, pois morrer em batalha eleva a força do executor. Viva hoje para lutar amanhã, este é o lema. De qualquer forma, uma vez que você eliminar 4 chefes, a missão Monumento Negro estará disponível.
O monumento negro
Ao iniciar a missão, apenas siga Hirgon como usual. Não vai demorar muito e ele nos levará a uma área com um total de nove uruks. O objetivo é eliminar essas ameaças para conseguir o carreto de grogue. Você pode eliminar os inimigos da forma que bem preferir. Quando a área estiver limpa, siga o líder dos proscritos mais um pouco até chegarmos em uma região onde ghûls vão emergir e atacar. Depois disso, basicamente, siga Hirgon por algumas áreas eliminando todas as ameaças que surgirem, tentando mantê-lo vivo em situações em que ele participará da batalha. Durante a parte que você segue o proscrito, uruks e ghûls estarão travando uma batalha ao fundo do cenário (foto). Apesar da animação da festa ser convidativa, foque apenas em seguir Hirgon.
Após passarmos pela última parada, o aliado vai indicar uma guarnição uruk contendo dezenas de inimigos. E mais uma vez, Talion precisará limpar a área. Apesar da quantidade incansável de oponentes que parecem nunca acabar, seu objetivo é eliminar apenas 17 deles. Mais uma vez, é total responsabilidade sua de como fazê-lo. Pode ser com flechas, com furtividade ou simplesmente descer a lâmina.
Quando pudermos mover o herói após eliminar 17 oponentes, estaremos diante de uma grande estátua do cavaleiro negro. Usando o carreto de grogue como explosivos, os proscritos vão empurrá-lo em direção ao monumento. Entretanto, uruks vão investir e você deverá enfrentá-los tentando evitar que eles destruam a carroça com o grogue. Combata firmemente as ameaças até arqueiros surgirem. Um dos orcs vai acertar uma flecha incandescente no carreto eliminando àqueles que o empurravam. Use a flecha e derrube os três arqueiros. Se quiser ganhar a bonificação, é preciso acertar na cabeça deles.
Após eliminar os arqueiros, Talion terá agora o trabalho de empurrar a carroça em direção ao monumento. Não perca muito tempo na tarefa, pois as chamas consomem lentamente a resistência do carreto (indicado pela barra de vitalidade). Apesar da agitação calórica da batalha que é travada ao redor, enquanto você estiver empurrando o carreto de grogue os inimigos não vão atacar diretamente o herói. Interessantemente, os uruks vão arremessar foices, bastões, lanças, mas, nenhuma dessas coisas parece atingir você com frequência. Após empurrar os barris de grogue alguns metros, uma segunda onda de arqueiros vai surgir. Novamente, se estiver interessado(a) em mais 50(M) de bônus, acerte todos os três na cabeça. Tendo sucesso, volte a empurrar o carreto até o ponto indicado para iniciar uma cinemática que terminará com a conclusão da missão. Como recompensa, você recebe 600xp e 150(M) pelos bônus, se, teve êxito com eles. Os eventos aqui automaticamente destravam a missão Capitão Negro.
O Capitão Negro
É mais uma batalha do que uma missão. O oponente aqui será o capitão negro, um dos mais temerosos e respeitados servos de Sauron. Esse inimigo vai vir constantemente acompanhado de uruks. Não importa quantos elimine, eles vão ficar surgindo ininterruptamente. Afinal, estes orcs são a chave para a vitória, ou pelo menos, uma delas. O Cavaleiro negro possui ataques rápidos e poderosos, é vulnerável à flechas élficas, mas vai contra-golpear violentamente se você ousar em disparar contra ele uma flecha de fogo. Este rival é bem mais habilidoso do que um chefe de guerra ou um mero capitão. Ele atacará de duas formas, uma delas é batendo com a clava no chão lançando em você uma onda de energia, a qual, obviamente, você deve esquivar. O seu segundo ataque é o defensável, e, o que permitirá a você conectar três acertos. Por que só três? Quando desferirmos o terceiro ataque, antes mesmo que Talion possa levantar a espada para dar o quarto, receberá um contragolpe. Portanto, defenda, aplique três ataques contados e esquive. O problema desse ataque defensável é que o inimigo vai avançar com boa velocidade e de forma repentina, o que pode surpreender jogadores desatentos.
