Detonados PS2

Shining Force EXA – Detonado

Shining Force está de volta para salvar o mundo das forças do mal. Shining Force EXA é um RPG de ação, muita ação. A SEGA optou por fazer um jogo totalmente de ação. Durante todo o jogo, você consegue avançar sem grandes dificuldades para sofrer horas tentando derrotar um inimigo no último dungeon.

Após derrotar os inimigos recolha os ítens deixados, em seus 14 capitulos. O mais importante é que você defenda a fortaleza, e detenha a invasão dos inimigos colocando barreiras e fazendo upgrades na mesma você ficará mais livre para as batalhas.

Para isso derrote os chefes, (e os robôs que multiplicam os exercítos) e não esqueça de se fortalecer, (Skills) e recolher os cristais escondidos (limitados de encontrar). E agora confira o que em por ai.

Controle

X – Ataca (Fique pressionando para usar os combos)
Círculo – Pegar itens / Falar e usar itens / Cancelar
Triângulo – Usar magia
Quadrado – Usar itens
D-PAD – Muda os itens ou magias a serem usadas.
Start – Abre o Menu
R1 – Zoom Out
L1 – Zoom In
R2 – Aumenta o mapa
L2 – Mostra mapa da área (Radar)
R3 – Return (Volta o grupo para a fortaleza)

Passo à passo como se tornar mestre do Hack-and-Slash em mais um game da série Shining Force.

Personagens

Temos um total de oito personagens jogáveis e um extra. Desses, você só controla dois, Cyrille e Toma. Dos demais você só pode trocar a arma. Eles são apenas acompanhantes, como em Kingdom Hearts, mas não tão bem. Você não tem a opção de dar comandos a eles, isto é, se você corre porque está com poucos HPs eles correm atrás de você. Não ficam lutando mesmo que o espaço da luta seja de dois centímetros.

Toma
O adolescente que quer conquistar o mundo, mas nem sabe amarrar os sapatos. O típico herói de RPG, jovem, sem nada na cabeça, mas bonzinho. Toma é um guerreiro, mas também pode usar magia.

Cyrille
Cyrille é o par romântico de Toma, que como em todo RPG não beija e tem vergonha de dizer o que sente. Além de ter mais conhecimento que a biblioteca de Alexandria, mesmo sendo uma criança, ela é a maga do time.

Maebella
A elfa que carrega um piano nas costas. Maebella usa um arco e pode curar os outros. Boa personagem de apoio.

Gadfort
O cavaleiro centauro que ataca como um cervo. Ele tem bom HP, mas não causa quase nenhum dano.

Amitarili
A personagem metida e chata padrão de RPG. Ele usa magia, mas não é muito boa nisso. Tem poucas magias e pouco dano.

Faulklin
O personagem andrógino e o priest do grupo. Você pode colocá-lo apenas para curar, o que é primordial nos últimos capítulos do jogo.

Duga
O homem fera, que sabe bater. Duga é rápido e poderoso. Bom para acompanhar o grupo e tomar o dano se o principal for Cyrille.

Adam
Adam também tem muitos HPs e muito poder. Ótimo guerreiro para ser usado.Passo à passo como se tornar mestre do Hack-and-Slash em mais um game da série Shining Force.

Dicas Gerais

Economize Dinheiro – Se você quer terminar Shining Force, guarde muito dinheiro e todo Light Charm que achar. Deixe-os no storage, não com um dos personagens.

Skill – O jogo usa um sistema de skill para personalizar seus personagens. Só Cyrille e Toma podem usar Skill. Para aumentar seus skills você gasta pontos de cristais (Muthril). Escolha bem quais skills você quer aumentar. Defina se seu personagem é mágico ou guerreiro, porque você não tem ponto para tudo, e aumente o máximo possível.

Fortaleza – Durante o jogo, a Geo-Fortaleza pode sofrer upgrades. O nível máximo de upgrade é igual ao nível dos sistemas. Você pode fazer upgrades de todas as partes, mas dê prioridade a defesas e canhão. A fortaleza também pode mudar de configuração. Para usar o canhão ela precisa estar em modulo canhão. Mas, se for atacado nesse modulo, o sistema é destruído em 15 segundos.

Arena – Estão espalhadas diversas arenas por todo o mundo. Todas são de um tipo de inimigo. Você precisa de uma Runa Escuridão para abrir a porta. No primeiro andar você luta contra poucos monstros. Ao vencê-los você pode descer ao segundo, onde está o líder e dezenas de monstros. Basta vencer o líder para terminar a arena. No final você ganha skill, ouro, cristal, item, core.

Áreas extras – Existem varias áreas extras no jogo. Elas sempre têm inimigos mais difíceis que os normais da região. Tenha cuidado, se você tem dificuldade com os monstros da área não tente pegar os bombados. Monstros aprisionados – Além das áreas existem monstros presos por todo o mapa. Eles ficam em jaulas. Ao destruir a jaula, o monstro irá atacá-lo. Eles também são bem mais difíceis que os inimigos normais.

Zenus é seu amigo – Sempre que estiver perdido, não souber o que fazer, quem você procura? Seu fiel companheiro, Zenus. Ele irá dizer o que você deve fazer e para onde ir. Não tente fazer nada antes de falar com ele. É ele quem diz qual o melhor caminho a seguir.

HP para quê? – Para que o jogo fosse rápido, ágil, com trezentos inimigos na tela , a SEGA fez com que os HPs fossem bem baixos, isto é, você derruba um inimigo com dois golpes. Mas, os HPs dos personagens também são incrivelmente baixos, o que torna o jogo maçante. Morrer por dois golpes de um monstro no meio do mapa é chato. Tome muito cuidado.

Mapa para quê? – O Sensor da fortaleza é inútil. Primeiro, ele não mostra onde você está, isto é, você nunca sabe exatamente para onde ir. Depois, mesmo que ele mostre uma passagem da região x para a y, isso não quer dizer que ela exista realmente.

Desbravador – Explore o mapa. Nas áreas do mapa você irá encontrar tesouros, habilidades, cristais. Só com eles você consegue criar personagens realmente fortes.

Defensive Battle

Durante todo o jogo, inimigos chatos e pentelhos irão atacar a fortaleza. As batalhas têm sempre um objetivo: derrotar o chefe inimigo antes que ele destrua o sistema atacado. Você pode atacar as dezenas de monstros que invadem para ganhar XP e itens ou pode seguir direto para os chefes.

Algumas vezes, o chefe só aparece depois que você derrotar muitos inimigos ou eliminar os criadores de monstros. O chefe é sempre o grandão do mapa, podendo ser um canhão, um gigante ou até um supercriador de monstros.Fique sempre atento ao HP da base. Nas áreas fora da fortaleza, use o canhão para destruir o inimigo.

É bom eliminar os criadores de monstros para diminuir o número de inimigos. Nos níveis finais do jogo, a batalha é ridícula. O sistema é destruído em 30 segundos. Você precisa correr e explodir o inimigo ou perderá. Por isso, quando receber a notificação de ataque, mude para Recovery Mode.

Capítulo 1

Como um bom RPG, o início do jogo é um tutorial de Shining Force. Depois de eliminar seu inimigo, pegue o escudo ao norte e siga para a cidade à direita. Fale com todos na vila e suba a montanha para pegar as ervas. Volte e fale com Maebella. Depois da cena, suba novamente a montanha. No dia seguinte, pegue o caminho ao nordeste para o tutorial.

Agora o caminho é linear. Siga, destruindo todas as caixas e cristais para pegar os itens. Após encontrar seus companheiros, continue pelo caminho montanha acima até o final e volte para Cyrille. Chegou a vez de jogar com a menina misteriosa. Continue em frente destruindo tudo à sua frente até a caverna.O caminho é linear, siga pela esquerda até chegar ao criador de monstros.

Os criadores de monstros serão seus grandes inimigos. Eles ficam criando monstros e só podem ser destruídos quando todos os monstros criados por eles forem eliminados. Continue em frente até o mural para uma cena. Depois, suba até a fonte e salve. Você será atacado por muitos inimigos. Use os combos para derrotá-los de uma vez. Entre pela porta ao norte para encontrar Shining Force.

Capítulo 2

Depois da cena, siga seu companheiro até a saída leste da fortaleza. Use o ataque charge para destruir a pedra e ativar o sistema. Volte para a sala de controle no centro da fortaleza e fale com seu puppy novamente. Agora, aproveite para dar upgrade em seus poderes.

Depois, siga para o warp.Na cidade, explore as casas e converse com os aldeões. Ao completar sua volta, pegue o caminho a sudeste. Chegando à primeira bifurcação da estrada, você pode seguir para cima para pegar itens ou descer até a ponte. Atravesse a ponte e suba para ter o primeiro ataque à fortaleza.

Defenda sua nova casa dos inimigos e depois continue pelo caminho. Não entre na primeira ponte, siga em frente para pegar mais itens. Depois, volte e atravesse a ponte. No alto do morro há um baú, mas ao pegá-lo você será atacado. Desça e continue pela esquerda.Você irá chegar à caverna, Arena. Uso a Runa of Darkness para abrir a porta e entrar.

Você enfrentará dezenas de monstros no primeiro nível. Após derrotá-los, vá até o centro da arena e desça ao segundo andar. Prepare-se para seu primeiro boss. Além dos milhares de urubus, o grupo é atacado pelo líder do grupo. Cuidado, seus ataques podem tirar ¼ da vida de Toma. Após derrotá-los, pegue os tesouros no centro da sala e saia da arena usando o teleporte para voltar à vila.

A vila está sob ataque de forças inimigas do mal comandados pelo general mais bobo do império. Derrote os inimigos na vila para enfrentar Philhip e seus comparsas. Ao derrotá-los volte para a fortaleza usando o warp na casa central da vila.