Opcionalmente, talvez, a técnica mais comum, é você ignorar completamente o cavaleiro negro e construir combos usando os uruks. Quando a espada de Talion começar a flamejar, tente se aproximar do chefão de forma rápida e pressionar Y+B a fim de ativar a habilidade Execução. Acertando o alvo, você conseguirá drenar 15% da vitalidade do Capitão Negro. Então, repita o processo vez após outra até terminar a luta. Porém, alternando entre execução, flechadas na cabeça e contragolpes diretos no inimigo sem dúvida é a forma mais rápida de terminar a contenda. Quando finalmente a vitalidade do rival for completamente esvaziada, leve a bola para dentro do círculo e elimine a ameaça de uma vez por todas.
Com a vitória, você abre a missão O Mensageiro, além de receber 800 pontos de experiência. Eu não sei como anda o seu desafio de caça e sobrevivência a esta altura. Caso você não tenha conseguido derrubar um Graug, pode tentar agora caso sinta-se confiante. Para a proeza, você precisará muitas flechas e as habilidades Chama da Vingança e Mestre da lâmina. Basicamente, acerte duas flechadas no rosto do Graug e ele vai se deitar. Se aproxime e ataque o máximo que der antes dele se levantar. Depois, mande mais duas flechadas e repita o processo. O problema é que as flechas élficas acabarão e você precisará de algum uruk, caragor ou ghûl para obter mais com a drenagem. Talvez, montado em um caragor seja algo sensato a se fazer. Alguns guias alegam para você sangrar o graug, o interessante é saber como eles conseguiram essa proeza sem antes terem falado com Torvin, o anão. De qualquer forma, a única razão de eu insistir para que mate um graug agora é para tornar mais prático seu desafio de caça. Mas, caso você ainda esteja enrolado(a) com o graug, não se preocupe, logo uma missão principal te forçará a isso.
O Mensageiro
O jogo nos levará para uma nova região de Mordor, a Bacia de Harad. O objetivo é encontrar uma caravana Uruk destruída para localizarmos um artefato. Se abrir o mapa vai perceber que todo ele está apagado, portanto, trate de reforjar todas as torres. E, nem vou mencionar que se, cansou de batalhar capitães anteriormente, vai ter a desagradável visão de que essa região possui seu próprio exército, coletáveis e mais uma infinidade de missões. Parece até um daqueles jogos que nunca terminam… Voltando ao que interessa, siga até o ponto amarelo que indica a localização da caravana.
Deste ponto, use a visão espectral para seguir os passos dos ghûls. O rastro infelizmente nos levará até a entrada de uma caverna. Nada mais nada menos que um covil dessas criaturas pestilentas. Existem zilhares de pequenos ghûls famélicos e inóspitos no interior úmido e escuro desta gruta. Para sobreviver, Talion vai precisar ser o mais furtivo possível a fim de não atrair a atenção de nem um ghûl sequer. Caso isso aconteça, a missão falha. Adentre na caverna e vá em busca do artefato enquanto evita ser detectado pelas criaturas. Em um determinado ponto da exploração, use a habilidade Golpe Sombrio no ghûl solitário no alto da plataforma (foto), logo em seguida, corra em direção ao artefato para evitar ser detectado.
Se aproxime do artefato para iniciar uma cena. Esta, acaba com o surgimento de uma matrona ghûl. Se essa é sua primeira batalha contra esse tipo de criatura, saiba que matronas sabem representar bem a força feminina. Elas são ágeis, cospem ácido e vão contra-golpear sempre que forem atacadas. O lance é atacar uma vez e já rolar para fora do alcance da inimiga. Porém, concordamos que flechas na cabeça são de longe a forma mais segura e eficaz de combater essa criatura. Se por ventura ela atacar com as garras, defenda, ataque uma vez, e role para evitar o contragolpe. Felizmente há flechas élficas no chão caso as suas acabem.
Passado alguns segundos de contenda, pequenos ghûl vão começar a surgir para ajudar a líder deles. E é nesse momento que você poderá enfim ter uma boa vantagem sobre a matrona. Ataque as pequenas criaturas mantendo um olho na matrona. Quando conseguir deixar a espada flamejante, você deve então tentar se aproximar da chefona e aplicar a execução. Isso vai drenar pouca energia e você deve repetir o processo. Porém, eu acredito que a Flecha de Fogo é de longe muito mais eficaz que qualquer outra coisa, ainda mais, se você já desbloqueou a habilidade Mestre da lâmina. Então, encha o especial e rapidamente dispare uma flecha de fogo pressionando LT+RB. Não só vai causar um massivo dano na matrona, como ela vai ficar em chamas o que vai ficar drenando sua vitalidade, permitindo ainda você se aproximar e desferir alguns golpes com a espada.
Com a morte da líder, os ghûls ficarão descontrolados e você terá pouco tempo para sair da caverna. Se quiser ganhar o objetivo bônus, será necessário matar com fogo 30 ghûls. Felizmente, para você, no caminho de volta da caverna há fogueiras que, além de serem usadas para retardar as criaturas, servirão de sobra para concluir esse bônus. Escapando do covil em tempo hábil, Talion é agraciado com 600xp e mais 150(M) do objetivo bônus. Isso vai desbloquear duas novas missões: Rainha da Costa e a Grande Presa. Vou escolher a grande presa para que você seja capaz de viajar pela região a fim de ativar logo todas as torres éflicas.
Grande Presa
Iniciando a missão, siga Torvin até encontrar uma estepe (planície). Nela, alguns caragors estarão perambulando despreocupados. Seu objetivo agora é aprender uma nova técnica para montar esses animais. Para isso, é preciso esperar que a criatura dê um salto na direção de Talion, você então deve pressionar Y para defender a investida e derrubar o animal. Quando o caragor estiver caído e atordoado, você deve então se aproximar e pressionar RB para montá-lo como usual.
Quando montar no monstro, siga Torvin e seu objetivo bônus é eliminar mais uruks que ele. Para uma rápida finalização montado nos bichos, caso ainda não saiba, é atacar com a espada para derrubar o inimigo, depois, pressionar Y para mordê-lo e matá-lo. Continue seguindo o anão até uma área onde arqueiros vão aparecer. Use o arco e flecha para derrubar esses oponentes. Finalmente um grande grupo de orcs caçadores será o alvo. Apesar de você está na vantagem no lombo do caragors, esse animal não é tão resistente quanto o de Torvin, portanto, tente derrubar o máximo de inimigos que conseguir usando a flecha. Um dos uruks vai fugir, e seu objetivo será persegui-lo.
Quando encontrar o fujão, elimine-o. Pode ocorrer dele procurar segurança em um grupo de uruks, isso vai depender do tempo que levar para caçá-lo. Quando tiver êxito em liquidar o uruk fugitivo, retorne até Torvin. Porém, ele não estará lá. Ative a visão espectral e siga os rastros do anão até localizar seu amigo pequenino sendo ameaçado por dois uruks. Extermine os dois orcs e a missão terá terminado. Além do agradecimento de Torvin, Talion recebe 600xp e 150(M) se matou mais uruks que o anão. Uma nova missão será desbloqueada, Parceiros de caça. Se quiser aprender a matar um graug do jeito fácil, essa é a missão. Eu realmente prefiro que escolha essa para que possamos adiantar satisfatoriamente o desafio de caça. Porém, caso não tenha interesse nisso, a Rainha da Costa também é uma opção. Aproveite também para explorar a nova região em busca de coletáveis e missões secundárias, além das ervas para o desafio de sobrevivência.