Capítulo 3

Saia do quarto e vá ate a sala de controle. Converse com seu fiel escudeiro para descobrir como fazer upgrades na fortaleza. Fale novamente com ele e siga para a saída 2. Zenus irá mostrar o caminho, siga sempre para a esquerda subindo as plataformas até chegar à vila. Antes de sair é bom saber.

A partir de agora você sempre terá dois grupos, um de Toma e um de Cyrille. O que sair fará as missões, o que ficar defenderá a fortaleza. Escolha com quem quer fazer cada parte do jogo. Voltando ao jogo, na vila siga para a esquerda até encontrar o javali de brinquedo (ele anda igual a brinquedos de criança). Você pode atacá-lo, mas ele é muito forte.

Siga para o oeste até virar para o sul e continue. Você pode pegar outros caminhos para encontrar itens, mas seu objetivo está no sul. No nordeste do mapa está a arena Orc. Ande até encontrar javalis presos por uma grade. Abra a grade e ataque os inimigos. Antes de entrar na caverna, ative o Warp.

Dentro da caverna, você será atacado por milhares de javalis. Use seus combos e charges para destruí-los. Ao final, pegue os metais e use R3 para voltar à nave.

Capítulo 4

Use a Warp para as ruínas e siga o caminho mais ao norte até chegar no seu objetivo. Ao entrar você descobre a embocada. A fortaleza esta sobre ataque e dessa vez por inimigos bem fortes. Elimine os inimigos que atacam a esfera para depois atacar o dragão. Use ataques de distancia para derrotá-lo.

Você vai voltar para as ruínas com Toma. O caminho ao norte leva a um inimigo muito forte, ignore por enquanto. Suba as escadas para mais uma luta. Siga o caminho, mas cuidado: ele é cheio de inimigos, até a entrada da caverna onde está o chefe. Não fique na frente dele, seus golpes tiram metade de seu HP. Ataque de longe, ou ataque e corra. Depois entre na caverna.

Siga o caminho até a primeira ponte. Atravesse e pegue a primeira entrada ao sul para encontrar cristal. Volte e continue. Suba as escadas para continuar. O caminho não é linear, mas só existe uma saída ao leste. Siga para o leste até a ponte, depois para a esquerda até uma sala com metal core e baú, mas cuidado: ao abrir o baú você será atacado por vários monstros. Volte e siga para a direita e depois para o sul, até chegar ao chefe da fase.

Ele ataca forte, mas é lento, basta se mover quando ele levantar o braço. Do lado de fora, use o canhão para destruir a barreira e siga para o norte. Mais uma vez, o comandante machão vai atacá-lo com vários inimigos, mas nada demais.

Após destruir todos os soldados, aparece o verdadeiro inimigo, mas é apenas um treino. Quando seus HPs estiverem muito baixos, a luta termina. Volte para a fortaleza usando o warp. O líder de Noswald é malvadão e fortão.

Capítulo 5

Use o warp para o Noswald Encampment. Entre na caverna e siga para o norte. Você pode seguir pela direita e esquerda para pegar itens, mas seu objetivo está no norte.  Nesse momento a fortaleza pode ser atacada novamente.

Os ataques são aleatórios e acontecem várias vezes durante o jogo.

Ao voltar com Toma, continue para o norte. Depois de atravessar a ponte, vire à direita e suba a rampa. Continue a direita até encontrar o chefe. Elimine todos os outros inimigos, antes de atacá-lo. Uma boa tática para vencê-lo é usar seu combo e não deixá-lo levantar. Siga até o canhão e elimine os inimigos para entrar na caverna que leva a uma vila. Explore a vila antes de pegar a saída à esquerda.

Na estrada novamente, você verá a entrada de uma arena, você pode tentar vencê-la para ganhar itens ou continuar para o norte. Continuando o caminho, você chega a uma ponte, protegida pelo chefe. Ele é forte, mas tem poucos HPs. Depois de vencê-lo, siga pela ponte até um jardim. Para continuar você deve destruir seis pedestais espalhados pelo mapa.

Destrua os últimos pedestais para que a porta à esquerda da passagem principal se abra. Suba pela passagem no centro do mapa para continuar. Cada vez que você entrar em uma área terá de lutar com inimigos. Na terceira passagem, você só poderá derrotar o chefe depois de eliminar todos os inimigos.

O caminho começa a ficar complicado. Siga em frente até chegar na próxima área. Continue até o muro e siga para a esquerda até a escada. Suba e vá para a direita até outra escada. Desça, mas cuidado, dezenas de monstros irão atacá-lo. Pegue o tesouro e volte para subir a escada.

Suba dois pares de escadas até chegar em uma área com um canhão protegido por uma grade, desça a escada à direita e use a alavanca. Volte à área em que você lutou com os monstros pelo tesouro e siga para o norte, por onde a porta se abriu.

Desça a escada à direita para pegar mais tesouros e volte. Suba as escadas até achar uma alavanca protegida por uma grade. Um chefe irá atacá-lo, mas você só pode atingi-lo depois de eliminar todos os seus capangas. Ao derrotá-lo, a grade abaixa. Use a alavanca e desça as escadas.

Entre pela passagem que se abriu e siga para oeste. Desça a escada e usa a alavanca. Continue pela nova passagem. Siga pela esquerda para usar outra alavanca, depois siga para a direita. Antes de subir a escada fique pronto.

Dezenas de inimigos irão atacá-los, e os dois chefes da área só podem sofrer danos depois que todas as suas crias forem eliminadas. Isso é que eu chamo de escudo humano… Mas, o verdadeiro inimigo está acima, Duma. Ele não ataca muito forte, mas tem muitos pontos de vida. Ataque de longe e não deixe seu HP ficar baixo.

Capítulo 6

Warp para a vila Yi´el e siga para a planície dos javalis. Zenus irá indicar o caminho a sudoeste. Siga por ele até chegar a uma nova área, continue e siga para o sul, até uma ponte.

Continue sempre a sudoeste, mas não se preocupe, Zenus irá guiá-lo ou você pode usar as placas para encontrar o caminho. Ao chegar à segunda área, você terá de enfrentar gigantes não tão grandes e gigantes bem grandes. No final da área, onde está a arena dos gigantes, mais monstros irão atacá-lo. Você precisa derrotar o grandão para abrir a passagem.

Já dentro da caverna, elimine os esqueletos e seu chefe, para receber orbs. Siga pela direita até a sala com a alavanca. Depois de derrotar os monstros, entre na sala para pegar os itens, volte e use a alavanca para abrir a passagem a oeste. Na próxima área, continue para oeste e sudoeste enfrentando os gaviões e papagaios elétricos. Os raios são chatos, mas causam pouco dano.

Você irá passar por mais uma arena. Continue em frente sempre para sudoeste, até encontrar os dois líderes dos papagaios e gaviões. Depois de vencê-los, você abre a passagem para as ruínas.

Nas ruínas, você deve seguir a rua principal até chegar à tumba. Cuidado ao subir as escadas, você fica preso na tumba. Explore o mapa antes de subir. Os fantasmas ficam invisíveis e mudam de lugar, cuidado ao atacá-los. Quando já estiver na tumba, suba até o alto, pelo único caminho livre até encontrar succubus ou magnus. Derrote-a para abrir as passagens do subterrâneo. Agora, desça para a área sombria.

No meio da ponte há uma estátua, ao atacá-la o chefe aparece. Ele irá trancá-lo em um minúsculo espaço com inimigos por todos os lados, mas preste atenção às estátuas azul e vermelha. Elas concedem uma aura de dano ao chefe. Destrua as estátuas antes de atacá-lo. Após derrotá-lo, saia e desça pela passagem norte atravessando até a sul. Suba até o topo para descobrir a entrada.

Quatro pedestais irão aparecer e atacá-lo, porém esse é só o aperitivo o inimigo verdadeiro aparece depois de derrotá-los. A sala ficará infestada de monstros, ignore-os, seu alvo é o chefe no canto direito, ao derrotá-lo você ganha o cristal. Volte à fortaleza para ver uma cena romântica. Converse com Cyrille mais uma vez antes de continuar. Depois da cena com Zenus, volte para a varanda e fale novamente com Cyrille.

Capítulo 7

Para chegar à vila, você precisa atravessar a caverna Goran. Chegando à vila, passe pela passagem norte e atravesse a pequena caverna. Cuidado com o dragão.

Chegando à nova área, siga para o oeste até encontrar a arena, depois siga para o norte até a barreira de gelo. Ande para a direita com a barreira à sua frente até encontrar um criador de monstros e uma grade. Destrua o criador para baixar a grade.

Na caverna a seguir, siga para a direita até ficar preso. Elimine o criador de monstros para abrir a passagem. Você verá duas passagens bloqueadas, para leste e nordeste. Pegue a oeste. Agora siga sempre para o sul e pegue todas as pontes. Elas levam à saída, mas existem tesouros na área. A última ponte tem uma barreira de gelo que causa dano. Cuidado: a área é cheia de monstros e clonadores de monstros.

Continuando à direita, você encontrará dois inimigos. Eles são fortes, mas com poucos HPs. Agora, chegou novamente a vez de Philhip. O guarda-costas de Philhip só pode ser atingido depois que todos os seus aliados forem derrotados. Depois, basta tirar sarro do paspalhão. Volte até a cela para libertar os aldeões. Para voltar à vila, fale com o ancião. Depois, volte à fortaleza. Siga para o balcão para mais uma cena picante.

Capítulo 8

Procure por seus amigos pela fortaleza. Duga está na sala de controle, Maebelle e Cyrille no corredor e os outros na sala de engenharia. Saia da sala e siga Cyrille. Só entre na passagem ao norte quando estiver preparado. É bom levar alguém que cure.

Lá você deve procurar as entradas para os próximos níveis, um círculo vermelho. O primeiro está ao sul da entrada. Você não precisa explorar todo o nível, mas ele contém muitos itens. A segunda passagem está a sudoeste do ponto de entrada.