Parceiros de Caça
Siga o anão Torvin até eventualmente localizar um perigoso e nada amigável, Graug. Ignore-se e continue seguindo o anão até que um novo objetivo surja, que é sangrar o gigante. Para essa façanha, é preciso se aproximar furtivamente pelas costas da criatura e atacar seus calcanhares, pressionando RT+X. Você verá o Graug atacando um pequeno grupo de uruks, mas, não tente se aproximar dele nesse momento, pois ele certamente irá detectá-lo. Espere os ânimos do monstrengo se acalmarem após ele pisotear os uruks, pois é quando ele vai se agachar. Se aproxime então silenciosamente e o faça sangrar.
Sangue de graug é uma das iguarias mais apreciadas pelos caragors. Quando começar a sangrar, algumas dessas feras vão surgir para atacar não só o gigante ferido, mas, você também. É o momento perfeito para colocar em prática a defesa contra ataques aéreos de Caragors e montar uma dessas criaturas. Quando conseguir, leve o graug em direção a Torvin.
Enquanto o anão distrai a criatura, dispare duas flechas élficas carregadas na cabeça do monstro e deixe que o anão cuide do resto. O problema é que o pequenino não vai conseguir matar o Graug, apenas imobilizá-lo. Porém, você vai adquirir nesse momento a tão esperada habilidade de montar Graugs. Se aproxime do grandalhão e pressione RB. Quando iniciar a tentativa de montar a besta, você terá que entrar com uma sequência de botões que alterna entre Y e segurar RB. Por fim, leve a bola até o círculo, pressione o botão e parabéns, você agora está montado no temível graug. Montado no gigante, seu novo objetivo é esmagar um grande grupo de uruks que se aproxima. Se quiser o bônus da missão, devore três deles. Estou quase certo de que este bônus você vai fazer questão de obter. Pressione Y para agarrar e devorar. Note que devorando inimigos também recupera a vitalidade da criatura.
Quando todos os orcs forem eliminados, é hora de terminar a diversão e matar a montaria. Pressione RT+B para por um fim na vida do Graug e na missão. Como recompensa, além do respeito de Torvin, da habilidade de montar graugs e da diversão, seremos presenteados com 600xp e mais 150(M) pelos três uruks devorados. Uma nova missão será desbloqueada, O Grande Graug branco, além da já disponível Rainha da Costa. Se seu desafio de caça era eliminar um graug, ele acaba de ser concluído. Se for eliminar um grande Caragor (Dire Caragor), é possível fazê-lo logo que terminar a missão o grande graug branco ou, você pode tentar caçar um deles pela região. Porém, tome nota que, realizando a missão abaixo, eventualmente enfrentaremos um Graug com chifres, requisito do desafio de caça 10. Portanto, o ideal seria que Talion chegasse nesta missão com os demais desafios já concluídos. Obviamente, você pode navegar para a missão seguinte e deixar para terminar os desafios de caça pendentes com o término dela. Eu te ajudarei pessoalmente a concluí-los mais adiante.
O Grande Graug Branco
Logo no início da missão, seu o objetivo será montar em um caragor. Nada menos que o grande caragor (Dire). Eu recomendo que, caso tenha pontos suficientes, adquira a habilidade Golpe Sombrio Montado. Assim, basta um disparo para montar este e qualquer outro tipo de criatura montável, mesmo Graugs. Caso contrário, use o método tradicional pressionando Y. Ao montar o animal, siga Torvin até a toca do Graug Branco. Ao chegar lá, uma cena terá início e termina com você cara a cara com essa gigantesca ameaça.