A terceira passagem está à sua esquerda, mas você precisa dar a volta na área. Siga para a direita, depois para o norte, e pegue a primeira entrada à esquerda. Continue até encontrar um corredor para baixo, vá até o final para a passagem. No próximo andar, siga para a direita e pegue a primeira descida. Continue até a passagem.

É a vez de encontrar o subchefe bobão. O inimigo é fraco. Basta atacá-lo sem parar, não deixando seu HP ficar baixo. Pegue os itens e use o elevador para chegar ao último nível.

O caminho é quase linear. Siga para o norte até virar à esquerda. Desça até a sala com a passagem para o próximo andar. Saia da sala e siga para o norte até uma segunda sala e depois vire para a esquerda. Os papagaios revoltados estão de volta. Eles, como os dragões, não causam muito dano, mas paralisam seu personagem quando atacam. Continue pela esquerda até o próximo elevador.

Agora, cuidado ao abrir os baús. Os inimigos irão aparecer e atacá-lo. O nível é cheio de armaduras assassinas, bem fortes. Ao sair da sala, pegue a passagem à direita e entre pela segunda porta para o sul. Continue até chegar a uma divisão para norte e sul. Vire para o sul e siga até o final.

Finalmente o chefe e finalmente um inimigo diferente. Cuidado quando ele começar a voar. Pilares irão subir e atirar bolas de fogo em você. Fuja. Você só pode acertá-lo no chão. Basta ter calma. Os golpes do chefão não causam danos.

Capítulo 9

Vá até o terminal de controle e mude a fortaleza para o modulo canhão, depois converse com Cyrille, no quarto oeste. Em seguida pegue a saída 1 para seguir até o canhão inimigo. Siga para o sul até chegar à segunda divisão da estrada e vire para a esquerda, até chegar à caverna.Na caverna, basta seguir para oeste, esquerda.

Vários esqueletos irão atacá-los, mas eles são fracos para o nível atual de seus personagens. Entre na passagem para a próxima área. Continue pelo sul até encontrar uma passagem bloqueada à esquerda. Siga até a ponte. Cuidado, existe uma saída a oeste que leva a planície. Seu caminho não é esse.

Siga à estrada até a muralha e use o canhão para destruí-la. Continue pela estrada até o deserto. Você será atacado por um dragão de fogo, mas ele só pode ser atingido depois que todos os seus meninos forem destruídos. A próxima área é confusa. Siga para sul até chegar a uma pequena entrada para baixo e uma grande para o norte, vire para o norte.

Siga o caminho até achar uma pequena entrada para a direita. Entre nela. Siga até o canhão. Você será atacado por dois inimigos, um guerreiro e uma medusa. A medusa pode paralisá-lo, mas eles são fracos. Para fechar o capitulo vá até o quarto de Cyrille e fale com ela.

Capítulo 10

Vá até a sala de engenharia para descobrir o que está acontecendo. Agora você pode escolher vários caminhos para chegar à mina. O mais rápido é usar o warp de Arena Frost, entrar na mina Gradiun e seguir para o leste. Destrua a grade com o canhão e siga para as ruínas.Siga para o sul e depois vire para leste até chegar na nova área ainda em Raska Field.

Vá para o sul, mas cuidado, pois será atacado por dezenas de monstros bem fortes. Destrua a barreira à sua esquerda e continue para leste. Destrua a segunda barreira e siga para o sul.

A área a seguir é um grande lago congelado. Para continuar siga para o leste, mas se quiser pegar dinheiro destrua as caixas no meio do lago. Na próxima área, siga para o leste, suba a primeira rampa e desça a próxima. Continue para o sul até achar a entrada das ruínas. Na entrada você verá dois dragões. Assim que você se aproximar eles irão atacá-lo. Ignore os projetos de dragão, ataque só os grandões.

Entre nas ruínas e siga até a segunda porta. Desça as escadas e pegue a porta ao norte. Continue para o norte até chegar à quarta sala. Os inimigos da região são baratas superdesenvolvidas. Pegue a outra porta e vá para o sul, até o final. Depois, entre na sala à esquerda. Continue seguindo para oeste até o final para depois subir.

Ande pelo corredor para entrar na segunda porta ao norte. Vá para a esquerda, mas cuidado, na segunda sala está o chefe da fase. Um superbug. Primeiro elimine os inimigos para destruir os criadores de monstros, depois acione os robôs na sala para ajudá-lo no combate.

Ao vencer a luta pegue o caminho mais à esquerda para o sul. Siga pelo corredor e entre na segunda porta à direita para descer. Siga pelo corredor para chegar à sala principal. Outro inimigo o espera, mas ele é fraco. Bata sem parar e cure antes de ficar com menos da metade de HP. Depois de derrotá-lo, fale com o robô na entrada da sala. Na fortaleza, siga para o quarto de Cyrille. Após a cena, volte para o corredor.

Capitulo 11

Você pode fazer diversos caminhos. Um deles é ir por East Goria e entrar na Rune Mountain Path, o mesmo caminho que você fez para chegar ao canhão, mas só se você não tiver um Warp mais perto.

Ao chegar ao deserto, siga para o leste para encontrar uma nova área. Vá para o leste e não entre nas cavernas, até encontrar as minhocas malucas. Depois siga para o norte onde está o portão. Siga para leste até o final, depois a norte para achar a entrada da prisão.

A prisão é um labirinto, cheio de tesouros e inimigos. Para chegar ao seu destino siga para o norte. Vire na última entrada à direita e continue para o norte. Quando não puder mais, vire novamente à direita até a cela.

O segundo andar da prisão é mais simples, mas cheio de armadilhas. O chão tem pontos escuros que ao passar explodem. Tome cuidado. Além disso, os inimigos podem prendê-lo em uma jaula de fogo enquanto atacam. Para continuar, você precisa destruir as cinco estátuas de dragão que protegem a passagem. O inimigo na passagem é mais um que usa os outros como proteção. Ele só pode ser atingido quando todos forem eliminados. Continue para a próxima passagem.

Agora você tem de derrotar os quatro guardiões da prisão. Eles ficam nos únicos caminhos livres da área. Todos são protegidos por dezenas de inimigos, mas não são fortes. Use ataques de área para vencê-los. Finalmente, depois de derrotar os quatro, o caminho se abriu e você deve enfrentar as líderes de Magnus. Use ataques de área e fique longe das duas. Depois fale com Toma.

Capítulo 12

Vá para Tsungara Ice Field. Suba até o alto, onde você lutou com Duga, e desça pela escada à direita até que a nova passagem se abra. Use Cyrille para entrar na capital de Noswald. Você está dentro da capital, com o selo do rei.Ao entrar você será atacado por muitos inimigos. Não fique no meio deles ou será espancado.

Continue pela direita até a primeira escada à esquerda. Suba e, depois de eliminar os inimigos, desça pela esquerda. Siga para o norte para mais um combate. É outro chefe que só pode ser atingido depois que todos os seus soldados forem derrotados. Elimine os canhões primeiro depois os soldados. Duas passagens irão se abrir. Suba pela direita e continue para o norte. Você irá entrar em uma sala na qual um raio de eletricidade não pára de atacá-lo. Destrua os controles para que ele perca a força. Saia pela porta que se abre.

Antes de entrar pela porta ao norte, as portas irão se fechar e você será atacado por raios e monstros. Ignore os inimigos e corra para uma das salas na direita ou na esquerda. Destrua os painéis para desativar os rios. Depois destrua os painéis no centro e por último corra para a sala restante. Quando todos os controles estiverem destruídos, a porta se abrirá.

Na área seguinte, suba a escada à esquerda e derrote o chefe para abrir a porta. Faça a volta no centro da plataforma sem entrar nas portas até chegar à segunda entrada à direita. Você será atacado por mais inimigos. Destrua os criadores de monstros para que uma passagem surja. Mais batalha. Agora você pode usar a alavanca para desativar as minas. Use novamente a passagem para voltar.

Siga para a direita até encontrar mais inimigos. O líder do grupo é totalmente mais forte que inimigos de fase. Fique dando combos, jogando-o no chão. Depois entre pela porta ao norte. Siga até a primeira entrada à direita. Derrote o inimigo para abrir a próxima porta. Continue até ser emboscado por mais inimigos. Destrua os canhões e o criador de monstros. Quando estiver próximo ao segundo criador, ataque-o. Esqueça os monstros.

Siga pelo caminho que se abriu para enfrentar o subchefe da fase. Destrua os inimigos, ignore-o até que você possa destruir o criador de monstros. Depois, não o deixe em pé. Mais um grupo de inimigos e finalmente a próxima área.

Siga sempre para o norte. Se quiser, fale com Philhip na prisão. Continue até enfrentar o dragão. Vire à esquerda e siga até a plataforma grande para ser atacado por um dragão azul. Esqueça os soldados e ataque o dragão. A próxima área é infestada de inimigos e minas de gelo. Ataque tudo e não deixe seu HP ficar baixo. Siga pela passagem ao norte para enfrentar o chefe da área.

O inimigo a seguir é como os outros chefes de fase, mais fraco que os inimigos comuns. Basta destruir os criadores de monstros e atacá-lo sem parar.

Suba as escadas e entre nas três salas com equipamentos. Destrua tudo e suba para o próximo andar. Fale com a princesa para que a porta abra. Mas, antes de entrar, prepare-se: essa é a primeira luta realmente difícil de um chefe. Ele tem um ataque de fogo que mata com um golpe. Tenha muito healing. Coloque seu personagem com mais HP e resistência a fogo no grupo e ataque com magia.

Capítulo 13

Use o warp para a prisão. Volte pelo nordeste e vire à esquerda. Desça e entre na primeira passagem à direita. Continue em frente e entre na segunda à direita para encontrar uma alavanca. Volte e siga pela passagem aberta. Agora siga direto sem virar até chegar na saída.