Para derrotar esta criatura, será necessário manter sempre uma boa distância e esperar a criatura correr em sua direção. Você vai saber o momento certo pois a criatura vai abrir os braços e uivar. Nessa hora, acerte uma flechada élfica na cabeça do monstro para fazê-lo se desequilibrar e bater contra a parede da caverna. Se aproxime do inimigo e pressione o botão de interação para causar grande dano na vítima. Sempre que golpear o chefão, ghûls sedentos por sangue vão emergir e atacar tanto o graug quanto você. O grandalhão vai aproveitar a oportunidade e tentar devorar alguns ghûls para repor energia. Então, tente exterminar estas pragas rapidamente. Porém, se quiser o bônus da missão, é necessário matar 3 ghûls que estejam agarrados pelo Graug. Quando o último carniçal sucumbir, volte suas forças outras vez contra o grandalhão. Espere ele correr e dispare a flechada. Repita o processo até por um fim na batalha. Como recompensa, 600xp e mais 150(M) pelo bônus.
Quando puder mover o herói, aproveite que está montado em um grande Caragor (Dire) e drene toda sua energia para eliminá-lo, concluindo assim o desafio de caça 8. Agora, restam dois desafios, a matrona ghûl e o Graug Chifrado. Se quiser caçar essa presa notívaga do nono desafio, escolha a missão opcional: Matrona Ghûl.
A Matrona Ghûl
Nosso único propósito aqui é caçar e matar uma matrona Ghûl, para termos a conclusão do desafio de caça nove. Como sabemos, ghûls são animais noturnos, portanto, eles nunca vão aparecer durante o dia, mesmo que você esteja em uma caverna. Além disso, queremos enfrentá-la em um local fechado, onde uruks, caragors ou qualquer outra coisa não possa atrapalhar. Abra o mapa, escolha uma torre qualquer e pressione Y para passar o tempo, nesse caso, supondo que você esteja de dia. De noite, ghûls aparecem de forma aleatória, mas, há lugares que são mais prováveis suas aparições. Do mapa da região, escolha esse ponto da imagem para iniciar sua caçada.
Adentre na caverna e espere o primeiro grupo de ghûls emergirem. O segredo não é você eliminar todos os que surgirem e sim poupar alguns deles. Você vai perceber um sinal na cabeça do ghûl indicando que ele está amedrontado e voltará para debaixo da terra. Quando algum deles emitir esse sinal, deixe que se enterre e fuja.
Ao se enterrar, na verdade a criatura foi chamar reforços e logo uma outra onda de carniçais vai emergir enfurecida. Mais uma vez, ministre a luta e permita que alguns retornem para as profundezas. Quando a terceira onda de inimigos emergir, é bem provável que as pequenas criaturas venham acompanhas por uma ou duas matronas. Você sem dúvida alguma vai querer ter a habilidade Flecha de Fogo aprendida nesse momento. Então, mantenha-se atacando os pequenos ghûls até a espada flamejar. Assim que isso acontecer, lance uma flecha de fogo em uma das matronas. Enquanto é consumida pelas chamas, aproveite para golpeá-la acelerando a drenagem de sua vitalidade. Às vezes, as próprias chefonas tendem a tentar fugir, lance uma flecha élfica para evitar que isso ocorra. Tendo êxito em matar a matrona, você conclui o desafio de caça número nove.
Para terminarmos com os desafios de caça, vamos para o último desafio, o décimo, o Graug Chifrado.
Graug Chifrado
Este é enfim nosso último desafio de caça. Batalhamos uma dessas criaturas junto a Torvin, porém, algumas vezes não é possível utilizá-lo para conclusão do desafio. Acredito que nessa altura você tenha aprendido a habilidade Golpe Sombrio Montado. Abra seu mapa atual (o segundo), e vá à caverna indicada na imagem abaixo.
Dentro desta gruta haverá um graug. Exatamente da espécie que queremos caçar, o chifrado. Você pode fazer como usual, sangrando a criatura para depois montá-la, ou, usar o Golpe Sombrio Montado para fazer isso sem dificuldade. Uma vez no lombo da criatura, tudo o que você fará é eliminá-la pressionando RT+B. Com a morte deste graug, concluímos o último dos desafios de caça, o décimo . Agora, aproveite a chance para concluir o desafio de sobrevivência, pegar os itens coletáveis e realizar missões secundárias a fim de adquirir pontos de experiência, mirian e poder. Quando estiver pronto, escolha a Rainha da Costa como próxima missão.