Agora desça sem parar, não vire até que não possa mais seguir para baixo (seguindo o mapa, seria leste). Vire a direita até o warp. Do warp, siga para a direita e suba a montanha. Use o próximo warp e siga para o terceiro warp. Agora siga para leste, pegue a última entrada para a direita e siga para o norte e depois para o oeste. Siga até o warp. Você pode usar os warps para pegar itens ou seguir o warp mais ao sul para continuar. Vire à esquerda e siga até mais um warp. Essa parte é confusa, mesmo. Mas é só seguir até a fonte e salvar para descobrir a próxima área.

Lembra das emboscadas em Noswald? Use ataques de áreas até destruir todos os inimigos e ter a chance de tocar no chefe. Atravesse a ponte até o castelo. O castelo é circular, você pode dar a volta nele, mas sua passagem está no centro. Porém, ela está protegida por chamas. Para atravessar você deve destruir os cristais rosas. Você os destrói eliminando os chefes que guardam os três cristais. Depois, basta entrar nas passagens para o centro da área.

Saia pela esquerda e siga para o norte. Você vai dar a volta na sala, lutando contra vários chefes para abrir as portas. Pegue a última entrada à direita, depois que houver dado quase a volta completa. Você pode pegar as outras entradas para conseguir itens. Na última entrada, siga para a esquerda e depois vire à direita para chegar à entrada seguinte. O que você deve fazer? Isso mesmo, derrotar o monstro para passar.

Agora, pegue a esquerda duas vezes. Você irá chegar a uma sala com inimigos e um laser central. Desative o laser usando os controles, quatro, e continue. Vire à direita, à esquerda e depois derrote os monstros para usar a alavanca. Continuando, você terá de dar a volta no mapa para usar a outra alavanca. Lembre-se de que todas as salas com raio podem ser desativadas. Depois, siga pelo caminho aberto no centro. Obviamente você será cercado por inimigos… Ignore-os e ataque o chefe.

Se Toma queria acabar com a guerra, conseguiu. Não há mais soldados. Depois de matar 2.000 soldados de Noswald na fase anterior, agora já foram 3.000 de Magnus.Apague as chamas para abrir a porta ao norte. Siga para a esquerda e depois para o sul. Derrote o chefe para abrir a porta e entre nela. Apague as chamas e siga para o sul. Derrote mais um chefe e continue. Siga sempre para leste até chegar a mais um chefe.

O caminho é linear até a sala com um pedestal. Derrote o chefe para pegar o tesouro e siga para cima. Continue até a sala com quatro chamas. Apague-as para seguir ao norte. O legal é que com essa configuração de castelo, a rainha leva duas horas para chegar a seu quarto… Siga para a esquerda até encontrar um chefe gigante e solitário. Derrote e continue pela porta à esquerda. Suba e siga até a primeira entrada à direita. Use a alavanca para abrir a porta. Siga para a esquerda e destrua o criador de monstros para abrir a porta.

Apague as chamas mais uma vez e entre pela passagem. Ignore os monstros e ataque o chefe, mas cuidado com o fogo. Depois siga pela porta aberta. Chegou a vez de ir para cima, apagar mais chamas e finalmente abrir o caminho da saída. No final do corredor, você irá enfrentar a segunda mais  poderosa de Magnus. Moleza. Destrua os inimigos para acertá-la. Entre pela porta que se abriu para continuar.

Pronto para a batalha final da fase? Antes de seguir em frente, pegue os itens a leste e oeste. Mas o inimigo não é quem você pensa e é bem fraquinho. Destrua todos os insetos, até que o chefe apareça. Use ataques poderosos sem parar.Depois da cena, fale com Riemsianne duas vezes.

Capítulo 14

Use a saída quatro da fortaleza e pegue a saída sul. Atravesse a caverna para pegar a saída sudeste até chegar ao templo. Suba para enfrentar o chefe e, como você já fez dezenas de vezes, derrote-o para abrir a porta. Siga para o sul e pegue a segunda entrada para leste. Derrote o chefe para que as chamas apareçam. Depois suba para derrotar outro monstro.

Volte para a câmara do centro para ser atacado e depois siga para nordeste. Continue até a entrada para a vila. O caminho é linear pela caverna. Destrua todos os inimigos na vila para voltar à fortaleza.

Agora você descobre o grande segredo por trás de Heritor. Divida seu time em dois grupos para a parte final do jogo e escolha entre Cyrille e Toma. Essa escolha é muito importante. O personagem escolhido é o que você irá usar até o final do jogo. Escolha Toma. Depois vá para o seu quarto e desça ao dungeon. O personagem que você escolheu terá de enfrentar o dungeon sozinho. Basta seguir para a direita e pegar a primeira porta à esquerda para chegar à plataforma que leva ao segundo andar.