Rainha da Costa
Iniciamos a missão correndo contra o tempo. Teremos um minuto e meio para chegar à Fortaleza do Mar sem ser detectado. Isso quer dizer, que você precisará correr e evitar ser detectado por grupos de uruks que estarão perambulando durante o trajeto. Seu alvo, de fato, não é a fortaleza, mas a entrada dela, onde fica uma carroça. Chegando no ponto indicado pelo jogo, você vai desbloquear a nova habilidade, MARCAR. Seu objetivo será marcar os seis arqueiros que vigiam o local, se quiser ter o bônus, precisa marcá-los em menos de 3 minutos. Para marcar, basta drenar algum inimigo, seja furtivamente ou não, e automaticamente, a partir de agora, ele ficará sob seu comando. Quando conseguir marcar todos os arqueiros, pressione o direcional para cima a fim de ordenar a seus orcs subordinados à atacarem os demais.
Após resgatar os proscritos, uma patrulha orc contendo 20 indivíduos vai surgir. Você pode, com a ajuda dos arqueiros aliados, liquidar as ameaças, mas, disparar na colmeia de moscas morgai vai afugentar 80% dos inimigos, tornando as coisas assim muito mais tranquilas. Eliminando os 20 uruks, a missão termina e você recebe 600xp, e mais 150(M) pelo bônus. Uma nova missão é desbloqueada, O Poder do espectro.
O Poder do Espectro
O objetivo principal dessa missão é conseguirmos colocar um uruk, sob nosso comando, no posto de chefe. Para isso, primeiro precisamos localizar um capitão a fim de controlá-lo. O jogo apontará um capitão em especial, Grûblik. Felizmente, poderei seguir com vocês nesse momento. Então, como nosso alvo não se encontra longe de onde você está, vá até lá e inicie a luta contra ele, visto que este oponente não representará real ameaça a Talion. Quando enfraquecer Grûblik o suficiente, agarre-o com RB e domine-o pressionando A. Note que uma nova opção vai aparecer, COMANDAR. Pressione Y para colocar o capitão sob suas ordens.
A partir desse momento, Târz, a faca, ficará interessado em recrutar nosso capitão como seu guarda-costas pessoal. Antes, porém, Grûblik terá que mostrar ser digno desta oferta. Um local será indicado no seu mapa. Vá até lá e presenciaremos nosso capitão pronto para confrontar alguns rivais. Se quiser ganhar o bônus da missão, você terá que ajudar seu capitão a vencer os oponentes sem pisar no chão. Portanto, use flechas na cabeça para derrubar os inimigos. Serão três ondas de uruks rivais, portanto, esteja com a pontaria em dia. Quando a primeira onda de inimigos cair, ainda do alto, siga seu aliado para a segunda e assim por diante. Se descer, perde o bônus. Quando a batalha acabar, com seu parceiro emergindo vitorioso, Târz vai aceitar Grûblik como seu guarda-costas pessoal. Agora, precisaremos ir até o local onde o chefe Traz a Faca… digo, Târz a facase encontra. É fundamental que cheguemos ao ponto de vantagem (que fica na torre mais alta da fortaleza) sem soar o alarme. Veja que o jogo não é tão exigente, ele só não permite que o alarme seja acionado. Porém, use da furtividade para chegar ao objetivo, pois é a forma mais segura de se fazê-lo.