Os dungeons são bem pequenos. O caminho para a segunda plataforma está no canto norte do mapa. Os inimigos são fracos se comparados ao enfrentados antes. Você não deve ter problemas. No terceiro andar você já começa ao lado da plataforma. Só explore se quiser pegar os itens. Os inimigos esperam atrás da porta.

No quarto andar, a passagem está na sala mais a nordeste. Pegue a fonte no sudoeste antes de usá-la. Agora, se prepare para o combate com o mestre do dungeon. Coloque pelo menos nível 1 de resistência a tudo antes do combate. Você será atacado de todos os lados por todos os tipos de energia. Faça com que o guardião saia do seu pedestal e suba nele. Lá você não é atacado pelos raios. Fique batendo nele até derrotá-lo.

Seu golpe poderoso é uma sequência de três ataques que tiram muito HP. Depois da cena emocionante, já esperada, siga para oeste até encontrar dois antigos inimigos. Siga para o norte e depois vire para leste até o save. Atravesse o corredor ao norte para descer.

Capítulo 15

Depois da cena, vá até o quarto de Toma (ou Cyrille) e use a espada. Quando estiver pronto fale com Zenus. Você pode escolher qualquer saída da nave. Agora os monstros estão muito mais fortes. Leve seus melhores personagens. Siga pelo corredor e entre na primeira esquerda. Você será emboscado por robôs. Depois vire à esquerda e continue. Use a alavanca para abrir as portas. Após o combate, continue pela esquerda. Você será emboscado por mais robôs. Use a mesma tática dos outros combates, destrua os soldados para eliminar o chefe.

Continue e pegue a segunda entrada para um mesmo combate. Siga o corredor para mais um chefe. Destrua os robôs para acertá-lo. Siga o corredor até ser emboscado por três robôs. Destrua todos os peões para atacá-lo. Depois existem duas entradas. Vá primeiro para a da direita. Por último, pegue o chefe.

Finalmente, vá à da esquerda. O chefão tem um ataque de fogo que mata seu personagem com um golpe. Além disso, ele é protegido por monstros iguais a ele. Você pode atacar o chefe, que não toma dano, enquanto tiver soldados e nem sabe… Use ataques sem parar e não deixe seu HP ficar abaixo da metade ou você pode ser derrotado.

Pegue a primeira entrada a leste e desça na direção sul até a última sala. Use o controle para desativar o campo de força. Continue pelo caminho a leste até o dragão para desativar mais grades. Atravesse até encontrar mais inimigos. O caminho é linear. Agora você pode atacar diretamente o chefe. Faça isso para terminar mais rápido o combate. Você poderá ver a saída, mas precisa eliminar mais um chefe para abrir a porta. Depois de derrotá-lo você ainda terá dois inimigos pela frente.

No terceiro bloco, desça até chegar a um grande salão com dois chefes. Elimine os soldados para acertá-los. Continue para a esquerda, onde você encontra um gigante que morre com cinco golpes. Você irá continuar, dando a volta na área central da área. Pegue a segunda esquerda para enfrentar mais inimigos.

Na sala à frente, não abaixe a grade. Ataque com magias de área de longe. Depois, você irá chegar à sala com um dragão dormente. Fale com ele para chamar seus guardas. Após derrotá-los, o dragão acorda e você deve vencê-lo. Ele é fraco para o nível do jogo. Desça e se prepare para uma luta de verdade.

Você lembra da dica para guardar dinheiro? É aqui que ela entra em cena. Compre todos os Light Charms que puder. Eles o deixam invulnerável por alguns segundos. Assim que entrar na sala de Malxatra, você terá de lutar contra Toma, Ram e Mae, mas essa luta é fácil. Só quando os três forem derrotados, Malxatra entra na batalha. Ele ataca de várias formas, e você só deve atacá-lo quando ele estiver como robô.

Quando ele virar fumaça, corra! Você morre com um peteleco. O problema é que a sala é pequena e ele vira fumaça o tempo inteiro. Para vencer a batalha sem perder a paciência, use o Light Charm e o fique atacando. Parabéns, você venceu o mestre supremo do hack-and-slash.

Extras

Avalon

Como uma boa cópia da lenda de Excalibur, não poderia faltar um personagem Avalon. Mas, para usá-lo, você deve achar suas partes. Primeiro, pegue a carta de recomendação de Hikanay na sua fortaleza e leve o ferreiro à vila Lakton. Quando ele sair, você poderá pegar a espada em sua casa e levá-la para a caveira na sala do warp. Agora, ache as partes dele.

Braço Direito – Noroeste da Caverna Goran
Braço Esquerdo – Altar of Darkness na Catacumba de Ranburr
Pé Direito – Noroeste do Castelo Noswald
Pé Esquerdo – Norte do Monte Fyrganum
Perna Direita – Sudoeste da Mina Gradium
Perna Esquerda – Sul da Caverna Gundestor
Torso – Sudoeste do Ancient Temple

Dungeon Secreto

Ao vencer o jogo, você tem a opção de começar novamente, mas com todos os seus itens no capítulo 14 e um adicional: um dungeon especial. Basta usar o warp para ele.

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