Quando atingir o ponto almejado, acione seu capitão e uma batalha entre os uruks vai começar. Você vai precisar descer até lá e ajudar seu amigo orc. O problema, é que além de Târz, há um outro capitão, o segundo guarda-costas do chefe. Lamentavelmente eu não lembro qual foi este segundo guarda-costas, apenas que ele era bastante vulnerável ao fogo, sendo morto com apenas um disparo da flecha de fogo. Acredito, porém, que ele seja aleatório. De qualquer forma, é uma boa oportunidade você possuir a habilidade Drenagem em Combate, visto que além de drenar, será possível transformar tais alvos em aliados. Despache Târz e o guarda-costas dele para Grûblik tornar-se o novo chefe de guerra. Como recompensa, você recebe 1400xp. Várias missões estarão disponíveis nesse momento. O objetivo será marcar mais quatro chefes. Como anteriormente, tais chefes são randômicos, por isso, não há como guiá-los nessas aventuras. Porém, ainda há algumas missões a se fazer antes de nos preocuparmos com os Chefes. A Cura é seu próximo passo.
A Cura
Essa missão é relativamente curta de informações, isso não quer dizer que será rápida para você também. Estaremos diante de uma fortaleza uruk onde existem três pontos distintos. O objetivo é derrotar todos os inimigos localizados nesses três pontos sem permitir que algum consiga soar o alarme. Se quiser concluir o objetivo bônus, precisa marcar cinco inimigos furtivamente durante o processo.
Talvez, a dificuldade dessa missão dependa das habilidades que o herói possui, assim como a quantidade de flechas e combinações de runas. Algumas dessas áreas possuem oito inimigos, que podem ser derrubados simplesmente com flechas élficas. É possível que encontre um capitão em um desses pontos, mas, nada que você não seja capaz de contornar. Limpando as três áreas sem o alarme soar, a missão termina e Talion recebe 400 xp, mais 50(M) pelo bônus. Uma nova missão é desbloqueada, o resgate.
O Resgate
Lithariel está em apuros, e Talion vai ao resgate. Iniciamos a missão com um tempo rolando. São oito minutos para realizar a missão. E adivinha? É tempo suficiente para concluirmos ela umas três vezes. O objetivo inicial é você marcar seis inimigos sem que eles soem o alarme. Portanto, você pode ou não ser furtivo aqui, desde que nenhum uruk consiga acender o farol. Tristemente, não há bônus dessa vez.
Quando marcar seis inimigos, você deve ir para o ponto indicado encontrar Lithariel. Ela estará machucada, você então precisará pressionar e segurar RB para levá-la até um local seguro, indicado no mapa pela bolinha amarela. Eventualmente grupos de uruks vão aparecer tentando impedir. Solte Lithariel e combata os inimigos. Você precisa marcar o máximo de orcs possíveis, porque, quanto mais uruks estiverem lutando ao seu lado contra as ondas rivais que surgirão, menos você precisará soltar Lithariel para resolver a situação. Eventualmente você chegará ao ponto marcado concluindo a missão. Como prêmio, 600 xp e uma nova missão vai surgir, Senhor de Mordor.
Senhor de Mordor estará bloqueada até a conclusão das missões acerca dos chefes de guerra. Isso quer dizer que, a partir de agora, você precisa marcar quatro chefões para avançar no jogo. Mais uma vez, ficarei impossibilitado de guiá-los, visto que tais adversários são completamente randômicos. Há duas formas de você proceder aqui: A primeira é um ataque direto ao chefe de guerra. Analise ele e seus guarda-costas em busca de suas fraqueza. Uma vez que consiga marcar o chefe de guerra, eliminando ou não os guarda-costas, a missão é concluída. A segunda forma, é você marcar um capitão qualquer e comandá-lo a desafiar o chefe de guerra. Durante o confronto dos dois, faça com que seu capitão vença a contenda, tornando-se assim o novo chefe. Concomitantemente ao processo, busque coletáveis, faça missões secundários e obtenha pontos de experiência, poder e de mirian suficientes para desbloquear o máximo possível do seu personagem. Quando cinco chefes estiverem sob seu comando, Senhor de Mordor finalmente estará acessível.
Senhor de Mordor
Escolhendo essa missão Talion e seus aliados estarão em um campo de batalha contra um oponente (que será aleatório) e o pequeno exército dele. Tudo o que você vai ter que fazer é confrontar o inimigo para exterminar ele e seu exército. Dependendo de quais Chefes você escolheu e os devidos guarda-costas de cada um deles, Talion pode apenas observar os aliados devastando os rivais. Porém, o divertido é participar, então, use tudo o que aprendeu até agora para eliminar os uruks inimigos.
Com a vitória, um novo objetivo surgirá na tela solicitando a você para que encontre o Mão Negra. Vá até o ponto indicado para iniciar uma cinemática. Estaremos em uma fortaleza e você tem oito minutos para drenar furtivamente o inimigo. O Mão Negra vai criar várias réplicas dele mesmo que ficarão perambulando pela região. Nenhuma das cópias vai atacar o herói, vão apenas caminhar despreocupadamente. De fato, o vilão aqui é o cronômetro. Portanto, de forma furtiva, tente drenar o inimigo para reduzir sua vitalidade antes do tempo cessar. Caso ele detecte Talion, vai simplesmente desaparecer e você deverá procurar outro alvo próximo. Drene o Mão Negra três vezes antes do tempo acabar para o objetivo mudar. Sua missão agora é encontrar Loreth, a esposa do herói.
Ao alcançar o local solicitado, se aproxime de Loreth , e ela revelar-se-á o cavaleiro negro. Entre com o comando indicado para terminar a luta e a missão. Como prêmio, você recebe 1000xp. Isso vai desbloquear a última missão do jogo, portanto, é uma excelente hora para você caçar coletáveis e realizar todas as missões secundárias pendentes, ou, pelo menos, até desbloquear todas as habilidades de Talion. Quando estiver pronto(a), Mordor Arde é sua próxima parada.
Mordor Arde
Mais uma vez, a tarefa inicia com Talion e seu mini-exército pronto para confrontar a última barricada inimiga que separa o herói de por um fim em seus tormentos. Montado em seu caragor, avance contra a horda rival composta pela guarda de elite do senhor da escuridão, os garras. São cinco capitães inimigos contra você e seus subordinados. Mais uma vez, dependendo do time que você formou, seus aliados podem facilmente terminar a batalha tornando Talion um mero espectador.
Quando obter êxito na tarefa de eliminar os capitães rivais, um novo objetivo surge, que é você alcançar o topo do portão negro. Não esqueça, contudo, de coletar as urnas que os capitães inimigos deixaram quando executados. Faça seu caminho até o topo do portão e quando chegar ao local indicado, uma cena terá início. Ao término dela, estaremos frente a frente com o poderoso Sauron. Infelizmente, para todos, a luta é totalmente travada com comandos de interação. Então, apenas entre com a combinação de botões exigida no momento oportuno para atacar ou se defender de Sauron. Errando um dos comandos ou não o fazendo em tempo hábil, Talion é executado e a mensagem de tente de novo emergirá sagazmente na tela. Porém, estou bem certo de que dificilmente isso tende a acontecer. Com a vitória, você recebe 1000xp e é parabenizado com o final da missão. Após a cinemática, você senta triunfante contemplando o final de Shadow Of Mordor.
Epílogo
O senhor da Escuridão foi vencido, porém, seu exército continua vivo e disposto a ascender. Após os créditos finais, você estará de volta à Mordor com objetivo de caçar todos os capitães e chefes do exército de Sauron que sobraram e concluir todas as missões secundárias pendentes. Além disso, é necessário coletar os artefatos e ithildins restantes. Agora que você bateu o jogo e aprimorou suas habilidades como jogador, minha ajuda tornar-se-á desnecessária. É possível, porém, se divertir bastante a esta altura ainda. Basta escolher um capitão que você simpatize e comandá-lo ao invés de executá-lo. Faça-o desafiar outros capitães e obter êxito no duelo e nas provas de fogo (indicadas em azul no mapa) para elevar a força dele até 20. Quando isso acontecer, coloque-o para desafiar um chefe e certifique-se dele sair vitorioso.